Simon Yates venceu no Giro com um ataque a 1.600m do final numa dura rampa em Osimo. Tom Dumoulin seguiu na roda e o final como numa prova clássica foi sensacional. O pelote cortou totalmente na última rampa de 16% de inclinação e Froome perdeu muito tempo.
Assisi a Osimo 156km
Uma etapa curta entre Assisi e Osimo com duas metas de montanha de terceira categoria em 156km. Com passagem por Filotrano, cidade de Scarponi, falecido ano passado a expectativa era de um bom dia para a fuga. Com o princípio de prova em subida até o Passo Cornello por 41km. Logo nos 10km iniciais Alessandro De Marchi e Luis Leon Sanchez escaparam e colocaram 1’10” no pelote. Entre eles e o pelote Masnada, Maestri e Turin começaram a perseguição para juntarem-se a fuga.
Na passagem pela meta de Montanha de Passo Cornelio:
- Fausto Masnada – Androni
- Luis Leon Sanchez – Astana
- Alessandro de Marchi – BMC
- Mirco Maestri – Bardiani +36s
- Alex Turrin – Wilier +1:06s
Pelote a 2’57”
Durante a longa descida, Maestri e Turrin juntaram-se a fuga. Nova subida para Vilico di Pietra Rossa de categoria 3 e a pontuação ficou:
- Fausto Masnada – Androni
- Micro Maestri – Bardiani
- Alessandro De Marchi – BMC
- Luis Leon Sanchez – Astana
Assim a camisa de montanha seguiu definida com Yates em primeiro, Chaves em segundo e agora Masnada em terceiro:
A etapa então passou por Filottrano, cidade de Scarponi, falecido em 2017 e não faltaram homenagens:
Assim que passaram o Muro di Filottrano veio a meta de sprint. O trio Sanchez, Masnada e De Marchi venceram a meta. Enquanto Maestri e Turrin ficaram 30″ atrás do trio, o pelote seguia 1’44” atrás. A medida que se aproximaram do fim mesmo com o pelote acelerando o trio liderava com 1′ de vantagem. O trecho final tinha uma sequência de duras subidas curtas a fuga não resistiu e os ciclistas clássicos foram para ponta. Stybar da Quick Step e Wellens da Lotto FixAll assumiram a ponta.
Na última rampa inclinada Simon Yates atacou, passou por Wellens como uma bala e atrás dele veio Dumoulin e Pozzovivo. Restavam 1.1km para o final, o pelote cortado com Froome sobrando e Yates contra todos para a vitória. Dumoulin chegou em segundo e Davide Formolo em terceiro.
Confira os dez melhores na 11ª Etapa:
A classificação geral mudou novamente, Yates agora tem 47 segundos de vantagem sobre Tom Dumoulin e 1’04” sobre Thibaut Pinot. Froome levou mais 40 segundos e agora depende de uma grande reviravolta para voltar, Froome tem 3’20” de atraso.
Dez melhores na classificação geral após 11 etapas: