Equipe de ciclismo de Ribeirão Preto ganha reforços para temporada 2017

Luiz Papillon

Três novos ciclistas chegam ao time São Francisco Saúde/Klabin/Ribeirão Preto, agora equipado com bicicletas e componentes Specialized

A apresentação oficial da equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto em parceria com a Specialized foi celebrada nesta semana, na Multibike Concept Store. O evento, que contou a participação dos atletas, autoridades e imprensa, firmou o compromisso da empresa com base no norte da Califórnia, fundada em 1974 por ciclistas, para ciclistas, no desenvolvimento do ciclismo brasileiro em todas suas vertentes.

“Para nós, é muito gratificante poder apoiar uma equipe tão consolidada, forte e idônea como a Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto. Trabalhamos sempre pensando em melhorar a vida do ciclista, fomentar, e elevar o nível do esporte em nosso país. Tenho certeza que será um ano de muito sucesso juntos, seguido por muitos outros”, destaca Marina Richwin, coordenadora de marketing da Specialized Brasil.

A equipe de ciclismo de Ribeirão Preto é atual vice-campeã do Ranking Brasileiro de Estrada e se mantém entre as três melhores do país há cinco anos consecutivos, conquistando títulos importantes como o Campeonato Brasileiro de Estrada e contrarrelógio com Rodrigo do Nascimento, além de convocações de atletas para a Seleção Brasileira e diversas conquistas individuais e em equipe.

“Com a Specialized, esperamos crescer ainda mais em desempenho com uma estrutura de ponta para os nossos atletas”, comentou o técnico da equipe, Marcelo Donnabella. Para a temporada 2017, a equipe terá o reforço de Antônio “Pippo” Garnero, Cristian Egídio e Rodrigo Melo.


ATLETAS

Conheça os principais destaques do time de ciclismo: São Francisco Saúde/Klabin/Ribeirão Preto:

ALAN VALÊNCIO MANIEZZO (32 anos, escalador)
Campeão Resistência Jogos Regionais 2015
Campeão Desafio Internacional Tepequem de Montanha 2016
Campeão de Montanha Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul 2016
3° colocado geral Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul 2016
Vice campeão Ranking Nacional Individual 2016

ANTÔNIO “PIPPO” GARNERO (33 anos, escalador)
Campeão Brasileiro de Estrada 2014
Campeão do Ranking Nacional por Equipes 2015
Campeão contrarrelógio por Equipes Volta de Goiás 2016

CRISTIAN EGÍDIO DA ROSA (29 anos, passista veloz)
6 títulos no Campeonato Brasileiro de Pista
Campeão Brasileiro Estrada Sub23 2009
Campeão Circuito Boa Vista 2011
Campeão GP Ayrton Senna 2012
Campeão de Montanha Tour Brasil 2012
Campeão Copa da República 2013
Campeão Geral Vuelta del Uruguay 2014
Campeão Volta do Paraguai 2016

JEOVANE JUNIOR DE OLIVEIRA (39 anos, passista)
Campeão Ranking Nacional por Equipes 2013
Vice Campeão Brasileiro de Estrada 2015
Campeão de Montanha Volta Ciclística Internacional do Paraná 2015
Vice Campeão Ranking Nacional por Equipes 2016

LUÍS FERNANDO TREVISAN (19 anos, passista veloz)
Campeão Brasileiro de Junior 2014
Bronze Campeonato Brasileiro de Junior 2015
Campeão SUB23 Vuelta del Uruguay 2016

MAURÍCIO BIELINSK KNAPP (25 anos, passista)
Campeão do Ranking Nacional por Equipes 2013
Campeão Última etapa Desafio das Américas 2013
Campeão GP São Salvador 2014
Campeão Brasileiro de Pista 2015
Vice campeão Ranking Nacional por Equipes 2016

RODRIGO ARAÚJO DE MELO (29 anos, velocista)
Primeiro colocado no Ranking Brasileiro de Estrada sub-23 2009
Campeão de Montanha Volta Ciclística de Goiás 2013
Campeão Torneio de Verão 2014
Campeão Volta do Paraná 2014

RODRIGO DO NASCIMENTO (31 anos, passista)
Campeão Brasileiro de Contrarrelógio 2009
Campeão Brasileiro de Estrada 2013
Campeão Ranking Nacional por Equipes 2013
Bronze Campeonato Brasileiro de Contrarrelógio 2014
Vice campeão Brasileiro de Contrarrelógio 2015
Campeão Geral Volta Ciclística de Goiás 2015
Vice campeão Geral Volta Ciclística Internacional do Paraná 2015
Campeão por Equipes Volta Ciclística Internacional do Paraná 2015
Campeão Brasileiro de Contrarrelógio 2016
Vice campeão Geral Volta Ciclística de Goiás 2016
EQUIPAMENTOS

Como patrocinadora da equipe, a Specialized vai fornecer bicicletas, componentes e acessórios desenvolvidos para oferecer benefícios reais aos ciclistas do time de Ribeirão Preto. Destaque para a bicicleta que o time vai pedalar: Specialized Tarmac SL4 Elite.

A Specialized Tarmac é uma estradeira que não faz só uma coisa bem, ela é uma bicicleta excepcional em tudo. Sua combinação perfeita de desempenho total já venceu as três grandes voltas de ciclismo, sendo capaz de levar os ciclistas do time ribeirão-pretano para o próximo nível de pedal. Tudo isso graças ao seu desenho Rider-First Engineered™ (Projetado para cada ciclista), que assegura desempenho total com qualquer tamanho de quadro, e a junção sem emendas do movimento central com as rabeiras inferiores em monocoque para máxima transferência de potência.

