Ícone do site Pelote Ciclismo

Milão Sanremo, a primeira monumento de 2019

Neste sábado acontece a 110ª Milão Sanremo. Com 291km entre Milão e Sanremo a mais longa corrida de um dia da temporada de ciclismo profissional. Com um belíssimo trajeto os ciclistas partem de Milão passando por Tortona e Campo Ligure até alcançar o Mar da Ligúria e seguem margeando a Riviera italiana até concluir a prova no Poggio di Sanremo já pertinho da divisa com a França.

Também conhecida como La Classicissima, a Milão Sanremo acontece desde 1907 e é a primeira das cinco provas conhecidas por monumentos na temporada. Com um perfil basicamente plano a única subida significativa é o Passo del Turchino, uma subida contínua de 26km com gradiente médio de 4% com alguns trechos curtos até 10% nos últimos dois quilômetros. Porém o Turchino fica na marca de 134.5km, o que define a prova de fato são duas subidas nos 40km finais de prova:

A Cipressa é uma subida de 5,6km e inclinação média de 4,1% na marca de 265km e finalmente a subida para o Poggio di Sanremo com 3,5km a 3,8% de inclinação na marca de 293km. Outro fator decisivo é o clima, o final de inverno e início de primavera trás a expectativa de vento, chuva e até neve! A última edição com neve foi em 2013 e causou 113 abandonos.

Milão Sanremo 2013

Favoritos na Milão Sanremo 2019

A Milão Sanremo sempre trai os comentaristas dada as adversidades em quase 300km de prova. Nas últimas duas temporadas a vitória veio de ataques ou na subida ao Poggio (2018) ou na Cipressa (2017). Alguns ciclistas chegam a prova após apresentações fantásticas nesse princípio de temporada como Julian Alaphilippe, Elia viviani, Sam Bennett e Dylan Groenewegen. Outros passaram por dificuldades como Peter Sagan que enfrentou resfriados. Tradicionalmente Milão Sanremo tem dois tipos de chegada, ou alguém escapa na Cipressa ou é sprint coletivo. Assim coloco os favoritos:

Caleb Ewan, Sam Bennett e Elia Viviani

Michal Kwiatkowski, Alejandro Valverde e Julian Alaphilippe

Peter Sagan, Arnaud Demare e Zdenek Stybar

 

Lembre como foi a vitória de Nibali em 2018:

http://www.pelote.com.br/fantastico-vicenzo-nibali-vence-em-sanremo-apos-294km/

Últimos dez vencedores da Milão Sanremo:

 

 

Monumentos do Ciclismo

Cinco provas de prestígio antigas, longas e que representam juntas a essência do ciclismo. Todas com mais de 250km e história secular. São elas:

 

 

 

 

Maiores vencedores de monumentos

O maior ciclista de todos os tempos aparece mais uma vez na liderança do ranking de clássicas. Eddy Merckx venceu 19 monumentos sendo o único ciclista da história a vencer cada uma delas ao menos duas vezes. Contemporâneo de Merckx, Roger De Vlaeminck venceu 11 monumentos. Entre os ciclistas em atividade, o espanhol Alejandro Valverde e o belga Philippe Gilbert possuem quatro vitórias cada em monumentos. As quatro vitórias de Valverde foram na Liège-Bastogne-Liège enquanto Gilbert venceu Roubaix, Flandres e duas Lombardia. Vincenzo Nibali possui três vitórias, duas na Lombardia e uma Milão Sanremo.

Eddy Merckx com a camisa de campeão mundial na vitória da Milão Sanremo em 1972

 

Sair da versão mobile