Kristoff vence Clássica Gent Wevelgem onde Sagan esteve por 240km na fuga!

Luiz Papillon

O norueguês Alexander Kristoff venceu em sprint a clássica belga Gent Wevelgem. A prova com ritmo intenso teve Peter Sagan e Matteo Trentin na fuga por mais de 240km. O pelote trabalhou muito e no final a prova foi para o sprint com grupo reduzido. Assim Alexander Kristoff de 31 anos venceu mais uma clássica e se mostrou em forma para a Ronde Van Vlaanderen que ele já venceu em 2015. Em segundo ficou o sprinter alemão da Trek, John Degenkolb e na terceira posição o belga Oliver Naesen da Ag2r.

81ª Gent Wevelgem – 251.5km

Uma prova espetacular! A 81ª Gente Wevelgem nos Campos Flandres é uma das clássicas flamengas que antecede a Volta a Flandres. Usualmente uma prova para sprinters devido ao trajeto sem muitas subidas, mas com setores de paralelepípedos e condições climáticas duras nos seus 251.5km. Nos últimos anos alguns nomes apareceram sempre no pódio da prova, o mais recorrente: Peter Sagan. O eslovaco tricampeão do mundo ganhou três vezes a prova e sete Top10 em oito participações, empatado com o grande belga Rik Van Looy e um Top10 de Eddy Merckx. Mas não só Sagan era favorito, Greg Van Avermaet, Arnaud Demare, John Degenkolb e Nick Terpstra estavam bem na bolsa de apostas. As possibilidades de prova eram duas, ou seria um sprinter puncheur ou um sprinter puro. Entre os sprinters puros Elia Viviani, Pascal Ackermann e Fernando Gaviria na prova.

Prova começou intensa com Peter Sagan na fuga

Com clima frio mas sem chuva a prova começou rápida, mas muito rápida! A média da primeira hora passou dos 50km/h e a segunda hora foi ainda mais rápida, 54.5km em uma hora. A primeira fuga do dia teve:

  • Groezdev – Astana
  • Wirtgen – Wallonie Bruxelles
  • Van Ginneken – Roompot Charles
  • Van Hecke – Sport Vlaanderen

Um pouco depois um grupo forte se destacou e atropelou a fuga, estavam no grupo Peter Sagan, Degenkolb, Stuyven, Mathieu Van der Poel, Terpstra entre outros. Muitos ataques e contra ataques e a fuga foi reduzida a cinco ciclistas:

  • Peter Sagan – Bora Hansgrohe
  • Matteo Trentin – Mitchelton Scott
  • Mike Teunissen – Jumbo Visma
  • Eduard Theuns – Trek
  • Luke Rowe – Sky

A vantagem do grupo de Sagan se manteve em 50 segundos para o pelote e entre eles Alexander Kristoff tentando fazer a ponte. Na marca de 34km para o fim Stybar e Wout Van Aert atacaram para conectar Kristoff. Pouco depois o pelote neutralizou o grupo de Stybar. Na ponta a fuga começava a dar sinais de cansaço enquanto o pelote moia tudo para diminuir a vantagem. Yves Lampaert puxou tanto que exaurido ficou para trás, mas seu esforço não foi em vão. O pelote foi sendo reduzido e o grupo alcançou a fuga na marca de 11km para o final.

Final insano e vitória de Alexander Kristoff

Alexander Kristoff, vencedor da Gent Wevelgem 2019 | Divulgação Twitter

Clássica é clássica, não tem descanso. A fuga neutralizada virou um grande grupo com cerca de 40 ciclistas atacando o tempo todo. Ataque atrás de ataque e na marca de 5km para o fim um quarteto abriu coisa de 40m de vantagem. Eram Gondhal Jansen, Sebastian Langeveld, Jack Bauer e Jasper Stuyven. Atrás a Jumbo ensandecida tentando fechar a diferença seria possível vingar? Entraram no último quilômetro e veio o sprint, longo sprint e logo os escapados foram engolidos. Na marca de 150m via-se o gigante norueguês Alexander Kristoff saltando na frente e assim terminou a prova com vitória da UAE Emirates. John Degenkolb foi o segundo e Oliver Naesen o terceiro. Destaque também para Mathieu Van der Poel, o campeão mundial de ciclocross que até as olimpíadas fará apenas algumas provas na estrada fechou em quarto lugar.

Classificação Gent Wevelgem 2019

1 KRISTOFF Alexander UAE-Team Emirates 05:26:04
2 DEGENKOLB John Trek – Segafredo ,,
3 NAESEN Oliver AG2R La Mondiale ,,
4 VAN DER POEL Mathieu Corendon – Circus ,,
5 VAN POPPEL Danny Team Jumbo-Visma ,,
6 PETIT Adrien Direct Energie ,,
7 TRENTIN Matteo Mitchelton-Scott ,,
8 SELIG Rüdiger BORA – hansgrohe ,,
9 MOHORIČ Matej Bahrain Merida ,,
10 DEBUSSCHERE Jens Team Katusha – Alpecin ,,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

LuluFive: ciclistas empoderadas celebram a vida

Comemoração de 2 anos da marca tem evento de gala no MIT Point e mostra ao mercado suas novas formas de atuação  O ciclismo é realmente um esporte fascinante. Ele promove amizades e momentos de felicidades que ficam na eternidade. O esporte transforma, conforta e entrega o que há de melhor […]

Receba as novidades em seu e-mail