Ícone do site Pelote Ciclismo

Barba cabelo e bigode, e mais barba!

TdF – Etapa 17 -Marcel Kittel, você usa os produtos Alpecin só por que eles são seus patrocinadores? – É claro que não, eu gosto dos meus cabelos lindos de sedosos como os da Xuxa que usa Monange! Aparentemente, além de xampus e condicionadores, o fabricante alemão também faz bons produtos para as barbas de seus atletas. Talvez isso explique o desempenho de Simon Geschke, que fez barba, cabelo, bigode e pelos da perna na etapa 17 do Tour de France.

Hoje, o dia já começou com a pancadaria comendo solta. Parecia jogo de handebol da sexta-série. De bandeira, Nairo Quintana lançou um ataque e Van Garderen sobrou do bloco. Começava então o pesadelo do americano da BMC. Nairo, como era de se esperar, só estava testando seus adversários e, ao que tudo indica Van Garderen não passaria nem em exame de fezes.

A primeira descida do dia seria no Col des Lèques – aaaaa, le leque, leque, leque. Nela, uma fuga volumosa formou-se. Ao todo, eram quase 30 pelegos abrindo vantagem do grupo do camisa amarela. O TJ foi ajudado pela BMC e voltou para o grupo, mas isso durou pouco. Alguns quilômetros depois, ele acabou abandonando a prova. Aparentemente, o corpo do americano não gosta muito de dias de descanso.

Depois desta descida, chagava a hora de escalar o Col de la Colle Saint-Michel. Contador aproveitou uma diminuição de velocidade do pelotão para tentar um ataque. Longe de estar em sua melhor forma, o Bife pareceu meio batido e nem a presença de Rogers evitou que ele fosse capturado pela Movistar. A Sky cansou da brincadeira e logo foi pra ponta do grupo, evitando novas gracinhas do tipo – ao menos até a última montanha da etapa. Alguns quilômetros mais tarde, o arco-íris afetou Michal Kwiatkowski e ele também abandonou o Tour.

Entrando na penúltima subida da etapa, o Col d’Allos, a fuga tinha uma boa vantagem do pelotão. Porém, a verdade é que o grupo dos líderes estava uma verdadeira zona – só faltou o Maronni para ficar perfeito.

Aproveitando-se da zona, Simon Geschke colocou as barbas de molho e atacou. Atrás dele, a fuga quebrou em dezenas de pedaços. Pinot, Yates, Talansky e Urán partiram na captura do alemão barbudo, mas só Pinot estava puxando. Cansado da situação, o Francês acelerou e cruzou o topo da montanha sozinho, um minuto atrás do alemão.

O asfalto da descida do Col d’Allos parece uma rua de Parelheiros, só que ladeira abaixo. O asfalto é um lixo, cheio de remendo e pequenas pedrinhas soltas. Pinot vinham mantendo a diferença para Geschke até mais ou menos metade do caminho, quando sua roda traseira escorregou e ele levou um pequeno capote.

A partir deste momento, o francês perdeu a confiança e recuou no melhor estilo Segunda Guerra Mundial. No fim da descida, ele havia sido ultrapassado por Talanski, Urán e Mathias Frank. Talanski subiu forte para tentar pegar o alemão barbudo, mas não teve como. No fim, Geschke cruzou em primeiro com sua barba de dar inveja em aluno da FFLCH. O segundo lugar ficou para Talanski (que quase morreu na linha) e o terceiro para Urán.

A treta pela amarela também foi tensa. Na penúltima subida do dia, Froome só tinha Porte para ajuda-lo. A Astana botou na frente meteu um passo forte. Como era de se esperar, o Tubarão tentou dar sua mordida, mas foi neutralizado por Froome, que trouxe Contador, Valverde e Quintana em sua roda.

Na hora da descida, o Tubarão mergulhou em velocidade máxima, sendo seguido de perto por seus adversários. Em um determinado momento, deu um Wiggins no braço do Contador e ele caiu. Com problemas mecânicos na bike, ele acabou trocando de magrelas com o Sagan (que vinha beeeeeeem atrás) e perdeu dois minutos no fim do dia.

Durante a última subida, Nairo Quintana atacou mas Froome respondeu. Em sua roda vieram Valverde, Niba e mais um Astana. Alguns instantes depois, o colombiano atacaria novamente. Desta vez, só Froome foi capaz de acompanhar a pancada do cocaleiro. No fim, os dois cruzaram a linha de chegada juntos.

Mais tarde a gente volta com a repercussão desse conturbado dia no Tour de France.

Confira o final da etapa.

https://www.youtube.com/watch?v=MSwV9BgPCzo

Sair da versão mobile