Gripe e volta aos treinos

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Post Reply
portoga
Membro
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Gripe e volta aos treinos

Post by portoga »

Pessoal, necessito de uma opinião dos "coaches" de plantão. Desculpem-me pelo longo relato, mas acredito que assim fica mais fácil entender minha situação.

Semana passada completei o primeiro bloco de 6 semanas do treinamento de base do Trainerroad (Sweet Spot Base High Volume I), em que, como regra geral, faço os treinos curtos e estruturados no rolo e os longos na estrada. No domingo passado, dia 21, após o último treino do bloco, comecei a sentir um desconforto na garganta, daqueles típicos de um resfriado ou gripe. Nesse contexto de resfriado/gripe, minha mulher e minha filha também apresentavam os mesmos sintomas.

Na última terça, dia 23, ainda com a garganta "arranhando", iniciei o segundo bloco de 6 semanas da base (Sweet Spot Base High Volume II) com o teste de FTP do protocolo de 8 minutos, que não foi nada bom. Não dormi bem e não estava me sentido nos melhores dias em termos de disposição, motivos que provavelmente contribuíram para eu desistir do segundo bloco de 8 minutos. Como prêmio de consolação, no intervalo de 8 minutos que consegui completar a duras penas, consegui manter o FTP de 6 semanas atrás (aplicando a redução de 90%).

Na quarta, ainda acreditando que meu problema se resumia apenas à garganta "arranhando" e que o teste do dia anterior tinha sido apenas um "bad day", segui com a programação da base e realizei um treino com 3 intervalos de 20 minutos em RPE 8.5. Durante o treino percebi claramente que estava debilitado por conta da gripe ou resfriado, mas mesmo assim segui e completei os 3 intervalos na "sofrência", pois, afinal de contas, ciclista é um povo besta que gosta de sofrer.

Chegando ao escritório após o treino de quarta senti que a gripe tinha me atingido em cheio, pois estava com bastante cansaço, coriza e tosse. Por motivos óbvios, abortei os treinos de quinta e sexta e dormi bastante nas últimas duas noites, de modo que hoje já estou me sentindo quase bom, apesar da garganta ainda estar "arranhando".

Depois de tanto escrever, vem a pergunta aos sábios oráculos da sofrência: continuo com os treinos do bloco que acabei de iniciar ou reinicio o bloco a partir do teste de FTP?

Para referência, segue o que me espera nas próximas semanas:

Image
Image
marcoaleite
Membro

Re: Gripe e volta aos treinos

Post by marcoaleite »

Portoga, o que passou, passou! Se você ainda está apresentando sintomas do pós gripe, diminua a carga dos treinos para que você consiga recuperar 100%. Aí recuperado, você volta de onde parou e dá sequência no planejamento. Eu continuaria com o mesmo FTP, até porque depois de ter ficado em recuperação da gripe, não vai conseguir performance muito acima ao ponto de interferir na adaptação.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Keeepz
Membro
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira

Post by Keeepz »

Eu "começaria do começo", mas do treino seguinte apos o teste de ftp, nao repetir.

Essa sua gripe pode ter sido consequência do seu primeiro bloco de treino.
Se eu for além do que suporto, a tendência é o sistema imunológico ficar debilitado e qualquer resfriado chega com força.

O friel fala sobre um "neck check".
Pra você ver os sintomas acima e abaixo do pescoço.

Nariz escorrendo, garganta arranhando, etc, ele diz pra treinar, mas manter intensidade e duração baixa.
Se forem abaixo do pescoço, nem iniciar o treino, apenas descansar.

E eu concordo totalmente!
portoga
Membro

Post by portoga »

marcoaleite wrote:Portoga, o que passou, passou! Se você ainda está apresentando sintomas do pós gripe, diminua a carga dos treinos para que você consiga recuperar 100%. Aí recuperado, você volta de onde parou e dá sequência no planejamento. Eu continuaria com o mesmo FTP, até porque depois de ter ficado em recuperação da gripe, não vai conseguir performance muito acima ao ponto de interferir na adaptação.
Valeu, Marco!

Só não entendi uma coisa: volto de onde parei descartando os treinos perdidos, ou seja, se deixei de treinar na quinta, sexta e sábado, retorno com o treino preconizado no domingo e sigo o planejamento daí em diante?
Image
portoga
Membro

Post by portoga »

Keeepz wrote:Eu "começaria do começo", mas do treino seguinte apos o teste de ftp, nao repetir.

Essa sua gripe pode ter sido consequência do seu primeiro bloco de treino.
Se eu for além do que suporto, a tendência é o sistema imunológico ficar debilitado e qualquer resfriado chega com força.

O friel fala sobre um "neck check".
Pra você ver os sintomas acima e abaixo do pescoço.

Nariz escorrendo, garganta arranhando, etc, ele diz pra treinar, mas manter intensidade e duração baixa.
Se forem abaixo do pescoço, nem iniciar o treino, apenas descansar.

E eu concordo totalmente!
Matheus, tenho dois filhos em idade escolar, dessa forma tenho certeza quase absoluta que o vírus que infectou a família toda veio da escola de algum deles. Agora, quanto aos sintomas da gripe mais severos em mim, tudo leva a crer que isso tenha relação direta com a carga de treinos e a abusada depois de instalado o vírus.

No mais, achei demais esse "neck check"! Vou aplicar de agora em diante.

Abraço!
Image
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Estou no mesmo barco.
Completei semana passada a semana 1 do 6weekFTPbuilder do Zwift (o Edgard ta fazendo também e mais adiantado), na sexta senti os sinais da gripe, no sábado a família toda de bode. Morri em um treino e tive que abortar a semana 2, fiquei fazendo rolo sem objetivo só para manter girando as pernas e até para sentir a recuperação, só ontem consegui pedalar 1h sem morrer, pretendo na segunda feira voltar o programa e para isso vou amanhã e domingo fazer treino de base.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

portoga wrote: Valeu, Marco!

Só não entendi uma coisa: volto de onde parei descartando os treinos perdidos, ou seja, se deixei de treinar na quinta, sexta e sábado, retorno com o treino preconizado no domingo e sigo o planejamento daí em diante?
Isso, se estiver seguindo as datas do programa com fidelidade, toca para o treino de domingo. Creio que seja um treino de intensidade média/baixa, isso já propicia o seu retorno as atividades sem aplicar uma intensidade muito alta logo de cara.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

Pior meu caso... dengue! :lance3 :lance7
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

samuelgouvea wrote:Pior meu caso... dengue! :lance3 :lance7
Puts meu!!! Pegou agora, justo neste final de semana?!?! Melhoras aí!!
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

Pois é Marco... tava me lamentando com o Tiago aqui tambem.

eu até acho que vou estar recuperado no dia da prova, mas sem chance de ser competitivo.

Triste pacas cara... :(

agora é ver qdo vou estar apto a treinar de novo e correr atrás do prejú.
Image
portoga
Membro

Post by portoga »

Marco, acabei decidindo por recomeçar a semana 'perdida', apesar de concordar com seu conselho de seguir a vida. Nesse sentido, mudei de ideia, pois o TSS da segunda semana é maior que o da primeira, então achei mais prudente recomeçar 'fresco' e com uma carga menor.

Fiz o teste de FTP (protocolo de 8 minutos) e tive uma melhora de 3,5% em relação ao último teste, realizado há 7 semanas. Como estou usando Virtual Power até chegar o meu novo medidor de potência (em abril), não sei o valor 'real' do meu FTP, entretanto o que importa é a evolução frente ao referencial que estou me baseando.

Rumo à meta de adquirir uma boa base e atingir um FTP de 4W/kg!
Image
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

Voltei

impressionante como a tal dengue é debilitante. até a alegria de viver vai embora...

aposto que o romanetto deve ter ficado caladão com dengue, hehehe!

interessante que eu achava que voltaria muito pior... que demoraria um mês ou mais pra me recuperar.
Image
Post Reply