Marcelo Marino wrote:Bora C35: rodas de 35 mm estão cada vez mais na moda. Até outro dia falavam que para ser aerodinâmica teria que ter 50, 60 mm, logo logo 35 mm vai ser o "perfil ideal".
Loading...
na verdade o q aconteceu foi uma mudanca de paradigma.
antes as rodas de 35mm eram mais estreitas (19mm) e a dobra na regiao dos nipples era em angulo agudo - assim o pneu ficava "apartado" do "perfil aerodinamico" idealizado e o conjunto nao gerava vantagem aerodinamica suficiente , ficando com desempenho muito distante das rodas com perfil 55-60mm.
com os novos aros "largos" (26mm), o pneu passou a "fazer parte" do perfil aerodinamico, pois a lateral do pneu veio a praticamente fazer parte do aro, por estar "nivelada" - entao 35mm + 20mm (altura do pneu) = 55mm q é uma altura de perfil ideal pra gerar ganhos aero nas velocidades de cruzeiro acima dos 30-35km/h.
ou seja, hoje rodas 35mm com aros largos proporcionam desempenho aerodinamico similar ao das rodas 55mm da geracao passada - e como as 55mm atuais sao mais pesadas do q as 35mm atuais, na maioria das situacoes as de perfil 35mm levam vantagem e por isso popularizaram-se rapidamente.
é bom frisar q o q escrevi é apenas um exercicio de raciocinio logico MEU sobre os dados e relatos divulgados nos testes dos fabricantes - nao sou engenheiro nem tenho tunel de vento pra aferir nada disso
