Viagem de bike - Riscando um ítem da Lista da Bota.

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
edduds
Membro
Nome Verdadeiro:: Eduardo

Viagem de bike - Riscando um ítem da Lista da Bota.

Post by edduds »

Estou querendo colocar em prática esse mês um desejo muito antigo e a ocasião apareceu: Fazer uma viagem de São Paulo à Marilia pedalando.

Como não sou de pedalar grandes extensões, montei o roteiro abaixo que me parece suportável:
https://goo.gl/maps/Rve6a

Pensei em sair cedíssimo de São Paulo e pedalar o máximo possível, como estarei detonado no dia seguinte, pensei em pedalar menos, mesma coisa no próximo e um pedal mais longo para terminar (como disse, meu treinamento não está 100%). Quatro dias, portanto. Fiquei numa luta danada entre 3 e 4, mas 4 parece mais realista.

O primeiro problema: estarei sozinho e sem apoio. O que levar? Não quero gastar muito com equipamento porque a viagem será em breve e tenho pouco tempo para me preparar. Estou pensando em colocar uma garupa e amarrar uma mochila lá, só.

Pensei na seguinte relação de peças:

2 pneus reserva;
5 câmeras;
1 Vipal;
Canivete multiuso
Emenda + chave de corrente
Um raio para cada roda.

Roupas:
2 mudas de roupa "civis"
3 bermudas de ciclismo (uma por dia)
1 ou 2 camisetas de ciclismo

Alimentação (pretendo dar umas paradas para comer comida de verdade):
Uns 10 GU,s
Gatorade (comprar durante o pedal)
Água água água.

Tudo muito bem embalado com saco plástico na mochila.

Sei que alguns aqui fariam esse percurso em 2 dias, mas não é meu caso, e esse primeiro dia nem sei se vou conseguir rodar os tais 150km, de qualquer forma deixarei hotéis reservados no caminho.

Perguntas:
1. No que não estou pensando mas deveria;
2. Alguém consegue identificar algum trecho mais perigoso por causa de assaltos no percurso?
3. Parece ( ) um desafio legal ou ( ) um risco desnecessário?

Para quem não me conhece: tenho 43 anos, 80kg, normalmente sobro em alguns pedais mas faço de boa, por exemplo - São Paulo / Hopi-hari (110km) e já participei da subida de Campos, ficando na "metade da frente" da prova com 2:30min pelo Paiol.

Valeu pessoal. Qualquer ajuda é bem vinda, até mesmo para diminuir a ansiedade, esses dias perdi o sono pensando na possibilidade de fazer isso.
Aerotech tour
Membro

Re: Viagem de bike - Riscando um ítem da Lista da Bota.

Post by Aerotech tour »

Edduds, acho uma boa ideia, parabens pela coragem.
Vai de mountain ou speed?
Eu falaria com o Dbiker, ele tem bastante experiencia com cicloturismo e pode dar umas dicas boas, tenta localizar ele pelo strava e manda uma mensagem.
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

Vc vai levar um raio para cada roda, mas vc tem a chave de raio?

De resto, creio que está bom, pq como vc não está tãããão treinado, é bom não levar muita coisa pra não influenciar no peso.

Acho que parece ser um desafio legal, mas com um risco de medio para alto, primeiro pq estará sem apoio, e segundo por conta da segurança.
Agora é pau na maquina!!
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
edduds
Membro

Post by edduds »

Verdade Denis, esqueci de mencionar, vou de speed, com a Fuji.

É Doido, segurança é a única coisa que realmente mete medo.
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

Bom, analisando friamente, vc não vai correr tanto risco a mais que nós quando treinamos...afinal, o bixo ta pegando pra todo mundo e em qualquer lugar. O lance é depender e acreditar em sorte!

