Tecnologia Shadow chega à estrada nos novos câmbios Ultegra RX

Luiz Papillon

Vista nas bicicletas da Trek na última Paris Roubaix e a Shimano Brasil já apresentou a novidade para imprensa especializada. As tecnologias Shadow e Shadow+ presente nos grupos Shimano de MTB desde 2011 chegou à estrada. Os novos câmbios Ultegra RX800 e RX805 incorporaram a evolução e estarão disponíveis em agosto no Brasil. O pelote esteve na sede da Shimano Brasil e conta como foi.

A tecnologia Shadow visa estabilizar o cambio para melhorar as trocas em solo acidentado. A tecnologia Shadow+ visa tencionar a corrente afim de evitar que ela caia ou dificulte as trocas.

Shimano RX800 e RX805

Como complemento da linha Ultegra R8000, a Shimano buscou atender ao mercado do ciclocross, gravel e modalidades que andam em solo mais acidentado onde o câmbio sofre muita movimentação. A trepidação acaba por dificultar a troca de marchas, deixando a corrente “mole” e até em casos extremos batendo no chainstay (tubo que liga a gancheira ao movimento central) da bicicleta. Ocorre que em geral quando se pensa em bicicletas de estrada, a estrada é aquele tapete europeu e não o solo lunar das estradas brasileiras. Assim ao adotar a tecnologia Shadow o usuário da bicicleta de estrada poderá evitar as batidas desnecessárias apresentando um ganho real para o usuário.

A versão RX800 é a mecânica enquanto a versão RX805 é para sistemas eletrônicos Di2:

 

Shadow

A tecnologia Shadow torna o retorno do cambio mais resistente, também mantem o conjunto mais “para dentro” do quadro, ao olhar por trás o conjunto fica cerca de 10mm mais para dentro que o conjunto convencional.

Shadow+

A tecnologia Shadow+ permite maior tensão na corrente. Fisicamente a diferença esta na resistência ao retorno e a alavanca que liga e desliga o sistema:

Quando na posição acionada, a tensão na corrente aumenta e na posição desligada a corrente fica na tensão de um cambio convencional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Novas rodas Shimano RS100, RS300 e RS370

A Shimano apresentou as novidades da linha 105 para bicicletas de estrada e ciclocross/gravel, entre as novidades o pelote acompanhou o lançamento de três novos conjuntos de rodas. Os novos conjuntos de rodas são compatíveis com cassetes de 10 e 11 velocidades. O modelo RS100 vem para substituir o modelo […]

Receba as novidades em seu e-mail