Power Meter Shimano Dura Ace R9100

Luiz Papillon

Sonho de consumo de atletas competitivos, a Shimano trouxe ao Brasil o primeiro potenciômetro totalmente integrado da marca. Dotado de protocolo de transmissão Bluetooth e Ant+ o potenciômetro esta incorporado ao pedivela Dura Ace. Fisicamente nota-se apenas o botão de inicialização em uma pedivela Dura-Ace, mas de perto notamos também que a bateria foi colocada no eixo oco (hollowtech I).

Totalmente a prova d’água, o medidor oferece medição para as duas pernas, possui bateria recarregável de lítio com 300h de autonomia. Vale lembrar a bateria não é substituível, mas a previsão da Shimano é que a partir de 1000 ciclos (300.000h de treino) a vida útil da bateria caia para 70% (210h/autonomia). Um diferencial em relação a concorrência é a medição das duas pernas, já que muitas marcas como Garmin (Vector), Stages, 4iiii entre outras oferecem a medição padrão apenas para uma perna, sendo opcional a compra do medidor duplo.

 O Carregamento da bateria se dá por cabo USB (uma das pontas em padrão proprietário) e carregador já incluído no pacote. Por ser uma pedivela completa, o conjunto vem com as coroas inclusas. A comunicação via Bluetooth serve para atualização de firmware via smartphone enquanto o protocolo Ant+ permite a comunicação com dispositivos de treino como computadores Garmin.

O produto já vem pré-calibrado de fábrica e apenas a própria Shimano efetua a recalibragem caso necessário em função de alguma pancada mais forte no conjunto. De modo usual o que o usuário terá de fazer no uso cotidiano é o zero-offset, que consiste em zerar a medição antes de cada pedal (algumas marcas chamam esse procedimento de calibração).

A pedivela está disponível com tamanho de braço 170, 172,5 e 175mm além de coroas no padrão tradicional 53/39T, super-compacto 52/36T e compacto 50/34T. Na Europa há disponíveis versões com braços de pedivela 165, 167.5, 177.5 e 180mm porém sem as coroas inclusas. O conjunto teve um acréscimo de peso na ordem de 70g quando comparado com o mesmo conjunto Dura Ace R9100 sem medidor. Na versão 53/39T com braços de 170mm o R9100-P pesa 691g. Todo sistema é proprietário, ou seja você só poderá configurar e aferir seu Power Meter utilizando o software Shimano. O conjunto é compatível tanto com grupos mecânicos como eletrônicos Di2 de 11 velocidades.

A Blue Cycle distribuidora Shimano no Brasil já tem a pedivela a pronta entrega, o valor da pedivela na Inglaterra parte de R$6.601,00, no Brasil já é encontrado por R$8.999,00.

 

O que é um Power Meter

O potenciômetro é o mais preciso método de medir sua performance, se difere de outros métodos por quantificar o esforço realizado. Sua utilização permite medir e comparar seu progresso em treinamentos ou provas de modo mais flexível e mais preciso. Quando medimos apenas o tempo que levamos para fazer um determinado trajeto, estamos sob influência de fatores externos como temperatura e direção do vento, com o sensor de batimentos cardíacos entram também na conta a reação do nosso corpo a carga de exercício aplicada. Com o medidor de potência todas as variáveis passam a resultar em uma medida: watts.

Análise do esforço

Com o power meter você pode entender porque sobrou em determinada subida ou mesmo porque chegou ao final de um treino ou prova ainda com “combustível” se em outra situação faltou, é por isso que muitos ciclistas profissionais como Chris Froome pedalam de olho no medidor de potência. Ele já sabe que pode manter uma determinada intensidade por um determinado tempo e é assim que ele ataca ou mesmo decide deixar seu oponente seguir em frente.

Janela de Treino

Você pode deixar de lado aquela análise quantitativa (pedalar 600km/semana) para uma abordagem mais qualitativa (pedalar 40 minutos/dia em FTP), pois ao analisar um pedal de 100km, boa parte dele não foi um treino. Assim o power meter pode ajudar no treinamento indoor (Zwift) e na estrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Giro d'Italia um pedaço da história do ciclismo!

Na sexta feira dia 04/05 começa a 101ª edição do Giro d’Italia. Vamos falar um pouco das origens da prova que tornou-se um dos três grandes eventos de ciclismo do mundo, um Grand Tour! La Gazzetta dello Sport Seguindo os passos de publicações francesas como a Le Vélo que ajudou […]

Receba as novidades em seu e-mail