Adam Yates bate Navarro na linha e vence última etapa do Dauphiné. Thomas sagrou-se campeão pela Sky

Luiz Papillon

Dobradinha inglesa na última etapa do Critérium du Dauphiné! Adam Yates da Mitchelton chegou em primeiro ao bater o espanhol Daniel Navarro praticamente sobre a linha de chegada com Bardet logo atrás em terceiro. O espanhol esteve na fuga do dia e ficou no quase. Thomas teve um pneu furado na descida que antecedeu a escalada o Mont Blanc e precisou do esforço de seus companheiros para reconectar o grupo líder.

Moûtiers a Saint-Gervais Mont Blanc – 129km

A sétima e definitiva etapa do Critérium du Dauphiné 2018 teve como cenário os alpes franceses da Alta Savoia, com chegada no Monte du Bettex na cadeia de montanhas que forma o topo da Europa no Mont-Blanc. Uma etapa com 136km e cinco subidas categorizadas começou com ataque atrás de ataque. Alaphilippe foi o primeiro a tentar e logo a seguir Dani Navarro atacou e liderou a fuga do dia:

  • Daniel Navarro – Cofidis
  • David Gaudu – Groupama
  • Edward Ravasi – UAE
  • Antwan Tolhoek – Lotto Jumbo
  • Pierre Roland – EF
  • Julian Alaphilippe – Quick Step

O grupo conquistou os pontos de montanha nas metas intermediárias mas sem alteração para a camisa de montanha. Após a Côte des Amerands uma longa descida de 1.100m de desnível para a base de Bettex, foi no início dessa descida que Geraint Thomas teve um furo. Kwiatkowski rapidamente deu sua roda para o colega enquanto no grupo os demais companheiros de equipe ficaram para esperar Thomas. Na ponta a fuga tinha pouco mais de dois minutos de vantagem e a Ag2r no pelote foi para frente e começou a moer cana. Próximo do final da descida a Sky conseguiu reconectar graças a um trabalho de equipe muito intenso, em especial deTao Geoghegan.

Após reconectar, Thomas teve uma conversa com Bardet no pé do Mont Blanc

Veio a dura escalada de 7km a 7.7% de inclinação média, a fuga tinha sua vantagem reduzida para menos de um minuto e um a um foram sendo pegos até que restou somente Navarro na ponta. O grupo líder ficou reduzido a Thomas, Bardet, Yates, Buchamann e Martin e as hostilidades começaram dentro dos 3km finais, Thomas reagiu a todas e seguiu conservador comboiando Bardet. Só no quilômetro final que sabendo da impossibilidade de ser alcançado deixou a dupla Yates e Bardet irem para a vitória. Daniel Navarro exausto não conseguiu acelerar nos metros finais e foi batido por Yates sobre a linha, Navarro ficou com a segunda colocação e Bardet a terceira.

Dez melhores classificados da 7ª Etapa do Critérium du Dauphiné:

1  YATES Adam Mitchelton-Scott 03:51:34
2  NAVARRO Daniel Cofidis, Solutions Crédits 00:04
3  BARDET Romain AG2R La Mondiale 00:09
4  BUCHMANN Emanuel BORA – hansgrohe 00:14
5  THOMAS Geraint Team Sky 00:19
6  MARTIN Daniel UAE-Team Emirates 00:24
7  CARUSO Damiano BMC Racing Team ,,
8  MARTIN Guillaume Wanty – Groupe Gobert 00:28
9  LATOUR Pierre AG2R La Mondiale 00:35
10  ROLLAND Pierre Team EF Education First-Drapac p/b Cannondale 00:41

A classificação geral ficou com Geraint Thomas como vencedor e Adam Yates na segunda posição um minuto atrás e Romain Bardet na terceira posição. Daryl Impey da Mitchelton ficou com a camisa verde de pontos, Dario Cataldo da Astana com a camisa azul de rei da montanha e Pierre Latour da Ag2r com a camisa branca de melhor jovem até 25 anos.

Confira os dez melhores colocados na classificação final do 70º Critérium du Dauphiné:

1  THOMAS Geraint Team Sky 24:43:12
2  YATES Adam Mitchelton-Scott 01:00
3  BARDET Romain AG2R La Mondiale 01:47
4  MARTIN Daniel UAE-Team Emirates 02:35
5  CARUSO Damiano BMC Racing Team 02:44
6  BUCHMANN Emanuel BORA – hansgrohe 03:05
7  LATOUR Pierre AG2R La Mondiale 04:05
8  ROLLAND Pierre Team EF Education First-Drapac p/b Cannondale 04:22
9  NAVARRO Daniel Cofidis, Solutions Crédits 04:31
10  ZAKARIN Ilnur Team Katusha – Alpecin 04:45

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Peter Sagan bate Gavíria e vence sprint na Volta a Suíça

A segunda etapa da 82ª Volta a Suíça teve o tricampeão mundial Peter Sagan da Bora como vencedor. A prova foi bastante intensa num circuito na cidade de Frauenfeld com queda de Mikel Landa, Demare ficando cortado e tendo de acelerar para retornar ao pelote mas no final a prova […]

Receba as novidades em seu e-mail