Training Mask
Por Fernando Reiser @fernandocreiser
Ponto central
Será que vale a pena usar essa máscara de treinamento ou é só marketing?
Desde o surgimento desses utensílios a pergunta a seu respeito é: Vale o investimento? Para responder inicialmente, atletas de diversas modalidades promoveram as máscaras; desde LeBron James(NBA), Dwayne Wade(NBA), Marshall Lynch(NFL), a atletas tupiniquins, alguns deles até customizam a máscara com a bandeira do Brasil. Isto nos leva a crer que pode ser que exista algum efeito benéfico... Será?
Sellers(2015) publicaram recentemente um artigo tentando verificar se existem os tais efeitos da training mask em cadetes (10 da força aérea e 7 do exército, que efetivamente cumpriram todo o cronograma). Separando-os em dois grupos (um que treinou com a máscara, e outro que não usou o tal aparato). Os cadetes foram submetidos a 6 semanas de treinamento físico. A máscara foi ajustada (segundo o fabricante) simulando uma altitude de “~2750m”.
Os resultados demonstraram não haver diferenças estatisticamente significativas entre os que treinaram com a máscara como os que não treinaram com ela; tanto para as capacidades anaeróbias (potência, índice de fadiga) quanto para as aeróbias (VO2, tempo de exaustão) no pós-teste em ambos os grupos.
Na altitude ocorre uma menor oferta na concentração de oxigênio disponível, levando à situação de hipóxia. Já é bastante conhecido a algum tempo que as inferências do treinamento na altitude aumentam a capacidade aeróbia do organismo, a seleção olímpica americana, por exemplo, tem base de treinamento no Colorado a 2km do nível do mar. Contudo, a máscara merece algumas ressalvas; e até agora não demonstrou efetividade alguma no treinamento nos estudos, necessitando de mais pesquisas. Minha consideração é de que ela é somente mais um jogada mercadológica, esperamos para ver mais resultados.
Sellers,JH.; Efficacy of a Ventilatory #Training #Mask JSCR[...]2015
https://www.facebook.com/biomecanicadad ... =3&theater" target="_blank