Sense Bike Tour – São Paulo ganha novo passeio turístico cultural

Luiz Papillon

Ministério da Cidadania, Sense Bike e Shimano lançam rota gratuita de bicicleta pelo centro novo da capital realizada pelo Bike Tour SP. O lazer inclui veículos para pessoas com mobilidade reduzida e deficientes visuais.

Abril de 2019 – No próximo sábado, 13 de abril, São Paulo ganhará uma nova opção de passeio turístico e cultural. Trata-se de um roteiro de bicicleta que percorrerá 6 km pelo Centro Novo de São Paulo, com 21 paradas nas principais atrações da região. A novidade é uma iniciativa de empresas que tem relação direta com a bicicleta: a fabricante Sense Bike, a empresa de componentes e acessórios Shimano, e a associação especializada em passeio de duas rodas, o Bike Tour SP.

A mais nova opção turística ocorrerá todos os sábados, saindo da Praça das Artes – localizada na Avenida São João, 281 – em quatro horários: 9h, 11h, 13h e 15h. Serão grupos de até 15 pessoas, acompanhados por monitores que contarão a história, a cultura e as curiosidades de 25 pontos turísticos. Tudo apresentado em português e inglês para atender também o turista estrangeiro. E não há necessidade de levar bicicleta, pois a estrutura conta com 15 bikes Sense Move disponibilizadas aos participantes, além de equipamentos de segurança, como capacetes e coletes de identificação.

Roteiro – O percurso abrange o chamado Centro Novo, área localizada a partir do Vale do Anhangabaú, tendo no Viaduto do Chá seu grande divisor. Seu nome tem relação com o final do século XIX e início do século XX, quando a região era sinônimo de prosperidade e representava o bom momento econômico da cidade, impulsionada pela produção cafeeira e chegada da ferrovia, da industrialização e dos imigrantes. A construção de prédios icônicos e edifícios que seguiam o Art Déco, movimento arquitetônico em alta na época, é hoje uma forte característica da região.

“Procuramos montar uma rota que aliasse cultura, acessibilidade e segurança ao ciclista. Por isso, a maioria do trajeto é plano, utilizando a malha cicloviária já existente no centro da cidade e explorando toda a riqueza de sua arquitetura”, informa Daniel Moral, responsável pelo Bike Tour SP.

Entre os pontos turísticos estão a Praça das Artes, o SESC 24 de Maio, o Teatro Municipal de São Paulo, o Bar dos Arcos, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a Galeria Metrópole, os edifícios Itália e COPAN, a Gastronomia no Centro, a Praça da República, o Minhocão, a Praça Princesa Isabel, a Estação Júlio Prestes e Sala São Paulo, o Museu da Resistência, a Estação Pinacoteca, a Pinacoteca do Estado, a Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa, o Parque da Luz, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Santa Efigênia, o Largo do Paiçandu, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e as Galerias Olido e do Rock.

“O projeto do Bike Tour vem fortalecer o uso da bicicleta como um modal de transporte com a cara dos grandes centros urbanos, ao mesmo tempo em que se estimula o conhecimento e a cultura. De forma leve e divertida até para aquelas pessoas que não têm costume de pedalar frequentemente”, comenta Henrique Ribeiro, CEO da Sense Bike.

Passeio Inclusivo

Além de incentivar a prática esportiva e cultural, todo o projeto, que tem o apoio do Ministério da Cidadania por meio da Lei Rouanet, foi planejado de forma a contribuir com a sociedade e ser inclusivo, pois as empresas entendem que ajudar o próximo é muito necessário.

O passeio é gratuito. Para ingressar na pedalada, basta se inscrever antecipadamente pelo site centronovo.biketoursp.com.br e levar 2 quilos de alimentos não-perecíveis por participante. Os donativos arrecadados serão repassados para duas instituições que auxiliam centenas de famílias carentes, incluindo um trabalho com adultos em situação de rua e crianças carentes que moram na região do Centro: o Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes (NABEM – nabemsp.com) e o Clube de Esperança Nova Aurora (CENA – missaocena.com.br).
A rota contará ainda com um triciclo trenzinho que comportará pessoas com deficiência, idosos e mobilidade reduzida. E também foram colocados 10 tablets acoplados nas bicicletas que contará com acessibilidade em libras.

Bike Tour SP – Centro Novo – atrações

Sobre a Sense Bike

Parte da Lagoa Participações – grupo mineiro que desde 1981 investe no universo de duas rodas – a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2012, foram lançados os três primeiros modelos de bicicletas elétricas, com tecnologia de pedal assistido.

Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal).

A Sense Bike foi escolhida consecutivamente como a Melhor Marca Nacional de Bicicletas, recebendo da Revista Bike Action o prêmio Guidão de Ouro. A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.

http://sensebike.com.br/

Sobre a Shimano

Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America foi fundado em 2007, em São Paulo e hoje contato com a força de distribuição e marketing da Blue Cycle, que faz toda logística de importação e venda dos produtos da marca no Brasil, além de Bikefitting.com, Capacetes Lazer, PRO, Pneus Schwalbe e Elite.

A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration – alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics – para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

Sobre o Bike Tour SP

Fundado em 17/05/2013, pelos irmãos André e Daniel Moral, o Bike Tour SP é um passeio de bicicleta gratuito formado por grupos de até 15 pessoas que pedalam acompanhados por dois monitores e com um equipamento de áudio, o AudioTour, que informa dados e curiosidades dos pontos culturais visitados, em português e inglês.

O projeto já levou mais de 60 mil pessoas para conhecer os principais atrativos culturais e históricos da capital paulistana. Com 6 opções de roteiros espalhados pela cidade, o Bike Tour SP empresta a bicicleta para o participante e os equipamentos de segurança. Os roteiros oferecidos passam pelo Centro Novo (novo roteiro), Av. Paulista, Faria Lima, Parque Ibirapuera, Centro Velho e Vila Madalena. Destinados a um público que vai de ciclistas urbanos até crianças, os tours utilizam, na maioria do tempo, a estrutura de ciclovias e ciclofaixas da cidade, e podem ser realizados até por quem não pedala há algum tempo.

“Nossa ideia é que o passeio seja inclusivo, por isso prestamos bastante atenção à altimetria dos percursos. Na rota Vila Madalena, por exemplo, os tours são feitos com bicicletas elétricas, que facilitam a atividade para pessoas de todas as idades”, explica André Moral.

A única contrapartida pedida aos participantes é a doação de 2 quilos de alimentos não-perecíveis, destinados ao Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes, instituição que ajuda mais de 300 famílias
carentes em São Paulo e na região do Vale do Ribeira, e à Missão Cena, que auxilia crianças e adultos em situação de risco na região conhecida como Cracolândia. Para fazer a sua inscrição e saber mais sobre datas e horários, acesse: www.biketoursp.com.br. Realização – Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil Governo Federal

GWA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Amstel Gold Race além da cerveja e da corrida!

Amanhã acontece a 54ª Amstel Gold Race, prova do circuito mundial de ciclismo (World Tour) que acontece na região do Limburgo na Holanda. Mas antes de falar da prova destaco algo além da competição. A prova de ciclismo em si movimenta muito o comércio e setor de serviços da região […]

Receba as novidades em seu e-mail