Vitória de Carapaz no Giro 2019, equatoriano assume Maglia Rosa!

Luiz Papillon

Richard Carapaz da Movistar atacou na subida ao monte San Carlo, escapou e venceu no Monte Bianco a 14ª etapa do Giro 2019. O grupo dos favoritos ficou se marcando enquanto Carapaz construiu uma sólida vantagem. No final ainda Simon Yates atacou já no Monte Bianco para ser segundo e atrás Vincenzo Nibali sprintou para o terceiro lugar.

Giro 2019 – Etapa 14 – Saint Vincent a Courmayeur (Monte Bianco) 131km

Antes de falar da etapa de hoje, destaco o nosso resumo da etapa 13, muito dura e que ao final teve diversos abandonos. Também foi destaque o ataque verbal de Nibali contra Roglic e sua equipe:

http://www.pelote.com.br/nibali-provoca-roglic-se-voce-quiser-vem-em-casa-e-tire-fotos-dos-meus-trofeus/

Chegamos a etapa 14 do Giro 2019, uma das mais difíceis desta edição. Com cinco subidas categorizadas pelo vale da Aosta, região da tripla fronteira entre Itália, França e Suíça. A prova começou com muita expectativa após o “renascimento” de Zakarin e Landa na prova, assim que a prova começou os ataques começaram para estabelecer a fuga do dia. Os pontos de montanha seriam muito importantes para disputa da camisa de Rei da Montanha. Assim o líder da camisa azurra, Giulio Ciccone da Trek, foi o primeiro no ataque com a dupla da Androni Fausto Masnada, Mattia Cattaneo e Chris Juul-Jensen da Mitchelton.

Logo após os ataques veio a notícia do abandono de Sam Oomen da Sunweb, a equipe holandesa ficou resumida a quatro ciclistas na prova. Mais um pouco e novo abandono, desta vez de Enrico Barbin da Bardiani. A fuga do dia ficou com 12 ciclistas com muitos escaladores:

  • Andrey Amador – Movistar
  • Damiano Caruso – Bahrain
  • Giulio Cicccone – Trek
  • Hugh Carthy – EF
  • Ion Izaguirre – Astana
  • Ivan Sosa – Ineos
  • Lucas Hamilton e Chris Juul Jensen – Mitchelton
  • Tony Gallopin e Hubert Dupont – Ag2r
  • Fausto Masnada e Mattia Cattaneo – Androni

Ciccone mostrou grande disposição em manter a camisa e venceu as metas de Verrayes, Verrogne e Truc d’Abre, ampliando a vantagem na maglia azurra.

A transmissão oficial para o Brasil começou durante a escalada da Colle San Carlo. A maior subida do dia com 10.5km, inclinação média de 9,8% com trechos de 14% de inclinação máxima. Ficou clara a estratégia de todos contra Roglic com Bahrain, Astana e Movistar atacando diversas vezes durante os trechos mais duros. Caruso que estava na fuga esperou o pelote e passou a trabalhar por Nibali. Enquanto isso a Jumbo mostrava sua deficiência e a falta de Lauren De Plus que abandonou durante a primeira semana. Roglic subiu todo San Carlo sem companheiros grudado na roda do Nibali. O grupo de favoritos escalou muito velozmente mas no trecho final tirou um pouco o pé, ainda assim alcançaram Ciccone, o último remanescente da fuga.

Quando entraram no trecho final da subida, o equatoriano Carapaz atacou. Atrás Nibali, Roglic, Lopez e Landa seguiram se entreolhando numa marcação a distância. Carapaz passou a meta de San Carlo na frente, atrás Nibali passou em segundo 30 segundos atrás e passou ao ataque na descida, restavam 22km para o final.

Final burocrático e Carapaz o Maglia Rosa!

Enquanto no grupo dos favoritos a burocracia imperava, Carapaz ia construindo sua vantagem. Na subida ao Monte Bianco, Simon Yates atacou e conseguiu se descolar dos favoritos. Carapaz venceu, assumiu a Maglia Rosa com Yates em segundo e Nibali sprintando para o terceiro lugar. Com o resultado agora Carapaz lidera por sete segundos de vantagem sobre Roglic e 1:47 para Nibali.

Lideres do Giro 2019 após a etapa 14:

Giro 2019 – Classificação da Etapa 13:

1 Richard Carapaz (Equador) Movistar Team 4:02:33
2 Simon Philip Yates (Reino Unido) Mitchelton-Scott 0:01:32
3 Vincenzo Nibali (Itália) Bahrain-Merida 0:01:54
4 Rafal Majka (Polônia) Bora-Hansgrohe 0:01:54
5 Mikel Landa (Espanha) Movistar Team 0:01:54
6 Miguel Angel Lopez (Colômbia) Astana Pro Team 0:01:54
7 Pavel Sivakov (Rússia) Team Ineos 0:01:54
8 Primoz Roglic (Eslovênia) Team Jumbo-Visma 0:01:54
9 Joseph Lloyd Dombrowski (EUA) EF Education 0:01:54
10 Damiano Caruso (Itália) Bahrain-Merida 0:02:01

Giro 2019 – Classificação Geral:

1 Richard Carapaz (Equador) Movistar Team 58:035:34
2 Primoz Roglic (Eslovênia) Team Jumbo-Visma 0:00:07
3 Vincenzo Nibali (Itália) Bahrain-Merida 0:01:47
4 Rafal Majka (Polônia) Bora-Hansgrohe 0:02:10
5 Mikel Landa (Espanha) Movistar Team 0:02:50
6 Bauke Mollema (Holanda) Trek-Segafredo 0:02:58
7 Jan Polanc (Eslovênia) UAE Team Emirates 0:03:29
8 Pavel Sivakov (Rússia) Team Ineos 0:04:55
9 Simon Philip Yates (Reino Unido) Mitchelton-Scott 0:05:28
10 Miguel Angel Lopez (Colômbia) Astana Pro Team 0:05:30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Cataldo vence, Roglic cai em etapa sensacional do Giro 2019

Vitória de Dario Cataldo da Astana as margens do lago Como no Giro! Uma etapa muito movimentada teve com vitória de Cataldo vencendo Mattia Cattaneo no sprint, ambos estiveram a etapa toda na fuga. Atrás um sprint selecionado com Simon Yates da Mitchelton levando os quatro segundos de bônus. Porém […]

Receba as novidades em seu e-mail