Ícone do site Pelote Ciclismo

Zwift lança Alpe d’Huez!

A plataforma de treino e jogo online Zwift lançou nesta madrugada sua maior montanha, com 12.8km e inclinação média de 8.2%. Alpe du Zwift é a recriação online da mais tradicional montanha da França, a Alpe d’Huez. A rota é bem detalhada com uma diferença em relação a utilizada no Tour de France, a versão de prova tem 40m de inclinação a mais enquanto a utilizada no jogo é a “versão de turista” que é o ponto onde podemos percorrer fora de competição na França.


Você pode conferir o segmento no Strava e comparar com o original.

Novas Rotas e badge

Além da montanha que é o grande atrativo a equipe do Zwift incluiu também novos acessórios como o capacete Lazer Bullet e o badge “Masoquista” para aquele que subir a montanha vinte e cinco vezes (não não é preciso ser consecutivamente).

No jogo a subida esta disponível apenas para quem atingiu o nível 12 no jogo embora possa jogar também em modo de grupo independente do nível. Além da subida em si o Zwift incluiu três rotas planejadas:

Four Hoursemen com 89.3km, 2112m de subida acumulada que inclui a passagem pelo KOM original, pelo Epic Kom e o Alpe du Zwift.

Road to Sky com 19.9km e 1144m de subida, a rota mais curta para a subida.

Tour of Fire and Ice com 25.1km, 1166m parodiando o nome de um dos livros de George Martin que tornaram sucesso na HBO “Game of Thrones”, no qual você passa pelo vulcão para então subir a montanha nevada.

História

O Alpe d’Huez faz parte da história do ciclismo mundial com disputas épicas como a de Lance Armstrong contra Marco Pantani e esteve presente em todas edições do Tour de France desde 1976 tendo aparecido pela primeira vez na rota em 1952. A primeira edição com chegada no topo foi vencida por Fausto Coppi com um ataque a 6km do topo.

Recordes, a escalada tem como maior recordista Marco Pantani que em 1997 chegou ao topo com o tempo de 37’35” na rota mais longa (14.5km) tendo feito por duas vezes tempo abaixo de 37′ na rota mais curta (a mesma do Zwift), Lance Armstrong fez 37’36” e o primeiro ciclista não punido por doping na lista é Miguel Indurain com 38’04”. Entre os ciclistas em atividade o colombiano Nairo Quintana detém o melhor tempo com 39’22″na edição de 2015. No strava o KOM é de Thibaut Pinot que em 2015 fez 42’09”

Sair da versão mobile