Egan Bernal faz história e torna-se o primeiro latino americano a vencer o Tour de France

Histórico! A Colômbia tem um vencedor do Tour de France! Trinta e dois anos após Lucho Herrera tornar-se o primeiro latino a vencer uma grande volta do ciclismo, neste sábado Egan Bernal conquistou o Tour de France ao completar a etapa na quarta posição. Para tornar a festa maior, a vitória na etapa foi de Vincenzo Nibali, um dos maiores vencedores do ciclismo nesta década após um Tour bem discreto venceu a etapa encurtada. Em segundo chegou o atual campeão mundial de ciclismo o espanhol Alejandro Valverde em uma de suas poucas aparições no Tour, seguido de seu companheiro e equipe, o basco Mikel Landa.

“É incrível, eu estou tentando entender as coisas. Eu não posso esperar para cruzar a chegada em Paris e compreender o que eu conquistei. Agora nós podemos dizer que estamos realmente próximos de assegurar a vitória. Ainda há uma etapa para concluir e eu espero que vá tudo bem. Mas eu já posso quase dizer que venci meu primeiro Tour de France” Egan Bernal

https://web.facebook.com/GCNemPortugues/videos/668316063650819/

Tour de France 2019 – Albertville a Val Thorens – 59.5km

Hoje tivemos uma etapa encurtada devido as condições climáticas e deslizamentos ocorridos após chuva de granizo ontem. Assim apenas 59.5km de prova entre Alberville e  Val Thorens definiram o Tour de France 2019. Com muita intensidade a etapa começou com uma série de ataques e com 12km de prova um grupo se destacou com vinte e três ciclistas. Entre os escapados estava Vincenzo Nibali, o italiano que não queria disputar o Tour mas foi “convencido” pela equipe. Aqui destaco que não é segredo que Nibali correrá pela Trek em 2020 e a Bahrain optou por escalar o experiente italiano como meio de utilizar a imagem do multivencedor mais uma vez no Tour.

Na marca de 29km disputados, atacaram Périchon (Cofidis), Turgis (Total), Nibali (Bahrain) e Zakarin (Katusha), após um trecho relativamente leve a estrada inclinou e começaram os grampos de subida. Nesse momento Nibali liderava com Gallopin (Ag2r), Zakarin, Périchon e Woods (EF). Atrás o grupo do camisa amarela ia sendo selecionado e para tristeza de muitos Julian Alaphilippe ficava para trás. O francês que vestiu e honrou a camisa amarela por 14 dias sobrava ainda nos patamares iniciais dando adeus também ao pódio.

Quase simultaneamente, Nibali deixou os colegas de fuga para trás e passou a liderança solo. O drama francês agora mudava de mãos e passava para Romain Bardet. Bardet vestindo a camisa de rei da montanha (branca com bolinhas) ainda podia perder a camisa e sobrava juntamente com Alapghilippe. Restavam 6km para o final e Nibali tinha um minuto de vantagem para o pelote, suas chances de vitória cresciam a cada pedalada. Atrás no grupo do camisa amarela as hostilidades começaram com Simon Yates. A Movistar tratou de neutralizar a maioria dos ataques.

Na ponta Vincenzo Nibali encerrou sua participação no Tour de France vencendo uma etapa, Alejandro Valverde levou a camisa arco íris de campeão mundial uma vez ao pódio e Mikel Landa concluiu na terceira colocação. Como Yates não conseguiu os pontos de montanha a camisa vermelha de bolinhas ficou com Bardet. Egan Bernal, o quarto colocado da etapa tornou-se o décimo mais jovem ciclista a vencer uma grande volta, acumulando a camisa de melhor jovem até 25 anos.

Amanhã teremos uma etapa festiva com chegada muito séria em Paris muito provavelmente para um sprint. Peter Sagan não pode mais ser alcançado e agora é o detentor do recorde de sete títulos por pontos no Tour de France, deixando a marca de Erick Zabel para trás. Ao chegar no final Sagan brincou com as etapas encurtadas devido ao mal tempo:

“Foi realmente uma surpresa, e agradeço a Deus que nos deu um natal em julho ontem e hoje.” Peter Sagan

Egan Bernal fabuloso

Aos 22 anos de idade o colombiano de Bogotá coleciona uma série impressionante de títulos:

  • Tour de France 2019
  • Tour da Suíça 2019
  • Paris Nice 2019
  • Tour da Califórnia 2018
  • Colombia Oro y Paz 2018

 

Classificação da Etapa 19

1 Vincenzo Nibali (Itália) Bahrain-Merida 1:51:53
2 Alejandro Valverde (Espanha) Movistar Team 0:00:10
3 Mikel Landa (Espanha) Movistar Team 0:00:14
4 Egan Bernal (Colômbia) Team Ineos 0:00:17
5 Geraint Thomas (Reino Unido) Team Ineos
6 Rigoberto Uran (Colômbia) EF Education First 0:00:23
7 Emanuel Buchmann (Alemanha) Bora-Hansgrohe
8 Steven Kruijswijk (Holanda) Team Jumbo-Visma 0:00:25
9 Wout Poels (Holanda) Team Ineos 0:00:30
10 Nairo Quintana (Colômbia) Movistar Team.

Classificação Geral

1 Egan Bernal (Colômbia) Team Ineos 79:52:52
2 Geraint Thomas (Reino Unido) Team Ineos 0:01:11
3 Steven Kruijswijk (Holanda) Team Jumbo-Visma 0:01:31
4 Emanuel Buchmann (Alemanha) Bora-Hansgrohe 0:01:56
5 Julian Alaphilippe (França) Deceuninck-QuickStep 0:03:45
6 Mikel Landa (Espanha) Movistar Team 0:04:23
7 Rigoberto Uran (Colômbia) EF Education First 0:05:15
8 Nairo Quintana (Colômbia) Movistar Team 0:05:30
9 Alejandro Valverde (Espanha) Movistar Team 0:06:12
10 Warren Barguil (França) Arkéa Samsic 0:07:32.

2 thoughts on “Egan Bernal faz história e torna-se o primeiro latino americano a vencer o Tour de France

  1. Na sua opinião, quem foram os vencedores desse tour (int.) Na minha foram: Bernal, Alaphillippe, Kruisjvik, Buchmann e Bardet. E os perdedores (int.) quem seriam (int.)

    1. Acabei de postar um texto sobre isso Eduardo. Eu não achei Bardet vencedor, acho que a camisa de montanha é pouco para ele, no resto concordo contigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Tour de France 2019, Bernal e Sagan fazem história

Neste domingo se encerra o Tour de France 2019. A competição mais importante do ciclismo mundial cruzou quase 3.500km entre a Bélgica e a França para coroar o jovem colombiano Egan Bernal campeão. Com muita emoção e comemoração Bernal entra para história como um dos dez mais jovens ciclistas a […]

Receba as novidades em seu e-mail