O julgamento de Peter Sagan

A temporada de clássicas de Peter Sagan teve fim prematuro após duas desistências. Primeiro na Amstel Gold Race e depois na Flèche Wallonne. Assim Peter Sagan deixa de participar da última monumento da temporada de primavera, a Liège Bastogne Liège. O que acontece com Peter Sagan? Muita especulação e nesse verdadeiro tiroteio de suposições coloco alguns parâmetros para que você possa tirar suas próprias conclusões.

Peter Sagan na temporada 2019

Sagan começou a temporada bem, conquistou uma vitória e dois pódios no Tour down Under na Austrália. Depois colecionou cinco top10 na Vuelta a San Juan e então adoeceu uma semana antes da Tirreno Adriático. Segundo ele próprio, uma virose contraída no Tour de San Juan o derrubou por uma semana, quebrando não só a preparação para a Tirreno Adriático como também para as clássicas. Sagan correu sete clássicas, seu melhor resultado foi o quarto posto na Milão Sanremo seguido pelo quinto lugar na Paris Roubaix. Após os abandonos na Amstel Gold Race e Flèche Wallonne, dois abandonos consecutivos, algo que ele não sofria desde 2013. Assim a luz amarela acendeu e veio a desistência em função de recuperação:

“Uma dura Flèche Wallone acabou. Eu estive lá para trabalhar pela equipe e contribuir para o esforço de conquistar o melhor resultado possível. Junto com a equipe, nós decidimos que o melhor para mim agora será descansar alguns dias para melhor me preparar para as próximas corridas, começando com o Amgen Tour da Califórnia em 12 de maio.” Peter Sagan

A baixa performance chamou atenção. Não pela falta de resultados expressivos, uma vez que em 2015 Sagan não venceu nenhuma nas clássicas e deu show depois. Mas sim pela “falta de pernas”, o Peter Sagan das clássicas em 2019 pareceu uma sombra do ciclista que vimos de 2013 para cá. Porém fica minha pergunta, não estaríamos esperando muito de Sagan nessa altura de temporada em função de “ser” Peter Sagan?

Histórico de Sagan na primavera, quase sem Ardenas

Esta seria a primeira participação de Sagan na monumento Liège Bastogne Liège,  nos anos anteriores sua temporada de clássicas encerrou-se na Amstel Gold Race. Apenas em 2013 Sagan correu a Fleche Wallonne, conquistando o décimo segundo lugar. Na altura atual da temporada, Peter Sagan nunca obteve tão poucos Top10. É bem verdade que em 2015 ele passou em branco (sem vitórias) e ainda assim colecionou triunfos no restante de temporada. Assim quero salientar que não é apenas uma questão de números e sim de performance.

Números de Peter Sagan na Primavera.

O olhar frio dos números mostra que Sagan disputou em média sete provas clássicas, mesmo número da temporada atual. Um máximo de nove em 2012 e um mínimo de seis em 2013, 2014 e 2018.  Sagan passou em branco (sem vitórias) também em 2015, ano de seu primeiro título mundial. Não são números horríveis, são medianos porém para um gigante isso é um problema.

Especulações

Li algumas especulações, entre achismos e exercícios de futurologia alguns pontos merecem destaque. Um dos problemas que pode ter afetado Sagan foi não desistir da Tirreno Adriático. Sabemos o quanto o nome Peter Sagan atrai de público e interesse em uma prova, porém a participação “baleado” na Tirreno foi basicamente a preparação de Sagan para as clássicas.

Outro fator é o psicológico, todo esportista passa por fases onde a mente e o corpo se distanciam. Neste último ano Peter Sagan passou pelo fim de um casamento de três anos e esta prestes a dobrar a barreira dos 30 anos. E no ciclismo embora por um lado a medicina esportiva permita que atletas estejam em alta performance por mais tempo, por outro tem novos talentos despontando cada vez mais prontos. Exemplifico isso lembrando que na Amstel Gold Race metade do Top10 foi composto de ciclistas “camisa branca” (até 25 anos). Assim muitos explicam a maré baixa de um dos maiores ciclistas deste século. Provavelmente não há um fator isolado e sim a somatória de fatores. Independente disso, irá Peter Sagan retornar ao seu auge? E para você caro leitor, Sagan se recupera na temporada?

 

 

 

2 thoughts on “O julgamento de Peter Sagan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Bombeiro de Araçatuba, ciclista Ben-Hur Sturaro compete nos EUA

Bombeiro de Araçatuba (SP) segue em sua gira norte-americana e compete na Athens Twilight Criterium e na Commerce Criterium, ambas disputas na Geórgia. São Paulo (SP) – O fim de semana será de muita ação para o ciclista Ben-Hur Sturaro, integrante da equipe Promax Bardahl. Em temporada nos Estados Unidos, […]

Receba as novidades em seu e-mail