Com um público fantástico, o britânico Chris Froome venceu a etapa ao Zoncolan pela equipe Sky. Simon Yates chegou em segundo muito próximo a Froome com Angel Lopez em terceiro. Com o resultado Froome volta ao Top5 da classificação geral e deixa para trás críticas ao desempenho neste Giro. Esta é a primeira vitória de Froome no Giro, o britânico já vencera 4 etapas no Tour de France e 5 na Vuelta.
https://www.youtube.com/watch?v=Dao0KhWkdiw
A etapa rainha do Giro 2018 é a 19ª, mas a etapa de hoje tem todos ingredientes de uma etapa rainha. Com cinco montanhas categorizadas sendo o final em subida naquela que para muitos é a mais difícil subida da Europa, o monte Zoncolan. A fuga do dia demorou um pouco a partir mas formou-se na subida para o Monte Di Ragogna com:
- Montaguti – Ag2r
- Gavazzi – Androni
- Barbin – Bardiani
- Didier – Trek
- Pedersen – Trek
- Conti – UAE
- Mosca – Willier
Os escapados ganharam as metas de montanha e sprint até a base da penultima subida a Sella Vacalda em Ravascletto, tendo uma vantagem máxima superior a cinco minutos. Durante a subida a fuga viu sua vantagem ser reduzida e o pelote ainda num ritmo de espera. Restavam 25km para o final. Conti e Barbin se destacaram na descida para Oviaro com 21″ sobre Montaguti e Didier com o pelote 1’05” atrás.
Assim que passaram pela “La porta dell’Inferno” começou a subida que é tida por muitos como a mais dura da Europa:
Barbin e Conti começaram a subida exatamente com 1 minuto de vantagem sobre o pelote. Por segurança neste ano a organização permitiu a subida apenas de motos de apoio, devido a estrada ser muito estreita e com muitas pessoas ao longo da subida. Logo no primeiro quilômetro Anton atacou para alcançar Conti na marca de 7,2km para o final. No grupo dos líderes Dumoulin e Aru ficaram na parte de trás do grupo líder. O grupo líder ficou selecionado com apenas Poels e Reichenbach de gregários e os capitães de equipe.
Poels acelerou o máximo que podia e Froome partiu na marca de 4km para o final imprimindo um ataque intenso, atrás dele Pozzovivo, Yates e Superman Lopez seguiam alguns segundos a frente de Dumoulin e Pinot. Enquanto Froome seguia seu ataque, Simon Yates o camisa rosa esperou o trecho mais inclinado para dar um ataque e desgarrar de Pozzovivo e Lopez. Yates apertou o ritmo para chegar muito próximo num final empolgante, mas foi Froome quem venceu a montanha. Dumoulin perdeu segundos preciosos
Froome escalou o Zoncolan no tempo de 40’03” um tempo absolutamente fantástico.
Na classificação geral Simon Yates agora tem 1’24” de vantagem para Dumoulin, com Pozzovivo em terceiro, Pinot em quarto e Froome voltando ao Top10 com 3’10” de desvantagem para Yates.
Logo mais os resultados completos