Mas acho bem legal isso, e um dia ainda farei um pedal desses!
Mario Cipollini
edduds
Membro

Post by edduds »

Aliás, dá para colocar garupa em speed? Alguém conhece?
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

Acho que tem que colocar algum adaptador...acho.
Mario Cipollini
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Como não posso ajudar, passei só pra desejar boa sorte!
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Klhada
Membro

Post by Klhada »

só comprar um bagageiro de canote. Eu uso um pra fazer os Audax.

Comprei na Decathlon, e suporta até 5kg. Acredito que tá mais do que bom pro que vc quer levar. Mas esqueceu um corta vento caso chova ou esfrie. De resto, só ir
Image
edduds
Membro

Post by edduds »

binho wrote:Como não posso ajudar, passei só pra desejar boa sorte!
Valeu. Ajuda sim!
edduds
Membro

Post by edduds »

Klhada wrote:só comprar um bagageiro de canote. Eu uso um pra fazer os Audax.

Comprei na Decathlon, e suporta até 5kg. Acredito que tá mais do que bom pro que vc quer levar. Mas esqueceu um corta vento caso chova ou esfrie. De resto, só ir
Sim, 5kg acho que tá bom demais. Valeu, vou procurar lá.
Aerotech tour
Membro

Post by Aerotech tour »

Eu tiraria alguns itens dessa lista. Se pensar bem sao tres ou quatro roles de bike, nao levaria pneu nem 10 gus. Ao contrario iria parando e consumindo agua e alimentos ao longo do caminho.
tambem nao levaria tres mudas de bike, acho que iria somente com duas mudas e lavaria ao longo do caminho, roupa civil, so uma muda. tenis, nem pensar, um chinelo ja dava.
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

eu levaria o pneu! cortaria duas mudas de bike! levava só uma extra e uma civil! levaria gatilho e CO2. Pegava um bagageiro de bike talvez para levar um pouco mais do que os 5kg, até pelo bagageiro genérico ser mais barato que o de canote.

Levaria 2 caraminholas, 1 com água, 1 com 50%agua e 50% gatorade, essa deixava congelar o gatorade durante a noite e completaria com água gelada pela manhã... Agüenta bem 5h de pedal se não estiver um inferno. Enche nas paradas.

Levaria só 4 gu.

Respostas;

1. CO2 , corta vento, lanche.
2. Acho a saída de sp pior pelo trecho até passar alpjaville, mas por conta do trânsito.
3. Desafio legal.

Dependendo do dia de partida poderia arrastar mais um e lhe acompanhar até araacariguama ou um pouco mais, assim vc teria companhia no pedaço inicial mais chato.
edduds
Membro

Post by edduds »

Doido
Esqueci de responder sua pergunta, sim, tenho a chave de raio, as rodas são Ultegra Tubeless, nem precisa tirar o pneu para trocar o raio.

Papillon.
Vou dar uma passada na Decathlon, como é esse bagageiro, tipo alforje? De qualquer forma vou ter que colocar uma garupa então, certo?

Denis
Não vou levar tênis mesmo, mas vamos combinar, três ou quatro rolês de bike seriam para você, pra mim é uma saga épica, kkkkk.
Enkidu
Membro
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Post by Enkidu »

Edduds, eu faço isso desde os meus 16 anos, e sempre de road. Leve as ferramentas, camaras e pneus. Roupa, só um agasalho/corta vento e um moleton pra usar de noite. Pedal com pedaleira (firma pé) é melhor, vc vai poder pedalar de tenis. Isso tudo não deve passar de 2kg de bagagem, que deve ir num bagageiro. O de canote é legal.

Vá sem pressa. Esqueça o estrava e vá curtindo. A viagem da viagem é a própria viagem.

Boa viagem!
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
edduds
Membro

Post by edduds »

Valeu Enkidu. Achei interessante a dica do tênis, estou desacostumado de pedalar de tênis, pretendo arriscar com a sapatilha mesmo.

