Ícone do site Pelote Ciclismo

Demare, Tony Martin e mais 33 ciclistas desclassificados da Scheldeprijs

A clássica dos sprinters Scheldeprijs terminou agora pouco com a triste e justa desclassificação de 35 ciclistas. Essa turma violou a regra da UCI que foi imposta dois anos atrás a respeito da passagem de nível. O fato lembra a Paris-Roubaix de 2015 onde aconteceu a transposição da passagem de nível:

A resposta da UCI foi criar regras a respeito disso:

  1. Se um ou mais ciclistas em uma fuga forem pegos por uma passagem de nível antes do pelotão os alcançar, nenhuma ação será tomada e a cancela de nível será considerada um mero incidente de corrida.
  2. Dois ou mais ciclistas com mais de 30″ de liderança sobre o pelotão são pegos pela passagem de nível e o restante do pelotão os alcança com a cancela fechada. Nesse caso a corrida será neutralizada e reiniciada preservando as diferenças de tempo. Se a diferença for menor que 30″, a cancela será considerada um mero incidente de corrida.
  3. Se um ou mais lideres da corrida passarem pela cancela antes dela fechar e os demais ficarem retidos, nenhuma ação será tomada e o fechamento da cancela será considerado um incidente de corrida.
  4. Se um grupo de pilotos é partido em dois por conta do fechamento da cancela de nível, o primeiro grupo terá sua velocidade reduzida pela organização para que o segundo reagrupe.
  5. Qualquer outra situação envolvendo fechamento de cancela será analisada pelos comissários.

Ocorre que pela dinâmica da prova de hoje os pilotos furaram a cancela e posteriormente foram desclassificados:

A Quick Step que nada tem haver com isso ganhou mais uma desta vez com Fabio Jakobsen, logo mais um resumo completo aqui no Pelote. Confira os melhores momentos da prova:

Confira os dez primeiros colocados na prova:

1 Fabio Jakobsen (Ned) Quick-Step Floors
2 Pascal Ackermann (Ger) Bora-Hansgrohe
3 Chris Lawless (GBr) Team Sky
4 Jens Debusschere (Bel) Lotto Soudal
5 Jérémy Lecroq (Fra) Vital Concept Club
6 Max Walscheid (Ger) Team Sunweb
7 Timothy Dupont (Bel) Wanty-Groupe Gobert
8 Jonas Rickaert (Bel) Sport Vlaanderen-Baloise
9 Bram Welten (Ned) Fortuneo-Samsic
10 Marco Haller (Aut) Katusha-Alpecin
Sair da versão mobile