9º Rapha Festive: O desafio de pedalar 500km entre Natal e Ano Novo

O tempo onde o período entre as festas era de engorda do ciclista ficou para trás. Desde 2009 a marca Rapha promove no aplicativo Strava o desafio de pedalar um total de 500km entre o natal e o ano novo. Trago algumas dicas para neste último mês do ano dar aquele impulso que falta para quem esta com pouco ou nenhum treino. Parece fácil, mas 500km em 7 dias não é tão simples. Primeiro que nesse intervalo inevitavelmente um ou dois dias serão perdidos por compromissos familiares ou mesmo uma ressaca, e claro para quem completar 500km o desafio pode tornar-se mais saboroso aumentando essa distância.

 

Data: Entre segunda 24 de dezembro de 2018 e segunda 01 de janeiro de 2019.

Distância: Ao menos 500km.

Como: Pedale 500km em oito dias e suba os treinos no strava

Registro: Os detalhes e o link serão disponibilizados assim que o período de registo comece.

Prêmios:  Serão enviados badges a todos que completarem, alguns prêmios especiais serão distribuídos/sorteados.

 

1. Aumente gradativamente a quilometragem semanal

Se você esta pedalando pouco ou poucas vezes por semana, a primeira atitude necessária é treinar mais vezes. Faça treinos com dias seguidos sem aumentar a intensidade e assim consiga com a memória muscular e fisiológica compreender melhor seus limites. Utilize rotas que você já costuma treinar e repita os treinamentos com pelo menos uma hora de treino no princípio e vá aumentando a partir da segunda semana. Acredite, se você não estiver preparado e fizer o desafio apenas para completar poderá estar fazendo mais mal a seu organismo que benefício. Temos quatro semanas até o desafio e a sugestão fica em tecer incrementos de 50km semanais:

 

2. Faça um planejamento de trajeto e horários

Leve em consideração ao planejar a rota da semana festiva os padrões de comportamento no final do ano do local onde você vai pedalar. É importante evitar trechos de estradas que dão acesso ao litoral ou cidades turísticas devido ao grande fluxo de veículos o que aumenta o risco de acidentes. Além da escolha do local onde pedalar, o horário também é um fator decisivo em especial para os pedais mais longos. Saia o mais cedo possível afim de evitar ao máximo as altas temperaturas ao redor do meio dia. Se você esta de folga ou precisa fugir daquela visita chata, o desafio Rapha Festive pode ser a solução! Divida um treino em dois pedais, um pela manhã e outro em fim de tarde, isso ajuda você a fugir do horário mais quente e talvez até ajude a não abusar no almoço.

 

3. Divida o desafio com amigos

Eu sei você pode ser o super blaster mother fucker macho – ou fêmea-  alpha que consegue ter o equilíbrio mental do mestre Yoda e a determinação de um templário para conseguir fazer tudo sozinho! Mas o nome do desafio ser Rapha Festive não é a toa! É festa, e para festa é preciso amigos e colegas. Portanto deixe o ciclismo contagiar sua mente e pedale com amigos, é mais seguro, divertido e no final tem alguém para dizer que não foi mentira!

 

4. Mantenha-se hidratado e alimentado

Como falei no começo do texto, a ideia do desafio é ajudar mais pessoas a criarem o hábito de pedalar, e para isso devemos estar saudáveis. Sob o intenso calor do verão no hemisfério sul é importante que mantenhamos a hidratação e alimentação para evitar tanto a desidratação como o famigerado “prego de fome”. Opte por duas garrafas de água e se possível pare uma ou duas vezes para abastecimento. Uma dica é congelar a carmanhola com água para que ela demore mais a ficar quente. Leve consigo barras de cerais, lanches e os dois salvadores da pátria do ciclista: paçoca e banana passa. O alto teor de açúcar nesses alimentos ajuda a disponibilizar ao organismo energia instantânea. O protetor solar é outro item indispensável para o verão, não esqueça especialmente do rosto, orelhas e nuca que são muito castigados nesta época do ano.

5. Tenha um plano de emergência

Sempre pensamos positivamente para que nada saia errado, mas “shit happens” então é importante ter consigo informações básicas como seu tipo sanguíneo, telefone de contato de parentes, um pouco de dinheiro caso tenha um problema mecânico ou físico e precise de transporte para casa. Convém fazer um checklist para não esquecer nada:

  • Câmaras reserva.
  • Ferramentas (bomba, canivete, cola, canivete, remendos…)
  • Carmanholas com água.
  • Alimentos: Barra de cereal, paçoca, banana passa, gel (não seja porco, guarde as embalagens para jogar no lixo).
  • Bateria ou powerbank reserva para o caso de ficar sem bateria no telefone.
  • Documentos pessoais com fator sanguíneo, contato de emergência, carteira do plano de saúde se tiver (nesse caso é bom checar os hospitais conveniados ao longo do trajeto).
  • Um pouco de dinheiro protegido em plástico e escondido no corpo para caso de assalto.

Rapha Festive, o desafio que cresce a cada ano

Em 2017 um total de 83.122 participantes pedalaram quase 20 milhões de quilômetros. Todos que completam a prova recebem uma medalha virtual no aplicativo e um emblema em tecido enviado pela Rapha. Além disso prêmios especiais são distribuídos como uma bicicleta 3T Exploro Team, uma viagem Rapha Travel, uma câmera Leica e um pacote Wahoo. Apenas atividades sincronizadas automaticamente são aceitas e devem ser feitas carregadas até no máximo três dias após o prazo no fuso horário de cada participante.

A Rapha é uma marca esportiva fundada em 2004 com sede em Londres com valor de mercado ao redor de 1 bilhão de reais e que patrocinou diversas equipes, notadamente a Equipe Sky. Atualmente a Rapha tem contrato com a equipe EF Education First.

2 thoughts on “9º Rapha Festive: O desafio de pedalar 500km entre Natal e Ano Novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

De ponta a ponta Van der Poel vence 5ª Etapa da Copa do Mundo de Ciclo-Cross na Bélgica

Pela terceira vez na temporada 2018-2019 o holandês Mathieu Van der Poel venceu na Copa do Mundo de ciclo-cross. Em uma tarde com muito vento e temperatura ao redor dos 3º em Koksijde na região dos Flandres na Bélgica Van der Poel foi mais uma vez absoluto. O ciclista de […]

Receba as novidades em seu e-mail