Minha maior preocupação é com a bunda, certeza que ela vai me dar trabalho. Alguma sugestão? Pomada? Remédio? Massagem do Tonhão, o borracheiro que troca pneu de Uno sem precisar de macaco?
Aerotech tour
Membro

Post by Aerotech tour »

A bunda realmente e um problema. Lembro que no Audax de Campos foram 8 horas de pedal. No final a bunda doia mais do que a perna.
Acho que nesse caso a melhor solucao, alem de um selim confortavel, e nao se estender muito no pedal, fazer sempre paradas a cada 2 horas, no maximo.
Uma vez fiz solo Jundiai ate Monte Siao, foram cerca de 4 horas de pedal non stop, cansei pra burro, alem do necessario, pela falta de agua e pela falta de descanso. Quando pedalamos sozinho, creio eu, tendemos a parar menos. Acho que a melhor dica e ser bem rigoroso com suas paradas.
Aerotech tour
Membro

Post by Aerotech tour »

Outra dica boa é ir com celular, 2 ou 3 baterias extra e ligar o GPS, para ter alguem sempre te monitorando. Se virem o sinal parado fora de uma area de descanso, podem ligar para um resgate ou coisa parecida.
Papillon
Membro

Post by Papillon »

edduds o bagageiro que digo é aquele "mais simples" preso no cubo.

vi numa bicicletaria de vila por 16,00 "instalado"

Image
edduds
Membro

Post by edduds »

Papillon, dá pra confiar em prender isso ai no cubo? Não acaba deixando a porca com pouca rosca?
edduds
Membro

Post by edduds »

Aerotech tour wrote:A bunda realmente e um problema. Lembro que no Audax de Campos foram 8 horas de pedal. No final a bunda doia mais do que a perna.
Acho que nesse caso a melhor solucao, alem de um selim confortavel, e nao se estender muito no pedal, fazer sempre paradas a cada 2 horas, no maximo.
Uma vez fiz solo Jundiai ate Monte Siao, foram cerca de 4 horas de pedal non stop, cansei pra burro, alem do necessario, pela falta de agua e pela falta de descanso. Quando pedalamos sozinho, creio eu, tendemos a parar menos. Acho que a melhor dica e ser bem rigoroso com suas paradas.
kkkkkk, lembro desse relato aí. Foi quando desceu do carro e mandou a família seguir viagem né? Ele valeu de experiência pra mim.
Papillon
Membro

Post by Papillon »

bom, passar bepantol nas partes é mandatório (mega dica do Bergo). nos pedais que fiz longos (até 11h) eu não sofri tanto com a bunda pois sempre fiz parando muito (era muito mais bunda mole que hoje, parava coisa de 30km parava meia hora).

pra prender no cubo é tranquilo, dá um apoio legal da pra prender inclusive com a blocagem, note que tem uns modelos que vem com duas hastes para prender no quadro (e ai precisa ver se o quadro tem a furação, o meu khs tem, o giant nao), mas já vi um cara usar uma borrachinha e enforca gato pra prender, serve para não ficar balangando e tem modelo que vem com uma cinta de borracha pra prender no canote. A vantagem é que sai muito mais barato e suporta coisa de 15-20kg.

veja:
Image

A desvantagem é que o modelo indicado pelo klhada é mais style.
Image
Enkidu
Membro
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Post by Enkidu »

Muito, mas muito importante é a condição da bunda. Quando pedalei por 40 dias na Europa, fui de bermuda Assos (ja em 91 paguei quase 100usd nela, mas me salvou a bunda) e selim com gel (um Avocet - nem deve existir mais a marca).
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

bem o que sempre me salva em pedais mais longos é o brooks... podem zoar mas é super confortável, eu estudaria bem os trajetos e os possíveis pontos de parada, alem de ver algo maior do que 750ml pra levar agua. tbm não esquece de se proteger do sol, manguito e pernitos esquentam mas protegem direto, filtro solar tem de lembrar de repassar.
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Worf
Membro

