Ícone do site Pelote Ciclismo

Velodicas: As dicas para você jogar o Fantasy Game Velogames

Se você é um xiita, um verdadeiro Taleban do ciclismo você já ouviu falar do Velogames. O Velogames é um site não oficial que oferece o fantasy game desde 1997. Vocês monta sua equipe e pontua conforme seus ciclistas desempenham em cada etapa.

São computados pontos para as modalidades de classificação geral, classificação na etapa, montanha, pontos, sprints intermediários, assistência e fuga. Ao final os 15 melhores ciclistas recebem pontuação conforme a classificação final.

Velogames, como jogar!

Ao montar sua equipe é preciso decidir como usar seus “Velodólares”, são créditos para comprar os ciclistas. No jogo do Giro você tem 100 créditos para utilizar em 9 ciclistas divididos nas especialidades:

Tela do Fantasy Game

Você então pode entrar nas diversas ligas e pontuar com seus amigos, separei aqui algumas ligas brasileiras:

Quadro de Ligas

Velodicas: A estratégia do Fantasy Velogames

Como equilibrar a equipe com favoritos a classificação geral e ciclistas que disputam vitórias por etapa? Utilizar uma equipe mais mediana (100 divididos por 9 = 11 de valor médio) ou escalar mais favoritos e compensar com os “baratinhos”?

Ai que entram as velodicas. Dentre os 176 ciclistas das 22 equipes, alguns podemos ter certeza que estarão na disputa seja por etapas, seja na fuga. Nesse ponto entram as equipes continentais profissionais que sempre despacham ciclistas na fuga.

Velogames, All Rounders

Agora coloco algumas barbadas do Velogames

Provavelmente o ciclista mais escalado do jogo será Fausto Masnada da Androni Giacattoli. O italiano que teve ótimo desempenho no Tour dos Alpes custa apenas seis créditos e dele se espera uma performance acima por exemplo de Rafal Majka da Bora que custa dez.

Entre os AllRounders, temos grandes pontuadores como Bob Jungels, Ion Izaguirre e a esperança russa, Pavel Sivakov da Ineos que devem lutar por etapas. Apesar de não disputarem o pódio final diretamente, podem surpreender.

Nos sprinters, a pergunta que fica é quem conseguirá sobreviver as subidas duras e pontuar consistentemente? Destaco Pascal Ackermann da Bora por dez créditos e Manuel Belletti da Androni que deve sair em fugas para pontuar nas metas volantes.

A lista de ciclistas sem classificação específica é grande, você pode escolher o “homem fuga” Thomas De Gendt que vai estar em muitas escapadas por oito créditos. Ou optar por um dos especialistas em contra relógio como Tom Bohli, Jack Bauer e Jos Van Endem, todos por seis créditos.

Baratinhos do Velogames

Entre os ciclistas que custam quatro créditos, temos muitos que terão pontuação seja por fuga, seja por assistência. Fabio Sabatini da Deceuninck é provavelmente o melhor assistente do pelote e último embalador de Elia Viviani. Giovanni Lonardi da Nippo é um jovem sprinter em seu primeiro Giro, mas fez bonito em algumas provas. Todos ciclistas da Androni e Bardiani são candidatos a fuga. Dois sprinters de equipes World Tour podem aparecer entre os Top15 de etapas, são eles Sean Bennett da EF e Ben O’connor pela Dimension Data (este ultimo a seis créditos).

Para acessar o Velogames, clique abaixo:

https://www.velogames.com

 

 

 

Sair da versão mobile