Giro d’Italia um pedaço da história do ciclismo!

Luiz Papillon

A poucos dias de mais uma edição do Giro d’Italia, vamos falar um pouco das origens da prova que tornou-se um dos três grandes eventos de ciclismo do mundo, um Grand Tour!Seguindo os passos de publicações francesas como a Le Vélo que ajudou a organizar a Paris-Roubaix, o editor Tullo Morgagni do jornal “cor de rosa” La Gazzetta dello Sport publicado desde 1896 contatou o dono do jornal e o editor de ciclismo lançando a ideia de uma grande volta na Itália, como ocorria com a vizinha França e o Tour de France, sabendo dos planos do jornal concorrente Corriere dela Sera em promover corridas de ciclismo, os donos aceleraram os planos para em 13 de maio de 1909, ser dada a largada para o primeiro Giro d’Italia.

1912-la-partenza-del-giro-d

Como toda história italiana, houve muitas coincidências para a realização do primeiro giro, primeiro prometeram um premio de 25.000 liras, que não tinham então chamaram um amigo contador de um banco para tentar conseguir a verba, e viajando pela Itália foram felizes em conseguir patrocínio para cobrir satisfatoriamente todos os custos da prova, em especial com um casino em San Remo, onde um ex-funcionário da Gazzetta ajudou a convencer o dono a patrocinar o evento.

Com 8 brutais estágios cobrindo 2441km a competição terminou em 30 de maio tendo Luigi Gana como vencedor, as publicações relatam que 127 ciclistas largam e 49 completaram. Até 1913 eram atribuídos pontos para os vencedores de etapa que somados davam a classificação geral, algo como hoje em dia é dado a camisa vermelha.

Em 1914 a prova pela primeira vez é medida por tempo total, o vencedor do ano recebeu uma punição de 3h por se agarrar a um carro (ah Vicenzo!!!!) numa subida.

O giro para de 1915 a 1919 por conta da segunda guerra mundial, falamos das décadas seguintes no próximo artigo: Binda Coppi e Bartali.

 

Next Post

Binda, Coppi e o Leão da Toscana: Gino Bartali

Seguimos com nossa série sobre o Giro d’Italia, iniciada em: Um pedaço da história do Ciclismo. Neste episódio falamos sobre três ícones do ciclismo mundial. Alfredo Binda, Fausto Coppi e o Leão da Toscana: Gino Bartali. Alfredo Binda, o jovem que roubou a vitória de Girardengo! O Giro parou por […]

Receba as novidades em seu e-mail