Campagnolo lança grupos de 12V

A italiana Campagnolo, é a primeira grande marca a introduzir cassetes de doze velocidades em bicicletas de estrada com os novos grupos Record e Super Record. Os grupos são totalmente novos com novos desenhos de ergopowers, ferraduras de freio com capacidade para pneus mais largos, novos cabos e conduítes e até mesmo novos aros para rodas.

Em 2008 a Campagnolo foi a primeira marca a lançar grupo de 11 velocidades em uma época que outros fabricantes ainda engatinhavam no lançamento de conjuntos de 10 velocidades e agora novamente  marca sai a frente. Com adição de pedivelas compactos e sub-compactos que vem se tornando a opção mais utilizada por ciclistas de estrada o departamento de projetos da Campagnolo entendeu que os buracos entre as marchas estavam ficando maiores do que o ideal e resolveu colocar uma marcha no meio.

Oficialmente a Campagnolo diz que todo o grupo novo será incompatível com qualquer outra peça anterior, mas o cassete apresenta a mesma altura que os modelos anteriores, assim poderá ser instalado em rodas projetadas para 9 velocidades. Assim a diferença está no espaçamento o que levou ao desenvolvimento de uma corrente mais estreita, assim como um novo câmbio dianteiro.

Com novo desenho os trocadores ergopower continuam com a orelha de descida de marchas mas com um desenho mais suave. O movimento livre das alavancas de freio e troca de marchas foi bastante reduzido aumentando a sensibilidade de troca. As trocas de marcha múltiplas com cinco para baixo (mais pesadas) e três para cima (mais leves) por troca foram mantidas.

 

A marca italiana Basso é a primeira a lançar uma bicicleta de estrada com grupo de 12V, confira:

http://www.pelote.com.br/basso-e-primeira-bicicleta-com-grupo-12v/

Os novos conduítes e cabos reduzem drasticamente a fricção melhorando as trocas mecânicas. As novas ferraduras de freio mecânico foram otimizadas para receber pneus mais largos até 28C. Os freios hidráulicos H11 agora possuem um ajuste de alcance. Nos cambios traseiros uma mudança que segue a concorrente Shimano ao utilizar uma pequena peça para conectar o câmbio ao quadro, talvez uma indicação que a gancheira possa estar com seus dias contados. Repare na similaridade entre o sistema Campagnolo lado a lado com o Shimano:

Com objetivo de enrigecer a pedalada, os novos pedivela possuem braços que se estendem quase como uma proteção da coroa com melhor aerodinâmica. As opções disponíveis seguem o padrão:

  • 53/39T Tradicional
  • 52/36T Super compacto
  • 50/34T Compacto

Os braços da pedivela seguem disponíveis de 165mm até 175mm. E uma pequena e sutil diferença entre pedivelas para grupo com freios mecânicos e hidráulicos devido ao espaçamento no cubo traseiro.

Os novos cassetes passaram a ter duas aranhas além das engrenagens soltas onde no sistema de 11V era uma aranha com seis engrenagens. Espaçadores em alumínio ao invés de plástico e todas engrenagens em aço ao invés de titânio, segundo a marca em prol de maior durabilidade. No lançamento as opções de tamanho são apenas duas, 11-29T e 11-32T.

 

Record e Super Record

As diferenças entre Record e Super Record voltaram à aumentar, o cambio dianteiro com parte externa em carbono na versão topo de gama enquanto a versão Record tem parte do corpo em aço. Os rolamentos utilizados são CULT em cerâmica na linha mais exclusiva enquanto a versão intermediária recebe um modelo abaixo. Na pedivela estão as maiores diferenças entre as linhas, com a linha Super Record recebendo braços em carbono oco e eixo em titânio enquanto a linha Record utiliza braços em carbono sólido e aranhas em aço.

As novas rodas Bora WTO 60 w WTO 77 foram otimizadas no túnel de vento para serem as mais rápidas criadas pela Campagnolo. A empresa afirma que elas são de tal forma aerodinâmicas que em determinadas condições de vento e velocidade podem até gerar flutuação. Em função de testes a marca não pretende oferecer as rodas em versão para pneus tubulares, o motivo seria a evolução dos pneus clinchers que seriam mais rápidos. Os novos aros com 19mm foram otimizados para suportar pneus 25C a 28C. A roda dianteira WTO 77 pesa 745g (a traseira deverá ser uma roda disco para contra relógio) e o par de rodas WTO 60 pesa 1540g o par (670g dianteira e 880g traseira). Os cubos possuem ajuste de pré-carga com rolamentos híbridos de cerâmica.

 

Preços salgados

Os valores das rodas ainda não estão confirmados, nos EUA os preços devem seguir os valores abaixo. Aqui no Brasil a marca é trazida de forma independente e os valores deverão ser acrescidos de impostos na ordem de 70 a 90%.

– Record freios Mecânicos U$2.175 (R$ 7.112)

– Record freios Hidráulicos U$2.750 (R$8.992)

– Super Record freios Mecânicos U$ 3.200 (R$10.464)

– Super Record freios Hidráulicos U$3.600 (R$ 11.772)

 

O peso total do grupo Super Record para freio mecânico é de 2.041g e o Record 2.213g.

A história da Campagnolo se confunde com a história do ciclismo, tendo sido criada por Tulio Campagnolo na em 1933 a empresa manteve por muitas décadas a vanguarda do desenvolvimento para o ciclismo de estrada, porém o crescimento da japonesa Shimano nos anos 70 engoliu a fabrica italiana. Atualmente o mercado de ciclismo de estrada representa apenas uma fração do mercado total de bicicletas. Assim a marca italiana hoje disputa uma fatia pequena de mercado, porém mantém-se na vanguarda.

Confira algumas das inovações criadas pela marca italiana:

  • Quick-Release para rodas, foi a primeira criação de Tulio Campagnolo antes mesmo de fundar a fábrica em 1927.
  • Cambio-Corsa, foi o primeiro sistema de troca de marchas traseiro, primitivo ainda nos anos 40.

    Cambio Corsa

Este artigo foi parcialmente traduzido do original da Cyclingtips.

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