Ícone do site Pelote Ciclismo

A paciência vence o egoísmo!

Existem diversas situações conflituosas no trânsito, em geral costumamos sempre lembrar que os motoristas de veículos maiores devem guiar afim de proteger os menores. O caso do vídeo aconteceu na Noruega, onde na situação em questão o ciclista pedalava rápido demais para andar na ciclovia lateral – compartilhada com pedestres – e lento em demasia para a velocidade que o ônibus desejava desenvolver, mas dentro dos limites de velocidade da via. Sem encontrar uma posição segura de ultrapassagem o motorista esperou pacientemente pelo ciclista até que resolveu dar uma buzinada, e levou como resposta maior lentidão e o dedo do meio para então o ciclista pegar a ciclovia permitindo a ultrapassagem.

Um dos pontos que destacamos é na matéria publicada pelo noruegues Sider, é a legislação mais compreensiva na Noruega:

Quando alguém quer ultrapassar pela esquerda, o veículo da frente deve manter tanto para a direita quanto possível e não aumentar a velocidade. Quando o veículo está se movendo lentamente ou ocupar espaço, e a estrada é ocupada ou não houver trânsito em sentido contrário, o condutor deve, se necessário, dar lugar à direita e abrandar ou parar.

Todos devem mostrar consideração e estar alerta e cauteloso, para que não possam ocorrer danos ou risco e de modo que o tráfego não é seja desnecessariamente obstruído ou perturbado.

A última frase é perfeita, todos devem mostrar consideração para com os demais, deixar o egoísmo de lado e guiar nas ruas e estradas com harmonia com os demais, e não como em uma maldita corrida maluca onde matar é um detalhe.

Por outro lado é importante sempre lembrar a necessidade de ocupar a faixa, obviamente sem exageros é necessário sempre ao pedalar em vias estreitas utilizar o senso de sobrevivência, não dando espaço para receber uma fechada em seguida ou ser abalroado. Confira o excelente vídeo do Rafael de explicando:

Sair da versão mobile