Ícone do site Pelote Ciclismo

Thibaut Pinot venceu a Il Lombardia com ataque a 47km do fim!

O francês Thibault Pinot de 28 anos confirmou a boa forma na semana coroando o ano com sua primeira vitória em monumento! Com um ataque a 40km do fim no Muro di Sormani, Pinot levou consigo Nibali, a dupla passou o topo do morro com 10 segundos a frente de Primoz Roglic que na descida conseguiu alcançar formando um trio. Atrás Egan Bernal atacou da perseguição e depois de muito esforço conseguiu alcançar o grupo líder. Na subida de Civiglio Pinot novamente ditou o ritmo, na primeira acelerada Roglic ficou para trás, na segunda foi a vez de Bernal sobrar e finalmente próximo ao topo veio o ataque que Nibali não conseguiu responder. Dali em diante o francês colocou um ritmo forte para sustentar a vantagem e vencer em Como.

Thibault Pinot – Vencedor da IL Lombardia 2018

Pinot da Groupama FDJ mostrou estar grande forma, nesta semana venceu a Milano Torino, foi seguindo na Tre Valli Varesini e quinto colocado no Giro dell’Emilia, ninguém pontuou tanto nas clássicas de outono. Em segundo chegou Vincenzo Nibali em seu melhor resultado desde o retorno da queda sofrida no Tour de France onde fraturou uma vértebra da coluna lombar. Finalmente em terceiro Dylan Teuns da BMC que venceu o sprint na perseguição. Rigoberto Uran foi o quarto seguido de Tim Wellens.

 

 

Il Lombardia 241km entre Bergamo e Como

 

A fuga do dia partiu somente com 50km de prova, uma longa viagem na belíssima região da Lombardia no norte italiano. Estavam na fuga do dia:

O grupo liderou até a subida de Ghisallo onde uma multidão assistia a prova, na passagem do topo a vantagem da fuga era de 50 segundos sobre um pelote furioso atrás. Durante a curta descida para encarar então o Muro di Sormani a fuga foi neutralizada e começaram os ataques.

Muro di Sormano

Prova foi decidida no Muro di Sormani

Restavam 50km de prova e o primeiro ao ataque foi Roglic, o movimento dividiu o pelote e somente os escaladores e favoritos ficaram no grupo da frente. Nibali acompanhava de perto quando Pinot atacou e esse movimento levou Nibali junto com Roglic não conseguindo acompanha-los. Na passagem pelo topo do Muro di Sormani a vantagem da dupla Pinot-Nibali era de 10 segundos sobre Roglic e 30 sobre o grupo de Valverde. Durante a descida Roglic conseguiu alcançar a dupla e já na aproximação do Civiglio foi a vez de Bernal cobrir a ponte de diferença. Assim escalaram os quatro o Civiglio, mas Pinot logo tratou de resolver a parada. Com uma sequência de quatro ataques primeiro deixou Roglic para trás, depois foi a vez de Bernal e finalmente dois ataques foram necessários para impedir que Nibali o acompanhasse. Do topo para o fim Pinot manteve o foco e só diminuiu o ritmo quando estava nos metros finais para comemorar uma vitória maiúscula. Atrás Nibali ainda defendeu o segundo posto enquanto Dylan Teuns do grupo perseguidor levou o terceiro posto.

Destaque para a performance da equipe Bahrain Merida que teve três ciclistas no Top10 com Nibali, Ion Izaguirre e Pozzovivo. Entre os favoritos, Bardet teve um furo no meio da subida de Ghisallo e depois caiu na subida do Muro di Sormani num enrosco. Isso tirou o francês da disputa. Valverde apesar da garra de sempre correu sem atacar e fez um excelente 11º posto já com sua bicicleta com pintura especial de campeão do mundo.

 

 

 

15 melhores colocados na Il Lombardia – 241km

1  PINOT Thibaut Groupama – FDJ 05:53:22
2  NIBALI Vincenzo Bahrain Merida 00:32
3  TEUNS Dylan BMC Racing Team 00:43
4  URÁN Rigoberto Team EF Education ,,
5  WELLENS Tim Lotto Soudal ,,
6  IZAGIRRE Ion Bahrain Merida ,,
7  MAJKA Rafał BORA – hansgrohe ,,
8  POZZOVIVO Domenico Bahrain Merida ,,
9  MARTIN Dan UAE-Team Emirates 00:48
10  BENNETT George Team LottoNL-Jumbo 01:22
11  VALVERDE Alejandro Movistar Team 01:31
12  BERNAL Egan Team Sky ,,
13  WOODS Michael Team EF Education ,,
14  REICHENBACH Sébastien Groupama – FDJ ,,
15  NIEVE Mikel Mitchelton-Scott ,,

 

Sair da versão mobile