Bardiani e o Doping

Luiz Papillon

A UCI atrasou o envio do comunicado do doping envolvendo os dois pilotos da Bardiani para não atrapalhar a apresentação oficial das equipes, soltando o comunicado somente após a cerimônia encerrada. Seguindo o escândalo cenas de dramalhão seguiram pela noite na Itália. Em função do interesse da imprensa no caso, a gerência do hotel onde a equipe estava hospedada negou a presença da equipe e até apagou as luzes para simular que estavam fechados, claro ignorando o fato que o ônibus e carros da equipe estavam estacionados na lateral do hotel. De algum modo o repórter da Gazzetta dello Sport  Claudio Ghisalberti conseguiu acesso e falou com o diretor da equipe, Bruno Reverberi que declarou:

Eu sei que os organizadores estão sobre pressão para nos mandar para casa mas isso não é culpa da equipe. Se alguém conseguir provar que aconselhei meus pilotos a dopar, então podem enterrar minha licença. O que a equipe tem haver com esses casos? Nós temos regras internas assinadas pelos pilotos. Eles sabem muito bem que são sacados se um positivo é confirmado. Na teoria podem haver ações legais pelas perdas. Mas como você quantifica um dano como esse? Estou em pedaços, sinto como se chorasse. Eu só consigo pensar nos patrocinadores que nunca nos pressionaram por resultados, no pessoal da equipe e nos outros pilotos. Eu quero desistir o ciclismo é minha paixão, tenho 75 anos de idade e este é meu 36º Giro. Que diferença faz uma vitória a mais ou a menos para mim?

Será Reverberi assim tão inocente? Vale lembrar que a Bardiani não faz parte da MPCC (Movimento pelo ciclismo credível) por não demitir um piloto que voltava com baixos níveis de cortisol as vésperas do Giro 2015.  A equipe agora enfrenta a possibilidade de ser excluída do Giro, a suspensão da equipe pode ser de 15 a 45 dias tal qual a Funvic em 2016. Assim que o resultado dos testes da Amostra B dos envolvidos for revelada  a comissão disciplinar da UCI pode chamar uma reunião de emergência e suspender a Bardiani, que por enquanto continua na prova com sete pilotos já que o prazo de substituição expirou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Deu zebra! Lukas Pöstlberger venceu a primeira etapa do Giro 2017!

Pöstlberger, austríaco de 25 anos da Bora venceu a primeira etapa da edição 100 do Giro d’Italia, a prova acabou a pouco teve muita ação na fuga pela honra de vestir as camisas de líder de montanha e velocista mas acabou mesmo no sprint. Caleb Ewan foi segundo e Greipel […]

Receba as novidades em seu e-mail