Temporada 2017

O time de ciclismo São Francisco Saúde/Klabin/Ribeirão Preto vai participar das principais competições da temporada, confira os destaques do calendário 2017:
29 de março à 02 de abril – Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul (RS)
07 à 15 de abril – Vuelta del Uruguay (Uruguai)
26 à 30 de abril – Tour do Rio (Rio de Janeiro)
01 de maio – Prova Ciclística 1º de Maio (Indaiatuba-SP)
22 à 25 de junho – Campeonato Brasileiro Estrada Elite (Espírito Santo)
31 de junho à 04 de julho – Volta Ciclística Internacional do Paraná (Londrina-PR)
9 de julho – Prova Ciclística Nove de Julho (São Paulo)
30 de julho à 03 de agosto – Tour de Santa Catarina (SC)
10 de setembro – Volta Ciclística Internacional do ABCD (Diadema-SP)
INVESTINDO NO FUTURO

Um dos destaques do ciclismo de Ribeirão Preto é o profissionalismo com que investe no futuro do esporte e na formação da cidadania, através do desenvolvimento das categorias de base e diversos projetos ligados à educação e mobilidade. Conheça os destaques:

Categorias de base da Equipe de Ciclismo – A Associação Terra de Ciclismo incentiva o ciclismo nas categorias de base. O objetivo da entidade é revelar jovens talentos para o esporte brasileiro. Em 2016, o time ribeirão-pretano contou com 34 atletas, entre homens e mulheres até 19 anos, que treinaram durante três dias da semana e participaram de competições oficiais organizadas pela Federação Paulista de Ciclismo e Confederação Brasileira de Ciclismo. A equipe foi campeã geral e individual da Copa São Paulo de Ciclismo.

Vários atletas da base são destaques em diversas provas estaduais, tais como:
Gabriela Martins – A ciclista, por exemplo, conquistou a Copa São Paulo por duas vezes, na categoria juvenil. Ganhou, também, medalhas no Campeonato Estadual Escolar.
João Henrique Scaranti – O ciclista brilhou na categoria infanto-juvenil e levou a Copa SP em 2015.
João Pedro Rossi – Campeão paulista de contrarrelógio no ano passado;
Cecília Lance – Terceira colocada no Campeonato Brasileiro de Estrada contrarrelógio.
Mobilidade e Cidadania

Dentre os projetos de educação, a prioridade é a mobilidade sustentável, o convívio da família e práticas saudáveis. Saiba mais sobre os projetos:

Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro – A escola ensina as regras e leis de trânsito para quem anda sobre duas rodas. Com isso, é possível andar com mais segurança pelas ruas e bairros da cidade, evitando acidentes. As crianças atendidas ganham, entre outras lembranças, uma CNH do ciclista, semelhante à CNH tradicional, no final do curso. A escola já atendeu mais de 6.200 crianças nas cidades de Ribeirão Preto, com as fases 1, 2 e 3, Sertãozinho, Orlândia, Leme e Morro Agudo.

Pedala Ribeirão – É um evento anual que faz parte do calendário oficial das comemorações de aniversário da cidade. Foram oito edições até hoje. O evento se consiste em um grande passeio de bicicleta ligando os parques Dr. Luiz Carlos Raya e Curupira com a presença de aproximadamente duas mil pessoas em bikes. As inscrições são realizadas com 1kg de alimento.

Ciclofaixa de Lazer de Ribeirão Preto – Executado semanalmente aos domingos, o objetivo3 é promover e estimular o uso da bicicleta e a visita segura, através de corredor segregado, aos parques de convivência da cidade, unindo-os nesta locomoção, propondo ainda uma nova forma de acessibilidade urbana nos finais de semana, priorizando a família e estimulando práticas saudáveis e maior inclusão social voltada ao lazer e a cidadania, nas diversas faixas etárias. Ainda desenvolve campanhas de educação de trânsito; educação ambiental; preservação de praças, parques, jardins e logradouros públicos; ação cultural; campanhas de prevenção à saúde de estímulo à prática do esporte;

A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto tem como patrocinadores a São Francisco Saúde, Klabin, Specialized e Usina Batatais, co-patrocinadores a Passaredo e AOO Energia e o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto, Botafogo Futebol Clube, Savegnago Supermercados, Cuida Bem, Santa Helena, ERT Uniformes, Goal Projetos, Passalacqua, Nutrigesso, OCE, Riberball, Balões Pic-Pic e TGM.

A Specialized Bicycles Components tem seu foco nas necessidades dos ciclistas, produzindo produtos funcionais e tecnicamente avançados, que fornecem um benefício de desempenho desde 1974. Saiba mais em www.specialized.com.br.

 

Divulgação: Bikenamidia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Contador assume liderança em dia de Pinot!

Hoje rolou a segunda etapa da Volta à Andalucia, entre Torredonjimeno e Mancha Real com 177.9km, com 4 montanhas categorizadas com a cereja do bolo uma escalada de 6km para Pena del Aguila. Logo cedo uma fuga bastante sólida se formou com Tim Wellens da Lotto Soudal, Antonio Nibali da Bahrein, […]

Receba as novidades em seu e-mail