Ícone do site Pelote Ciclismo

Froome inocentado no caso do Salbutamol

Após quase dez meses de batalha jurídica perante ao tribunal anti doping, a WADA (Agência Mundial Anti Dopagem) reconheceu que o britânico não será punido. Froome teve um resultado adverso para uma substância permitida, o salbutamol. Após ter ameaçada sua presença no Tour de France de 2018 que começa no próximo sábado pela organizadora da prova, a UCI anunciou que o britânico de 33 anos esta liberado para correr o Tour.

“Eu nunca tive dúvidas que esse caso seria encerrado pela simples questão que eu sabia não ter feito nada errado. Eu sofro de asma desde a infância. Eu sei exatamente quais as regras envolvendo a medicação para minha asma e eu sempre usei a bombinha para controlar meus sintomas dentro dos limites permitidos” Chris Froome

Comunicado de Imprensa da UCI sobre o processo antidoping relativo ao sr. Christopher Froome

A União Ciclística Internacional (UCI) Confirma que o processo antidoping contra sr. Christopher Froome foi encerrado.

Em 20 de setembro de 2017, o sr. Froome foi informado que uma amostra colhida na Vuelta Ciclística a Espanha em 07 de setembro continha salbutamol em concentração superior a 1000ng/ml.

A lista de proibição da Agência Mundial Antidopagem (WADA) prevê que a inalação de salbutamol é permitido até uma dose máxima de 1600 microgramas ao longo de 24 horas, não superior a 800 microgramas a cada 12 horas (de uso não autorizado), e que uma concentração superior a 1000 ng / ml é um resultado não conforme que se presume não resultar de uma utilização autorizada. A Lista de proibição da WADA prevê ainda que o atleta pode estabelecer que o resultado não conforme é o resultado de um uso autorizado, caso em que não será considerado um Resultado Analítico Adverso (RAA).

A UCI iniciou um processo disciplinar de acordo com o Regulamento Anti-Doping (ADR) da UCI, durante o qual o Sr. Froome exerceu o seu direito de provar que o seu resultado não conforme foi o resultado de uma utilização autorizada. O procedimento começou com uma fase de provação, durante a qual a UCI e Froome concordaram que o Tribunal Antidoping da UCI decidiria se certas informações poderiam ser transmitidas a Froome para a preparação de sua defesa. A UCI procurou o conselho da WADA nesta fase, a partir da qual um número significativo de relatórios especializados e científicos foram apresentados em nome do Sr. Froome.

Após esta fase probatória, o Sr. Froome solicitou informações adicionais sobre a dieta de salbutamol na WADA. Depois de receber informações deste último, o Sr. Froome apresentou a sua explicação do resultado não conforme em 4 de junho de 2018, bem como numerosos conhecimentos científicos adicionais.

A UCI realizou então um exame minucioso das explicações e provas produzidas pelo Sr. Froome (em consulta com os seus próprios especialistas e os da WADA). Em 28 de junho de 2018, a WADA informou à UCI que aceitava, com base em sua análise dos fatos específicos do caso, que os resultados da amostra do Sr. Froome não constituíam um RAA. Dado que a WADA tem as melhores informações sobre o regime de salbutamol que implementou, a UCI decidiu, com base na posição da WADA, encerrar o processo contra Froome.

Embora a UCI teria preferido que o processo seja finalizado no início da temporada, ele tinha de garantir que os direitos de defesa do Sr. Froome fossem respeitados, como seria o caso de todos os outros ciclistas, e que a decisão correta tenha sido tomada. Tendo recebido a posição da WADA em 28 de junho de 2018, a UCI preparou e tomou sua decisão fundamentada o mais rápido possível à luz das circunstâncias.

A UCI entende que esta decisão vai provocar muitas discussões, mas deseja assegurar a todos aqueles que estão envolvidos ou interessados ​​em andar de bicicleta que a sua decisão é baseada em conselhos de especialistas, a opinião da WADA e uma avaliação completa dos fatos. A UCI espera que o mundo do ciclismo agora possa se concentrar e se beneficiar das próximas corridas no calendário de ciclismo.

WADA se pronunciou, não irá recorrer

A WADA (Agência Mundial antidoping) em comunicado informou que não irá recorrer da decisão. Entre os fatores apontados pela defesa de Froome destacam-se:

  1. Baseado em numerosos fatores que são específicos ao caso de Froome, incluindo em particular um significante aumento na dosagem, sobre um curto período que antecedeu o controle anti-dopagem, com conexão com uma doença pré-existente documentada, como é o caso, demonstrando a variabilidade na excreção de salbutamol. A Wada concluiu que o resultado da amostra não é inconsistente com a ingestão de salbutamol dentro da dosagem máxima permitida.
  2. A WADA reconhece que em raros casos, atletas podem exceder o limite de concentração (de 1200ng/ml de salbutamol na urina) sem exceder a dose máxima inalada. É precisamente por isso que a lista de substâncias proibidas permite que atletas que excederam o limite possam demonstrar, tipicamente por um estudo farmacocinético controlado (CPKS) como permitido pela lista de medicamentos proibidos, que a concentração relevante é compatível com uma dose permitida.
  3. No caso de Froome, a WADA aceita que o estudo farmacocinético não poderia ser realizado na prática,assim como não poderia ser possível recriar adequadamente as circunstâncias únicas que precederam o controle anti-dopagem de 7 de setembro (doença, uso de medicação, uso cronico de salbutamol em doses variadas durante o percurso de semanas de competição intensa).
  4. Contudo, tendo cuidadosamente revisado as explanações de Froome e compreendendo as circunstâncias únicas deste caso a WADA aceita que:
    • O resultado da amostra não é inconsistente com a inalação de salbutamol dentro do limite máximo permitido.
    • Um estudo farmacocinético controlado (CPKS) não é aplicável, e
    • A amostra pode ser considerada como NÃO sendo um resultado analítico adverso.

Chris Froome um dos mais vitoriosos ciclistas da atualidade

Com o resultado, Chris Froome mantém todos os resultados conquistados desde a coleta da amostra em 07 de setembro. Froome oficialmente tem em seu palmares:

4 Tour de France: 2013, 2015, 2016 e 2017

1 Vuelta a Espanha: 2017

1 Giro a Itália: 2018

Além de 45 vitórias em etapas ou provas de um dia, 14 delas em grandes voltas. Froome é um dos sete ciclistas a vencer as três grandes voltas na carreira. Apenas Eddy Merckx venceu quatro grandes voltas consecutivas, Froome e Hinault venceram três e o Tour de France que começa no próximo sábado é a chance para Froome igualar ao maior de todos ciclistas nesse quesito.

 

Sair da versão mobile