A italiana Campagnolo, é a primeira grande marca a introduzir cassetes de doze velocidades em bicicletas de estrada com os novos grupos Record e Super Record. Os grupos são totalmente novos com novos desenhos de ergopowers, ferraduras de freio com capacidade para pneus mais largos, novos cabos e conduítes e até mesmo novos aros para rodas.
Em 2008 a Campagnolo foi a primeira marca a lançar grupo de 11 velocidades em uma época que outros fabricantes ainda engatinhavam no lançamento de conjuntos de 10 velocidades e agora novamente marca sai a frente. Com adição de pedivelas compactos e sub-compactos que vem se tornando a opção mais utilizada por ciclistas de estrada o departamento de projetos da Campagnolo entendeu que os buracos entre as marchas estavam ficando maiores do que o ideal e resolveu colocar uma marcha no meio.
Com novo desenho os trocadores ergopower continuam com a orelha de descida de marchas mas com um desenho mais suave. O movimento livre das alavancas de freio e troca de marchas foi bastante reduzido aumentando a sensibilidade de troca. As trocas de marcha múltiplas com cinco para baixo (mais pesadas) e três para cima (mais leves) por troca foram mantidas.
A marca italiana Basso é a primeira a lançar uma bicicleta de estrada com grupo de 12V, confira:
http://www.pelote.com.br/basso-e-primeira-bicicleta-com-grupo-12v/
Com objetivo de enrigecer a pedalada, os novos pedivela possuem braços que se estendem quase como uma proteção da coroa com melhor aerodinâmica. As opções disponíveis seguem o padrão:
- 53/39T Tradicional
- 52/36T Super compacto
- 50/34T Compacto
Os braços da pedivela seguem disponíveis de 165mm até 175mm. E uma pequena e sutil diferença entre pedivelas para grupo com freios mecânicos e hidráulicos devido ao espaçamento no cubo traseiro.
Os novos cassetes passaram a ter duas aranhas além das engrenagens soltas onde no sistema de 11V era uma aranha com seis engrenagens. Espaçadores em alumínio ao invés de plástico e todas engrenagens em aço ao invés de titânio, segundo a marca em prol de maior durabilidade. No lançamento as opções de tamanho são apenas duas, 11-29T e 11-32T.
Record e Super Record
As novas rodas Bora WTO 60 w WTO 77 foram otimizadas no túnel de vento para serem as mais rápidas criadas pela Campagnolo. A empresa afirma que elas são de tal forma aerodinâmicas que em determinadas condições de vento e velocidade podem até gerar flutuação. Em função de testes a marca não pretende oferecer as rodas em versão para pneus tubulares, o motivo seria a evolução dos pneus clinchers que seriam mais rápidos. Os novos aros com 19mm foram otimizados para suportar pneus 25C a 28C. A roda dianteira WTO 77 pesa 745g (a traseira deverá ser uma roda disco para contra relógio) e o par de rodas WTO 60 pesa 1540g o par (670g dianteira e 880g traseira). Os cubos possuem ajuste de pré-carga com rolamentos híbridos de cerâmica.
Preços salgados
Os valores das rodas ainda não estão confirmados, nos EUA os preços devem seguir os valores abaixo. Aqui no Brasil a marca é trazida de forma independente e os valores deverão ser acrescidos de impostos na ordem de 70 a 90%.
– Record freios Mecânicos U$2.175 (R$ 7.112)
– Record freios Hidráulicos U$2.750 (R$8.992)
– Super Record freios Mecânicos U$ 3.200 (R$10.464)
– Super Record freios Hidráulicos U$3.600 (R$ 11.772)
O peso total do grupo Super Record para freio mecânico é de 2.041g e o Record 2.213g.
A história da Campagnolo se confunde com a história do ciclismo, tendo sido criada por Tulio Campagnolo na em 1933 a empresa manteve por muitas décadas a vanguarda do desenvolvimento para o ciclismo de estrada, porém o crescimento da japonesa Shimano nos anos 70 engoliu a fabrica italiana. Atualmente o mercado de ciclismo de estrada representa apenas uma fração do mercado total de bicicletas. Assim a marca italiana hoje disputa uma fatia pequena de mercado, porém mantém-se na vanguarda.
Confira algumas das inovações criadas pela marca italiana:
- Quick-Release para rodas, foi a primeira criação de Tulio Campagnolo antes mesmo de fundar a fábrica em 1927.
- Cambio-Corsa, foi o primeiro sistema de troca de marchas traseiro, primitivo ainda nos anos 40.
Este artigo foi parcialmente traduzido do original da Cyclingtips.