Mundial Ciclismo de Pista

Luiz Papillon

O mundial de ciclismo de pista acontecerá entre os dias 28 de fevereiro e 04 de março em Apeldoorn na Holanda no velódromo Omminisport. A transmissão começará as 14:30 (horário de Brasília) nos canais SporTV com narração de Sergio Arenillas e comentários de Iêda Botelho.

O velódromo de arquitetura moderna projetado pelo esritório britânico FaulknerBrowns num complexo que inclui café, salas de conferência e reuniões em 6.500m2 podendo receber até 11.000 pessoas. Foi inaugurado em 2008 e já sediou o mundial de ciclismo de pista em 2011 e o mundial de para-ciclismo de pista em 2015 além de ter recebido a largada do contra-relógio do Giro d’Italia de 2016.

As competições a serem disputadas serão:

  • Scratch
  • Perseguição individual
  • Perseguição por equipe
  • Velocidade individual
  • Velocidade por equipe
  • Contra relógio 500m
  • Contra relógio 1000m
  • Velocidade por equipe
  • Keirin
  • Corrida de pontos
  • Madison
  • Omnium

 

Conheça as modalidades do ciclismo de pista:

Scratch

A disputa de 15km para homens e 10km para mulheres, com primeira volta neutralizada os sprinters costumam se poupar para as voltas finais, vence o primeiro a cruzar a linha.

Perseguição Individual

A perseguição individual dois ciclistas largam em lados opostos e o vencedor é aquele que alcançar seu oponente ou completar a distância de prova no menor tempo, 3.000m para mulheres e 4.000m para homens.

Perseguição por Equipe

Segue exatamente a mesma regra que a perseguição individual com uma distância total de 4.000m

Velocidade Individual

É uma disputa entre dois ciclistas em três voltas onde por muitas vezes há uma tensão entre quem será o ciclista a começar a correr protagonizando momentos de track stand, vence o que cruzar a terceira volta na frente. Nas finais ocorrem duas disputas, uma pelo terceiro lugar e outra para definição do campeão e vice.

Velocidade por Equipe

A disputa é semelhante, porém sem a parte neural pois cada ciclista dá apenas uma volta e vence a equipe do primeiro a cruzar. Nas finais ocorrem duas disputas, uma pelo terceiro lugar e outra para definição do campeão e vice.

Contra o Relógio

Velocidade pura em 500m para mulheres ou 1000m para homens, durante as classificações correm dois ciclistas simultaneamente e os oito melhores avançam para as finais onde largam parados, vence aquele que obter o menor tempo. O recorde mundial é de 56″303 de Francóis Pervis (2013) para homens e 32″268 de Jessica Salazar (2016). Nas finais correm duas disputas, uma pelo terceiro lugar e outra para definição do campeão e vice.

Keirin

Sete ciclistas seguem uma moto por 750m antes de efetuarem um ataque nos últimos 250m, a moto acelera gradualmente até 50km/h, vence o ciclista que cruzar primeiro a chegada.

Corrida por Pontos

Em uma corrida longa de 25km para mulheres e 40km para homens os ciclistas conquistam pontos em sprints a cada 10 voltas (para os velódromos de 250m) ou ultrapassando (dando uma volta) nos seus oponentes (basta ultrapassar o último colocado). A pontuação distribuída é:

  1. 5 pontos
  2. 4 pontos
  3. 2 pontos
  4. 1 ponto

Na volta final a pontuação é dobrada (10,6,4 e 2 pontos), a pontuação por dar uma volta é 20 pontos. O vencedor é aquele com o maior número de pontos ao final, em caso de empate a posição na última volta serve de desempate.

Madison

Essa disputa de 50km (200 voltas) para homens e 30km (120 voltas) para mulheres envolve duplas de ciclistas onde um ciclista acelera na parte de cima e o outro descansa por 20 voltas e depois lança o companheiro para a pista e descansa, a cada 10 voltas acontece um sprint valendo a mesma pontuação que a corrida por pontos:

  1. 5 pontos
  2. 4 pontos
  3. 2 pontos
  4. 1 ponto

Na volta final a pontuação é dobrada (10,6,4 e 2 pontos), a pontuação por dar uma volta é 20 pontos e uma equipe que sofre a perda de volta tem 20 pontos deduzidos da pontuação. A equipe vencedora é aquela com o maior número de pontos ao final, em caso de empate a posição na última volta.

Omnium

É um evento combinado que nesta temporada terá sua disputa em quatro modalidades (ante seis até 2017) disputadas no mesmo dia:

  • Scratch 10km para homens e 7.5km para mulher
  • Tempo 10km para homens e 7.5km para mulheres
  • Corrida de eliminação
  • Corrida por pontos 25km para homens e  20 km para mulheres

Para cada uma das três primeiras provas é atribuída uma pontuação com a qual largam para a corrida de pontos e o ciclista com o maior número de pontos ao final é o vencedor e o desempate segue a mesma regra do Madison.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Astana vence Omloop com Valgren

Com um trabalho fantástico de equipe o dinamarquês Michael Valgren venceu a Omloop Het Niewsblad na Bélgica. Vindo de um ataque com doze pilotos logo após a última subida do dia Valgren teve a companhia de dois colegas da Astana e nos dois últimos quilômetros lançou um ataque fulminante e […]

Receba as novidades em seu e-mail