Campeonato Brasileiro Master de Ciclismo bate recordes em Goiás

Luiz Papillon

Centenas de ciclistas de todo Brasil disputaram no último final de semana o Campeonato Brasileiro Master de Ciclismo. As provas aconteceram na cidade de Senador Canedo no estado de Goiás.  A jovem cidade de Senador Canedo, antes um bairro de Goiânia é uma das mais ricas do Brasil com um Pib per capita na ordem de R$33.000 reais anuais e cerca de 100.000 habitantes.

Entre os assuntos destacados desta edição esta a forte atuação da ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) efetuando testes em diversas categorias.

“A Confederação Brasileira de Ciclismo faz os eventos e a  ABCD os controles, desta forma estaremos buscando a prática do ciclismo saudável visando saúde, igualdade e o bem estar na prática do esporte” José Luiz Vasconcellos, presidente da CBC

 

Senador Canedo – Sede do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Master 2019 – Foto: Prefeitura Municipal de Senador Canedo

Mais de 600 ciclistas disputaram 24 categorias

Ciro da Costa Malheiros- CAT D1 – Campeonato Brasileiro Máster 2019 – Foto Wesley Kestrel / CBC

Se o crescimento do ciclismo no Brasil acompanhasse a disputa master poderíamos almejar sonhos mais altos. Entre sexta-feira 26/07 e domingo 28/07 foram disputadas as provas do Campeonato Brasileiro Master de Ciclismo e Sub30 (categoria destinada aos ciclistas que não tem índice para disputar na Elite).  Apesar de utilizar o formato de circuito, a Confederação Brasileira de Ciclismo e a Federação Goiana de Ciclismo montaram um grande circuito de 14km, mitigando o principal problema do tipo de disputa que é cortar rapidamente os atletas.

 

Entenda a salada de letras

Para permitir a competição mais alinhada com cada faixa etária, o Ciclismo é organizado com faixas de 5 anos no Masculino:

  • Elite: 23 a 29 anos ou critério técnico (performance)
  • Sub23: 19 a 22 anos
  • Sub30 – 23 a 29 anos
  • Master A1  – 30 a 34 anos
  • Master A2 – 35 a 39 anos
  • Master B1 – 40 a 44 anos
  • Master B2 – 45 a 49 anos
  • Master C1 – 50 a 54 anos
  • Master C2 – 55 a 59 anos
  • Master D1 – 60 a 64 anos
  • Master D2 – 65 anos ou mais.

Já as categorias femininas são divididas:

  • Elite: 23 a 29 anos ou critério técnico (performance)
  • Sub23: 19 a 22 anos
  • Sub30 – 23 a 29 anos
  • Master A  – 30 a 39 anos
  • Master B – 40 a 49 anos
  • Master C – 50 anos ou mais.
Pódio Feminino Master C – Campeonato Brasileiro Máster 2019 – Foto Wesley Kestrel / CBC

Assim foram disputadas provas de contra relógio individual e resistência das 9 categorias masculinas (do Sub30 ao Master D2) e das cinco categorias femininas (do sub30 ao Master D2).

Para participar do campeonato nacional de masters, o ciclista precisa estar filiado a federação de seu estado ter índice e pontuação na federação de seu estado.

Evento teve acompanhamento da ABCD

Medalhas do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Master – Foto Wesley Kestrel / CBC

Em iniciativa rara, a CBC e ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) efetuou testes em diversas categorias. Assim os ciclistas que sobem ao pódio (primeiro ao quinto lugar), foram testados em prol do esporte limpo. Claro que os trapaceiros de plantão estiveram presentes e protagonizaram a situação bizarra ao abandonarem o local. Graças a esse trabalho não veremos os fujões por longos anos. Lamento aqui a vulgarização e ampla divulgação do fato como se fosse o mais importante do campeonato. Não é, e não é graças ao trabalho contra a dopagem.

O importante é destacar e valorizar o trabalho pelo esporte limpo, raros são os campeonatos mesmos de elite com testes em todas categorias. Em campeonato máster é a primeira vez que tenho conhecimento. Esportes com muito mais espaço de mídia não efetuam exames em tamanha quantidade e abrangência.

Fica nosso parabéns a todos os atletas participantes que engrandeceram o ciclismo brasileiro, e o parabéns especial para a iniciativa de levar a luta pelo esporte limpo para as categorias Masters.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Competição de MTB do Shimano Fest abre inscrições para atletas federados

Competição de MTB do Shimano Fest abre inscrições para atletas federados Short Track terá limite de 100 atletas por categoria São Paulo, Julho de 2019 – A organização do Shimano Fest 2019 já abriu o credenciamento para atletas federados se inscreverem para o desafio Shimano Short Track de MTB. Serão […]

Receba as novidades em seu e-mail