Ícone do site Pelote Ciclismo

Da lama a glória! Benoot vence Strade Bianche!

Exausto, coberto por lama e poeira após 184km ninguém no mundo era mais feliz que Tiesj Benoot em sua primeira vitória no ciclismo profissional. O jovem belga de 23 anos da Lotto Soudal atacou a 12km do final e seguiu solo para em lagrimas cruzar a chegada da clássica Strade Bianche. O francês Romain Bardet da Ag2r foi segundo seguido pelo belga Wout van Aert da Veranda’s Cycling. O melhor italiano na prova foi Giovanni Visconti na quinta colocação.

Benoot estreou no ciclismo profissional em 2014 pela própria Lotto como estagiário e foi efetivado em 2015 onde fez um excelente quinto lugar na Ronde van Vlaanderen.

1 Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal 5:03:33
2 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale 0:00:39
3 Wout Van Aert (Bel) Veranda’s Willems Crelan 0:00:58
4 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:01:25
5 Giovanni Visconti (Ita) Bahrain-Merida 0:01:27
6 Robert Power (Aus) Mitchelton-Scott 0:01:29
7 Zdenek Stybar (Cze) Quick-Step Floors 0:01:42
8 Peter Sagan (Svk) Bora-Hansgrohe 0:02:08
9 Pieter Serry (Bel) Quick-Step Floors 0:02:11
10 Gregor Mühlberger (Aut) Bora-Hansgrohe 0:02:18

Após o penúltimo setor de terra batida o pelote se dividiu em dois e um grupo de nove pilotos se destacou entre eles Kwiato, Valverde e o tricampeão mundial de ciclo-cross Van Aert, atrás um surpreendente Bardet cobriu sozinho a diferença, chegou e passou levando consigo Van Aert a 41km do final. Sagan e Benoot conseguiram conectar com a perseguição e então Benoot e seu compatriota Serry lançaram um ataque para então perseguir a dupla líder. Atrás Kwiato, Sagan, Valverde e Stybar ficaram marcando uns aos outros esperando que o quarteto a frente afogasse.

Com 19km para o final Serry não conseguiu sustentar o ritmo e Benoot se viu sozinho 25″ atrás de Bardet e Van Aert. No trecho de asfalto conseguiu alcançar a dupla, um pouco de folego e na porção mais inclinada do último trecho de terra batida Benoot lançou o ataque vencedor. Então foram 12km de tensão para concluir 39 segundos a frente de Bardet.

 

Na entrevista Benoot explicou porque a perseguição com Serry foi em ataque:

Eu estava bem, mas numa situação de merda pois estava sem companheiros de equipe enquanto Kwiato e Sagan tinham companheiros atacando. Falei com o diretor  esportivo e ele me disse para ir sozinho pois todos da equipe já estavam fodidos, ataquei primeiro com Sagan mas não deu certo, finalmente ataquei com Serry e consegui alcançar os líderes.

A parte ruim foi que embora divulgada transmissão pelo WatchEspn a prova não estava disponível no aplicativo restando ao expectador buscar meios alternativos para ver a prova.

Sair da versão mobile