Troca o disco, muita montanha e novo camisa rosa!

Luiz Papillon

Começamos o dia com as desistências, primeiro a surpreendente retirada da Katusha de Alexey Tsatevich, que fora punido pela organização por pegar vácuo durante a etapa de domingo. A equipe mostrou-se indignada em seu comunicado e lamentou pela postura do ciclista. Fabian Cancellara também abandonou o Giro, já não guardava esperanças para disputa direta pelas classificações mais importante, aparentemente vai se guardar para o Tour de France.

Falando da etapa de hoje, entramos na cadeia montanhosa dos Apeninos, partindo de Campo Bizencio a décima etapa do Giro 2016 nos leva a um belo cenário de uma cidade medieval que viveu da agricultura por séculos e caminhou para a industrialização, curiosamente a cidade em que o motor a combustão foi desenvolvido, a chegada em Sestola já na província de Modena.

profile

Com 219km, com apenas 25km planos e montanha, foram 2 escaladas de categoria 3, uma de categoria 1 e final numa subida de categoria 3 a etapa começou com uma fuga tendo Cunego nela, Landa já encontrou dificuldades logo na primeira subida do dia, cuja meta foi vencida por Giovani Visconti, seguido por Tim Wellens e Rovny, nesse momento Brambilla já estava a 1′ do pelotão…seu sonho de manter a camisa rosa ia evanescendo.

Mikel Landa se retira do Giro no Km66 de prova, a Sky tem de rever seus objetivos na prova.

Na meta de montanha de Pietracolora, Viconti, Boem e Cunego levam os bônus agora com três minutos de vantagem para o pelote e um minuto para o grupo perseguidor, a distância para o pelote aumentou então muito até no Km 154 estar em 5’24”, começaria então as duas subidas monstruosas do dia e um a um foram sobrando na fuga até que no topo de Pian del Falco ficaram Cunego, Ciccione, Pirazzi, Rovny e Brown com 2’40” para o grupo de Brambilla, na descida Pirazzi caiu, Ciccione abriu uma vantagem de 30″ para Rovny e 1′ para o grupo com Atapuma, Brown, Visconti e Cunego enquanto o pelote vinha com 3′ de desvantagem, era só pedalar para vitória, o jovem de 21 anos da Bardiani Giuliu Ciccone.

gianluca

E na Maglia Rosa, foi o adeus de Brambilla, mas a liderança permaneceu com a Ettix, Bob Jungels assumiu a liderança com 26″ sobre Andrey Amador e 50″ sobre Valverde, ambos da Movistar.

Confira os 10 primeiros na etapa e na classificação geral:

giro-10gc

 

Confira os melhores momentos da etapa:

Next Post

Rescaldos e uma prova de amor!

Depois de um dia de grandes mudanças no Giro, temos ainda os rescaldos da duríssima 10ª Etapa. A primeira grande surpresa foi o abandono de Mikel Landa, pela manhã chegou a dar entrevista dizendo que o Giro dele começaria na etapa de ontem, que pretendia fazer uma grande prova….e no […]

Receba as novidades em seu e-mail