Ícone do site Pelote Ciclismo

Presidente da UCI quer reduzir para seis participantes por equipe nos Grand Tours

O recém eleito presidente da UCI, David Lappartient declarou em entrevista a radio francesa RMC que gostaria de ir além da redução já aprovada para nove pilotos e disse que seis seria um número menor. Possivelmente visando menores custos por equipe além da declamada segurança. A medida pode ter sucesso mas pode também estimular que equipes satélites sirvam de propósito para ajudar um único líder.

Para o ciclista que vai ter de percorrer mais de 2.600km em três semanas e ajudar seu líder, sem dúvida não será um aumento na segurança, além de na parte competitiva tornar ainda maior o abismo entre as equipes de ponta e equipes menores, uma vez que as vagas serão ainda mais selecionadas e quem pode paga mais e levará os melhores, outro efeito contrário será menos protagonistas em Grand Tours, pois com menor número de participantes as equipes não terão “plano B” e fatalmente os nomes secundários ficarão de fora para abrir espaço para super-gregários, esses sim os mais valorizados com a redução.

Nesta temporada a Volta a Polônia já teve a experiência de apenas sete pilotos por equipe, com uma redução do pelote de 177 para 154 pilotos.

Sair da versão mobile