Criterium du Dauphiné 2018

O pelote do circuito mundial não para, após o final do Giro d’Italia, teremos a partir de domingo a 70ª edição do Criterium du Dauphiné. A tradicional prova serve como medidor de força para o Tour de France, entre 2010 e 2017 a equipe Sky acumulou cinco vitórias, sendo três com Froome. Chris Froome que neste ano não disputará a prova pois se recupera das três semanas do Giro d’Italia do qual sagrou-se campeão. A prova será transmitida para o Brasil pela ESPN (com horários a confirmar).

Le Dauphiné Libéré criou a prova em 1947

O Dauphiné existe dessde 1947, criado pelo jornal Dauphiné Libéré, porém em dois anos a prova não aconteceu, 1967 e 1968 e em 1969 foi  fundido com o Circuito das Seis Provincias Dauphoné, e de 1969 a 2009 a organização foi dividida entre o jornal e a ASO, em 2010 o jornal cedeu toda responsabilidade para a ASO que passou a organizar então as três maiores competições ciclísticas da França, o Tour de France, Paris Roubaix e o Criterium du Dauphiné.

le_dauphine_libere

Dentre os ciclistas em atividade apenas Froome, Valverde e Flugsang venceram a prova, mas nenhum deles vai estar nesta edição. Froome é ao lado de Hinualt, Mottet, Ocaña e Lauredi recordista com três vitórias na disputa.

 

Todas etapas do Dauphiné

Com  um prólogo e sete etapas, o Critérium du Dauphiné 2018 percorrerá 958,6km:

 

 

 

22 Equipes e 154 ciclistas

Estarão presentes 22 equipes com sete ciclistas cada totalizando 154 ciclistas. Além das equipes do circuito mundial, estarão presentes as equipes profissionais continentais Cofidis, Fortuneo, Vital Concept e Wanty Groupe Gobert como convidadas.

Organizada pela A.S.O. mesma organizadora do Tour de France, o Critériun du Dauphiné segue as mesmas formas de classificação do Tour. As camisas de líder de prova são:

 

Sistema de Classificação

Em função da redução de ciclistas efetuada pela UCI no congresso durante em Bergen na Noruega em 2017, o contra relógio por equipes na terceira etapa terá o tempo de chegada definido pelo quarto ciclista da equipe a cruzar a linha e não pelo quinto como era até ano passado.  A história das camisas do Tour de France você pode conferir clicando aqui.

Os três primeiros colocados de cada etapa (exceto contra relógio) receberão bônus de tempo de 10″, 6″e 4″ para fins de classificação geral. O tempo limite para conclusão das etapas será:

Etapa 1 e 2: 10% do vencedor

Etapa 4 a 7: 15% do vencedor

Etapa 3 (Contra relógio por equipes): 30%

Em caso de empate na classificação geral ou de jovens até 25 anos, o desempate será dado pelas frações de segundo no tempo do contra relógio.

Para a classificação por pontos o sistema de pontuação segue a tabela abaixo, sendo que o eventual desempate se dá pelo número de primeiros lugares, sprints intermediários e por fim o tempo na classificação geral.

O sistema de pontuação para camisa de montanha segue o esquema abaixo sendo que o eventual desempate se dá pela grandeza dos resultados, ou seja número de primeiros lugares em montanha HC, depois 1, 2, 3, 4 e por fim caso tudo fique empatado o tempo na classificação geral.

Nibali é o grande Favorito

As principais equipes ainda não divulgaram suas escalações para o Dauphiné, mas o grande favorito é sem dúvidas o italiano Vincenzo Nibali. O “Tubarão de Messina” chega para a competição após mais de um mês em treinamento desde sua última competição oficial. A ausência de Froome, Flugsang e Valverde deixa a edição 2018 sem vencedor prévio. Nossa classificação de favoritos:

 

Vincenzo Nibali (TBM)
Geraint Thomas (SKY) Romain Bardet (ALM), Alaphilippe (QST), Zakarin (TKA)
Egan Bernal (SKY), Marc Soler (MOV),
Pierre Latour (FDJ), Emanuel Buchamann (BOH)
Adam Yates (MTS), Pierre Latour (ALM), David Gaudu (FDJ)

 

 

3 thoughts on “Criterium du Dauphiné 2018

  1. Dauphiné (a região) tem tradução em portugues, “Delfinado”. O príncipe da França, virtual sucessor do trono era o Delfim, cujo símbolo era um golfinho (Dauphin = Golfinho em frances). As terras do Delfinado eram, então, de suserania do príncipe francês. Acabou a monarquia, as províncias têm outros nomes, mas na memória francesa permanece a designação histórica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Dissecando Froome

O mundo do ciclismo não fala de outra coisa, a vitória esmagadora a moda Merckx de Chris Froome na etapa rainha do Giro esta dando o que falar. A distância do ataque, a precisão na execução e o resultado trazem a tona um velho fantasma do ciclismo, o doping. E […]

Receba as novidades em seu e-mail