Thibaut Pinot venceu a Il Lombardia com ataque a 47km do fim!

Luiz Papillon

O francês Thibault Pinot de 28 anos confirmou a boa forma na semana coroando o ano com sua primeira vitória em monumento! Com um ataque a 40km do fim no Muro di Sormani, Pinot levou consigo Nibali, a dupla passou o topo do morro com 10 segundos a frente de Primoz Roglic que na descida conseguiu alcançar formando um trio. Atrás Egan Bernal atacou da perseguição e depois de muito esforço conseguiu alcançar o grupo líder. Na subida de Civiglio Pinot novamente ditou o ritmo, na primeira acelerada Roglic ficou para trás, na segunda foi a vez de Bernal sobrar e finalmente próximo ao topo veio o ataque que Nibali não conseguiu responder. Dali em diante o francês colocou um ritmo forte para sustentar a vantagem e vencer em Como.

Thibault Pinot – Vencedor da IL Lombardia 2018

Pinot da Groupama FDJ mostrou estar grande forma, nesta semana venceu a Milano Torino, foi seguindo na Tre Valli Varesini e quinto colocado no Giro dell’Emilia, ninguém pontuou tanto nas clássicas de outono. Em segundo chegou Vincenzo Nibali em seu melhor resultado desde o retorno da queda sofrida no Tour de France onde fraturou uma vértebra da coluna lombar. Finalmente em terceiro Dylan Teuns da BMC que venceu o sprint na perseguição. Rigoberto Uran foi o quarto seguido de Tim Wellens.

 

 

Il Lombardia 241km entre Bergamo e Como

 

A fuga do dia partiu somente com 50km de prova, uma longa viagem na belíssima região da Lombardia no norte italiano. Estavam na fuga do dia:

  • Davide Ballerini – Androni
  • Alessandro Tonelli e Umberto Orsini – Bardiani
  • Florian Senechal – Quick Step
  • Franck Bonnamour – Fortuneo
  • Jonathan Restrepo – Katusha
  • Michael Storer – Sunweb
  • Marco Marcato – UAE

O grupo liderou até a subida de Ghisallo onde uma multidão assistia a prova, na passagem do topo a vantagem da fuga era de 50 segundos sobre um pelote furioso atrás. Durante a curta descida para encarar então o Muro di Sormani a fuga foi neutralizada e começaram os ataques.

Muro di Sormano

Prova foi decidida no Muro di Sormani

Restavam 50km de prova e o primeiro ao ataque foi Roglic, o movimento dividiu o pelote e somente os escaladores e favoritos ficaram no grupo da frente. Nibali acompanhava de perto quando Pinot atacou e esse movimento levou Nibali junto com Roglic não conseguindo acompanha-los. Na passagem pelo topo do Muro di Sormani a vantagem da dupla Pinot-Nibali era de 10 segundos sobre Roglic e 30 sobre o grupo de Valverde. Durante a descida Roglic conseguiu alcançar a dupla e já na aproximação do Civiglio foi a vez de Bernal cobrir a ponte de diferença. Assim escalaram os quatro o Civiglio, mas Pinot logo tratou de resolver a parada. Com uma sequência de quatro ataques primeiro deixou Roglic para trás, depois foi a vez de Bernal e finalmente dois ataques foram necessários para impedir que Nibali o acompanhasse. Do topo para o fim Pinot manteve o foco e só diminuiu o ritmo quando estava nos metros finais para comemorar uma vitória maiúscula. Atrás Nibali ainda defendeu o segundo posto enquanto Dylan Teuns do grupo perseguidor levou o terceiro posto.

Destaque para a performance da equipe Bahrain Merida que teve três ciclistas no Top10 com Nibali, Ion Izaguirre e Pozzovivo. Entre os favoritos, Bardet teve um furo no meio da subida de Ghisallo e depois caiu na subida do Muro di Sormani num enrosco. Isso tirou o francês da disputa. Valverde apesar da garra de sempre correu sem atacar e fez um excelente 11º posto já com sua bicicleta com pintura especial de campeão do mundo.

 

 

 

15 melhores colocados na Il Lombardia – 241km

1  PINOT Thibaut Groupama – FDJ 05:53:22
2  NIBALI Vincenzo Bahrain Merida 00:32
3  TEUNS Dylan BMC Racing Team 00:43
4  URÁN Rigoberto Team EF Education ,,
5  WELLENS Tim Lotto Soudal ,,
6  IZAGIRRE Ion Bahrain Merida ,,
7  MAJKA Rafał BORA – hansgrohe ,,
8  POZZOVIVO Domenico Bahrain Merida ,,
9  MARTIN Dan UAE-Team Emirates 00:48
10  BENNETT George Team LottoNL-Jumbo 01:22
11  VALVERDE Alejandro Movistar Team 01:31
12  BERNAL Egan Team Sky ,,
13  WOODS Michael Team EF Education ,,
14  REICHENBACH Sébastien Groupama – FDJ ,,
15  NIEVE Mikel Mitchelton-Scott ,,

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Diretor da Trek Steven de Jongh resgatado por helicóptero com ajuda das redes sociais!

Steven de Jongh, diretor esportivo da Trek Factoring, equipe do circuito mundial de ciclismo desapareceu enquanto treinava na região de Girona na Espanha. Sua esposa Renee Meijer publicou no twitter um apelo para que alguém ajudasse a localiza-lo. Internautas utilizando o Labs do Strava conseguira identificar o ponto do trajeto […]

Receba as novidades em seu e-mail