
Etapa de média montanha, com 3 portos de montanha categoria 3 em sequência, nos quilômetros 14, 32 e 52 (para matar "os velhinhos"...

A geografia do trajeto favorecia uma fuga, e esta se formou. Quatro ciclistas (o polonês Marcin Mrozec da CCC, o belga Jerome Baugnies da Wanty, o russo Eugeny Shalunov da Gazprom-Rusvelo e o espanhol Imanol Estevez da Euskadi-Basque Country) "partiram para a fuga" e chegaram a estabelecer um intervalo de quase 8 minutos em relação ao pelotão.
Faltando cerca de 10km para o final a vitória da fuga era quase certa, já que esta conseguia manter-se cerca de 1 minuto à frente do pelotão. Porém, na parte plana do percurso o Team Sky e a Tinkoff começaram a disputar a hegemonia do pelotão, buscando colocar os seus melhores atletas nas melhores posições. Com isso a diferença entre os escapados e o pelotão foi ficando dramaticamente menor a cada quilômetro.
Quando faltavam apenas 2 km para o final da etapa, no momento em que os ciclistas passavam pela avenida que margeia o Rio Guadalquivir, tendo a histórica Plaza de Toros de Sevilha por testemunha, a fuga foi capturada pelo pelotão.
Os quatro ciclistas da fuga - enquanto ela ainda se mantinha "viva":

A Tinkoff mostrava-se arrebatadora, com 4 atletas à frente do pelotão, seguida de perto pela armada da Cofidis que protegia seu velocista, o francês Nacer Bouhanni. A Movistar ameaçou uma formação para lançar Lobato no sprint final, quando os belgas Bert Van Lerberghe e Gijs Van Hoecke da Topsport Vlaanderen - Baloise chegaram forte às últimas curvas, reclamando o título. No sprint final o italiano Daniele Bennati da Tinkoff superou Van Lerberghe e faturou a etapa. Juan José Lobato (Movistar) chegou em terceiro e Nacer Bouhanni (Cofidis) foi apenas o sexto.
Classificação da Etapa:
1 BENNATI Daniele - Tinkoff - 3:56:02" - média de 41,99 km
2 VAN LERBERGHEB Bert - Topsport Vlaanderen - Baloise (idem)
3 LOBATO Juan José - Movistar Team (idem)
4 GATTO Oscar - Tinkoff (idem)
5 VAN HOECKE Gijs - Topsport Vlaanderen - Baloise (idem)
6 BOUHANNI Nacer - Cofidis, Solutions Crédits (idem)
7 HOLLENSTEIN Reto - IAM Cycling (idem)
8 KREDER Raymond - Roompot- Oranje Peloton (idem)
9 VAN DER SANDE Tosh - Lotto Soudal (idem)
10 TANNER David - IAM Cycling (idem)
(...)
49 CARDOSO Flavio - Funvic Soul Cycles - Carrefour
67 RAMOS Kleber - Funvic Soul Cycles - Carrefour
100 PIEDRA Antonio - Funvic Soul Cycles - Carrefour
127 GASPAR João - Funvic Soul Cycles - Carrefour
143 AFFONSO Murilo - Funvic Soul Cycles - Carrefour
148 PRADO Magno - Funvic Soul Cycles - Carrefour
Flavio Cardoso foi o melhor brasileiro na competição, onde todos os atletas da Funvic chegaram junto com o pelotão.
Magno Alves sofreu um pequeno acidente (aparentemente, sem consequências) no final da etapa, como pode se ver no vídeo abaixo (17:07"):
Danieli Bennati (Tinkoff) com a mão na taça:
