Semana passada completei o primeiro bloco de 6 semanas do treinamento de base do Trainerroad (Sweet Spot Base High Volume I), em que, como regra geral, faço os treinos curtos e estruturados no rolo e os longos na estrada. No domingo passado, dia 21, após o último treino do bloco, comecei a sentir um desconforto na garganta, daqueles típicos de um resfriado ou gripe. Nesse contexto de resfriado/gripe, minha mulher e minha filha também apresentavam os mesmos sintomas.
Na última terça, dia 23, ainda com a garganta "arranhando", iniciei o segundo bloco de 6 semanas da base (Sweet Spot Base High Volume II) com o teste de FTP do protocolo de 8 minutos, que não foi nada bom. Não dormi bem e não estava me sentido nos melhores dias em termos de disposição, motivos que provavelmente contribuíram para eu desistir do segundo bloco de 8 minutos. Como prêmio de consolação, no intervalo de 8 minutos que consegui completar a duras penas, consegui manter o FTP de 6 semanas atrás (aplicando a redução de 90%).
Na quarta, ainda acreditando que meu problema se resumia apenas à garganta "arranhando" e que o teste do dia anterior tinha sido apenas um "bad day", segui com a programação da base e realizei um treino com 3 intervalos de 20 minutos em RPE 8.5. Durante o treino percebi claramente que estava debilitado por conta da gripe ou resfriado, mas mesmo assim segui e completei os 3 intervalos na "sofrência", pois, afinal de contas, ciclista é um povo besta que gosta de sofrer.
Chegando ao escritório após o treino de quarta senti que a gripe tinha me atingido em cheio, pois estava com bastante cansaço, coriza e tosse. Por motivos óbvios, abortei os treinos de quinta e sexta e dormi bastante nas últimas duas noites, de modo que hoje já estou me sentindo quase bom, apesar da garganta ainda estar "arranhando".
Depois de tanto escrever, vem a pergunta aos sábios oráculos da sofrência: continuo com os treinos do bloco que acabei de iniciar ou reinicio o bloco a partir do teste de FTP?
Para referência, segue o que me espera nas próximas semanas: