Ícone do site Pelote Ciclismo

Amstel Gold Race 2016

Acontece nesse momento a 51ª Amstel Gold Race, clássica holandesa que marca o início das clássicas das Ardenas, a área montanhosa entre Bélgica, Luxemburgo e França.

A prova surgiu como uma tentativa de rivalizar com as clássicas como Roubaix, Strade Bianchi e Flanders, logo na primeira edição foi escolhido o dia da rainha, feriado nacional holandês, para a prova e ai começaram os problemas, desde licenças para cruzar pontoes, até alteração de rota devido a manifestações hippies levaram o ministro das estradas holandês a dizer que poderiam fazer a corrida mas nunca mais naquela data. No ano seguinte a largada mudou para Helmond em frente a cervejaria Amstel e principal patrocinador com a distância em 213km.

Como era uma prova nova no calendário, assim como hoje em dia, as equipes mandavam times B para provas menores, e sem um “jabá” da organização seria impossível ter nomes como Merckx, assim em 1973 a equipe Molteni recebeu uma soma considerável e o Canibal venceu a prova com 3min de vantagem para o segundo colocado, estava a Amstel Gold Race inserida entre as principais provas de primavera.

Os maiores ganhadores da prova são o holandês Jan Raas com 5 vitórias  entre 1977 e 1982 e Philippe Gilbert com 3 vitórias (2010,2011 e 2014), Gilbert que teve de cancelar sua participação na Brabantse Pijl de quarta feira devido um entrevero de trânsito, está na prova de hoje.

Com 258km e 34 subidas curtas e duras a prova terá como principais favoritos, Michal Kwiatkowski (SKY), Michael Matthews e Simon Gerrans (OGE), Julian laphilippe-Petr Vacok (Ettix), Tom Jelte-Slagter e Simon Clarke (CAN).

 

 

Você pode assistir a prova diretamente no site da cervejaria Amstel clicando no link abaixo (caso tenha restrição de região, tente a extensão Hola do Google Chrome):

http://www.amstel.nl/amstelgoldrace/livestream-nos

 

Sair da versão mobile