Post by Worf »

bunda cada um tem a sua...minha pele é sensível, espinhas e assaduras me detonam. Nos pedais de mais de 200 que fiz coloquei muito, mas muito creminho de bunda e ficou tudo bem.
Também tentei levantar bastante, dar aquela saída do selim nas descidas e acho que ajudou.
Igual o Aero levaria menos roupa em quantidade e nesse quesito me preocuparia com variações climáticas que são um saco. Como o Japa, de chinelo e sapatilha, tênis de jeito nenhum.
Não sou o mais experiente para falar, mas levar pneu é punk. No caso de um rasgo de um modo geral um manchao profissa daria conta (penso). De novo, pense no que dizem os mais experientes, o que não é o meu caso. E tbm sou sortudo nesse quesito, já fui de Campinas a Poços de Caldas com 2 outros retardados...ida e volta no mesmo dia naturalmente. 1 furo e olha que voltamos sem luz nenhuma pela Ademar de Barros rodiada de plantação de cana até o Taquaral.
Para Aparecida, desde Itatiba com os amigos de la foi zero furo mesmo. Dessa vez dormimos em Aprecida e voltamos só no dia seguinte, bem mais inteligente...
Image
vladbarra
Membro
Nome Verdadeiro:: Vladimir

Post by vladbarra »

Enkidu wrote: "...Vá sem pressa. Esqueça o estrava e vá curtindo. A viagem da viagem é a própria viagem..."
Profundo mas verdadeiro na essência, o legal da viagem é esquecer de tudo e curtir!
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
edduds
Membro

Post by edduds »

Atualizando para quem não viu no Strava. Missão dada...

Saí daqui no sábado dia 12/04, às 7:00h, cheguei, conforme planejado na terça, dia 15. Foram 4 dias, mas poderiam ter sido três se eu tivesse tido a ideia pelo menos um mês antes e me preparado mais, estava sem pedalar e só me preparei por uma semana e meia.

O percurso foi exatamente esse, com paradas para dormir em Cesário Lange, Botucatu e Bauru: https://goo.gl/maps/hcwct.

Quatro pneus furados - 2 no primeiro dia e dois no quarto.
Um raio quebrado - que eu tinha reserva.
Só.

Tive também um machucado na virilha causado pelo atrito com a roupa, apesar de ter usado um creme para isso (esqueci o nome). Não incomodava muito durante o pedal, mas à noite doía um pouco.

Foram só quatro pedais seguidos, nada demais, 135, 85, 91 e 125km. Mas estar sozinho, por sua própria conta, cada vez mais longe de casa, é legal. Tem momentos de gás e ânimo totais, de deslumbramento, de raiva, de tédio, de concentração, de bobeira, enfim, toda a paleta de emoções. Deitar à noite e repassar o pedal mentalmente vale todo o custo (e risco).

Obrigado pelas dicas, considerei todas com cuidado.

Para levar as coisas, comprei um bagageiro de selim da Topeak que achei muito bom, é tipo uma malinha que corre em um trilho e você pode destacar da bike.

Uma bermuda e uma camiseta, um par de chinelos, alguns GU's, três raios - um para cada roda (entendedores entenderão), cabos, um pneu, umas ferramentas e pizza, pizza todas as noites (mais uns dois pedaços para comer depois de duas horas pedalando. Santo remédio).

E um custo total três vezes superior a fazer a mesma viagem de carro, mas qual é a graça?
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Parabens Edduds!

Mas e ai tem fotos, documentário, tragédias e romance?
edduds
Membro

Post by edduds »

Papillon wrote:Parabens Edduds!

Mas e ai tem fotos, documentário, tragédias e romance?
Valeu Papito.

Tem umas, mas os sites de subir imagem que conheço são bloqueados aqui no trabalho.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Parabéns hein!! Pelo jeito em breve vai ter um no randennour aqui no forum! :basso2
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Post Reply