Abri um tópico umas semanas atrás sobre comprar um Garmin ou outro dispositivo, mas acabei ficando com o Edge 520 mesmo. O motivo envolveu usar esses apps da Connect IQ que são bem legais. Um deles é o What's my FTP da plataforma online Xert (pertencente a Baron Biosystems) o link do app é esse aqui: https://apps.garmin.com/en-US/apps/a947 ... fc369dbb#0.
Como funciona? Na teoria vc sai pra pedalar e o app vai acumulando os dados de potência gerados em tempo real para estimar o seu FTP. Sem testes, sem intensidade pré-determinada ou tempo. A medida que vc vai pedalando o indicador de FTP vai "carregando" (como um manômetro) partindo de uma zona verde ao redor do número do FTP, até atingir uma zona vermelha. A partir daí os dados que vc vai entregando vão ajustando o número estimado do seu FTP. Se vc aumentar o esforço, o mostrador entra numa zona roxa e aí o número na tela sobe mto mais rapidamente.
Mas a prática... como é? Após ler alguns comentários em diferentes fóruns e no DC Rainmaker, percebi que o melhor caminho era fazer alguns esforços em subidas. Esforços até a exaustão, mas sem duração específica. No review do DC Rainmaker, fala-se que "all-out efforts" de apenas 2 minutos seriam suficientes para o app calcular o FTP. Então foi exatamente isso que eu fiz. Saí de casa e logo tem uma pequena rampa de apenas 10 m de ganho de elevação. Não deixei a potência na tela do garmin pra não tentar controlar... fui só no feeling mesmo. Subi a rampinha sem mto alarde e vi que o mostrador começou a carregar quase completando todo a zona verde e entrando na amarela. 200 m depois peguei mais uma rampinha daquelas que vc sobe embalado... só pedalando em pé na mesma marcha que vc tava no plano. Nesse momento o mostrador entrou logo no vermelho e o número do FTP na tela começou a subir lentamente. Em menos de 3 min o número que sempre começa em 100w já estava em 120w. Peguei mais um trecho plano e o mostrador voltou pro verde, oq significa que nada q eu estava fazendo ali estava alterando a estimativa do FTP. Aí peguei uma primeira subidinha: 1min10 a 290w. Novamente não controlei a potência... só fui no ritmo que eu sentia q dava pra ir sem me cansar... subi na relação mais leve (34x28) e cadência bem confortável (65 rpm). Ao completar a subida vi q mostrador entrou na zona roxa e o número saltou pra 183w de FTP!
Desci e fui me preparando pro desafio mesmo: 700m a 10%, uma subida que eu levo uns belos 4 min pra completar. Acelerei no pé da subida e fui! Sem ter referência nenhuma, comecei mais forte e fui morrendo, mas a análise pós treino mostrou que a variação da metade inicial pra metade final foi de 30w (390 pra 360w). Fiquei o tempo todo olhando pro mostrador e em poucos segundos ele já tava no roxo novamente e nesse momento o número catapultou com violência indo de 183 pra 235w em menos de 1 min. Agora vem a parte mais interessante: a medida que eu fui cansando o mostrador começou a baixar do roxo para o vermelho indicando que aquele esforço já não estava mais incrementando a estimativa. Aí eu apertei mais um pouco e o mostrador voltou pro roxo chegando a 266w ao final da subida, onde eu sprintei de pé pra bombar a estimativa. Resultado do intervalo "para valer": 375w por 3min20.
Desci, rodei um pouco e fui pra uma segunda tentativa, tentando fazer mais força, mas aí empenei mesmo. Entra aqui o segundo detalhe: por mais que tenha feito mais força na segunda tentativa, mesmo após 1 min o mostrador não entrou sequer no vermelho. Foi aí que eu comecei a tecer minhas teorias de como o app estima o FTP. Provavelmente ele usa alguma relação de potência x tempo (ou seja, trabalho) e estima por quanto de potência X vc pode produzir por tempo Y. Se vc for capaz de gerar um esforço de, por exemplo 30 kJ, não importa se forem 500w em 60s ou 250w em 120s... o "esforço" será computado como o mesmo. No momento que os 500w forem mantidos por 90s ao invés de 60s ou os 250w forem mantidos por 240s ao invés de 120s, aí a estimativa se ajusta. Aproveitei pra fazer uns sprints pra ver se mudava alguma coisa (indo pro lado anaeróbico), mas mesmo picos de 1100w não mudaram em nada.
Mas e aí? O app bate com a realidade? Eu não sei dizer pq eu não sei mais qual é a realidade. Fiz um teste de rampa tipo Trainerroad e o FTP ficaria em 255w. O teste de 20 min eu explodi então não ajuda. Analisando um pedal com um colega onde não controlei nada e fui tudo na pancadaria eu percebi uma abrupta queda de tempo no histograma de potência x tempo exatamente em 265w. Em suma: eu não posso dizer que está muito longe doq outras indicações apontam, mas quero fazer outras tentativas antes de bater o martelo!
Deixo esse post pra encorajar os amigos que tenham Garmin da série 520, 820, 1000 ou 1030 pra tentarem tbm!