Etapa interrompida muda tudo no Tour de France e Bernal é líder!

Prova interrompida por deslizamento de lama teve ataque de Bernal, Alaphilippe sobrando e Thibaut Pinot abandonando. Com muita intensidade o Tour de France 2019 teve sua maior reviravolta até o momento. Com o resultado, Egan Bernal assumiu a camisa amarela e pode sagrar-se o primeiro latino-americano a vencer a prova máxima do ciclismo mundial. Além disso, a direção de prova adotou a passagem no topo da Col de I’Iseran como final da etapa. Os tempos no Iseran foram considerados para classificação geral, porém não há vencedor oficial da etapa.

“Eu dei tudo, fui derrotado por ciclistas fortes. Foi um sonho vestir a camisa amarela. Consegui mantrr por muito mais tempo do que eu podia imaginar. Eu dei meu máximo, eu não sonhava que podia ganhar o Tour mas lutei a cada subida e descida também. Eu fui levado pela loucura da camisa amarela. O resultado não importa muito, eu dei tudo” Julian Alaphilippe

Tour de France 2019 – Etapa 19 – Saint-Jean-de-Maurienne a Tignes – 126.5km

O Tour de France 2019 entrou em seu momento decisivo. Com cinco montanhas na previsão o pelote disputou apenas quatro devido a uma interrupção. Um deslizamento de lama na descida da Col de I’Iseran impediu o prosseguimento da etapa 19. Mas vamos contar a história dessa etapa do começo. A prova começou em ritmo frenético com Dan Martin e Vincenzo Nibali tentando estabelecer a fuga do dia. Logo em seguida a dupla recebeu companhia de Jesus Herrada e Pello Bilbao.

Pinot Abandona e Fuga enorme escala a Col de La Madeleine

Com 25km de etapa, Thibaut Pinot foi para o fundo do pelote e recebeu atadura em sua coxa. Alguns minutos depois o francês abandonou a disputa. A equipe logo informou que Pinot sofreu uma lesão ao bater o joelho contra o guidão durante a etapa de ontem tendo dificuldades para caminhar a noite.

Thibaut Pinot abandona o Tour de France | Foto @A.S.O.

Durante a subida ao Monté d’Aussois de segunda categoria, a fuga tomou volume e passou a quase 30 ciclistas, entre eles Nibali, Valverde, Simon Yates e Dan Martin. Eles seguiram subindo a Col de la Madeleine mantendo o pelote 1:56 atrás. Assim que terminaram a descida, o grupo foi selecionando para a longa e dura subida para o prêmio Henri Desgrange (criador do Tour de France), dado ao ciclista que liderar a prova no ponto de maior altitude.

Col de I’Iseran o ponto mais alto do Tour de France 2019

Na ponta um grupo de 14 ciclistas liderava enquanto o pelote já atropelava os sobrados da fuga. Entre os líderes estavam Rigoberto Uran, Barguil, Valverde, Lutsenko, Cicconne, Nibali e Yates. Atrás no grupo líder, Nairo Quintana sobrava. Não demorou muito para o grupo do líder assumir a ponta da prova, e começaram as hostilidades. Na marca de 43km para o final Bernal atacou, levando consigo Nibali, Uran, Barguil e Yates. Um a um foram sobrando e somente Simon Yates conseguia acompanhar o colombiano. No último quilômetro de subida, Bernal atacou mais uma vez, desta vez foi demais para Yates e o colombiano seguiu solo. Assim que cruzou a meta de montanha, Bernal começou a descida e foi alcançado por Yates.

Chuva de Granizo causou interrupção da prova

Restavam 36km para o final no momento em que a transmissão passou a mostrar imagens de tratores limpando granizo da pista no vale do Isere. Sem estradas alternativas, a organização de prova optou por parar a etapa. O diretor de prova Christian Prudhomme decidiu então utilizar a meta de montanha do Iseran como final. Logo a seguir surgiram imagens da pista interrompida por deslizamento de lama surgiram:

Lama impede prosseguimento da etapa | Foto Equipe Deceuninck Quick Step

Bernal líder!

O resultado então demorou um pouco a ser definido e liberado pela direção de prova. O tempo de bônus previsto para o topo da Col de I’ISERAN foi mantido. Assim Egan Bernal, colombiano de 22 anos da equipe Ineos assumiu a liderança do Tour de France 2019 com grandes chances de se tornar o primeiro latino americano a vencer o Tour.

Com a neutralização da etapa, a direção declarou que a etapa não teve vencedores, considerando o tempo na passagem da Col de I’Iseran como final da etapa para fins da classificação geral.

Tour de France 2019 – Classificação Geral

1 Egan Bernal (Colômbia) Team Ineos
2 Julian Alaphilippe (França) Deceuninck-QuickStep 00:00:45
3 Geraint Thomas (Reino Unido) Team Ineos 00:01:03
4 Steven Kruijswijk (Holanda) Jumbo-Visma 00:01:15
5 Emanuel Buchmann (Alemanha) Bora-Hansgrohe 00:01:42

2 thoughts on “Etapa interrompida muda tudo no Tour de France e Bernal é líder!

  1. Há muitos erros de português e tradução, e não são de hoje apenas. Vcs precisam fazer revisão no texto antes de publicar.

    1. Ola Viviane Gabriel, a grande maioria dos textos é feito por uma só pessoa, eu no caso. Boa parte não é traduzida de outro local e sim de ouvido. Publico imediatamente após a etapa e eventualmente faço uma revisão. Mas sem dúvida tentarei melhorar, obrigado pela crítica construtiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Egan Bernal faz história e torna-se o primeiro latino americano a vencer o Tour de France

Histórico! A Colômbia tem um vencedor do Tour de France! Trinta e dois anos após Lucho Herrera tornar-se o primeiro latino a vencer uma grande volta do ciclismo, neste sábado Egan Bernal conquistou o Tour de France ao completar a etapa na quarta posição. Para tornar a festa maior, a […]

Receba as novidades em seu e-mail