Como treinar na semana semana da prova?

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Post Reply
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Como treinar na semana semana da prova?

Post by Leo Miau »

Existem vários tópicos de como se treinar e tudo mais, mas eu procurei um sobre os dias que antecedem a prova e não achei.

O que acontece que muitos treinam bem e até treinam certo, mas na semana da prova acabam treinando errado, já vi atletas aqui da minha região que tem prova no domingo e fazem um treino muito forte e longo na sexta, e no sábado não andar nada.

A pergunta é simples, o que devemos fazer na semana da prova?
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Storopoli
Membro
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo

Re: Como treinar na semana semana da prova?

Post by Storopoli »

Das minhas anotações:

• cycling performance will improve during a taper when training intensity is not reduced and training volume is diminished by 21–60 per cent
• Optimal durations of the taper seem to range from 8 to 14 days

Fonte: James Hopker & Simon Jobson. “Performance Cycling.”
Landim
Membro
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Post by Landim »

Comigo era um treino de vo2Max na terça feira, e nos outros dias so giro z1 e z2 com pouco volume, e no dia anterior 1h de zona 1/2 com dois tiros de 1 minutos no anaeróbico.
Image
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Depende da prova. Se não for um prova que caia numa semana de descanço ou depois de um peak, eu trato normalmente como semana normal e não mudo nada, no max deixar de fazer um treino forte logo no dia anterior a prova.

Se for uma prova "especial" ai da pra escrever um capítulo de livro fácil fácil. Acho que a receita de bolo seria reduzir o volume para diminuir a fadiga e manter alguma intensidade para não afetar d+ na forma. Pra quem usar PM, seria manter TSS suficiente pro teu TSB chegar no ponto que voce quer (negativo, levemente negativo, positivo) mas sendo composto mais de recovery com intervalos intensos e curtos (5x1min por exemplo).
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Para mim:

Baixa intensidade, máximo Z3, cadência alta e nada muito longo, mas com alguns tiros curtos mais intensos. Se for possível acrescentar mais um dia de treino na semana melhor.

Ótimo seria um treino atrás de carro/moto (baixa intensidade já que tem vácuo, velocidade, cadência altas). Não tendo essa possibilidade procurar um local com vento a favor, falso plano em descida, um pelotão que consiga ficar no vácuo sem muito esforço. Qualquer coisa que te proporcione uma velocidade alta com intensidade baixa.

Considerando uma prova no final de semana faria isso de segunda para frente, até o domingo anterior a pauleira tem que estar forte. Seria a semana de descanso para ter a supercompensação e elevar a performance.

Image
Last edited by Marcelo Marino on Fri 27 Feb 2015 12:17, edited 1 time in total.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
PH
Membro

Post by PH »

Fora as mandingas de cada um.... isso sim daria um livro. Melhor nem começar a falar nessa tópico rsss
Image
PH
Membro

Post by PH »

Marino, qual a sua explicação para os treinos de vácuo na semana da prova? Aliás, qual a explicação para treinos de vácuo a qualquer momento, exclusindo o caso de voce ser um sprinter?
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

rsrsrs as mandingas são brabas!

Semana de prova, se não for nada prioridade A eu treino normal também, só de quinta para sábado que tiro um pouco o pé, normalmente na sexta é descanso. No sábado tiros de intensidade alta, curtos e cadência alta, depois rodar em Z1/Z2 no máximo para soltar as pernas.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Marcelo Marino wrote:Ótimo seria um treino atrás de carro/moto (baixa intensidade já que tem vácuo, velocidade, cadência altas). Não tendo essa possibilidade procurar um local com vento a favor, falso plano em descida, um pelotão que consiga ficar no vácuo sem muito esforço. Qualquer coisa que te proporcione uma velocidade alta com intensidade baixa.
Eu não entendo isso de usar vácuo para treinar, a não ser que se queira treinar pegar vácuo. Qual a diferença entre andar a 30 km/h sem vácuo ou 40 km/h com vácuo e esforço de 30?

ps.: Não estou sendo sarcástico, é que vejo gente falando que treinou no vácuo e nunca entendi o motivo...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Na verdade não são minhas as explicações, são de um treinador...de um sprinter. :D
Não é o único que vi falando sobre essas vantagens também.

Para mim parece fazer sentido para outras modalidades.

Vantagens de um modo geral, coloco um * nas válidas para a última semana.

- Treinar variações de ritmo do pelotão. Você vai atrás do carro a um ritmo moderado e ataca de tempos em tempos pela lateral. É útil também nas subidas, não pelo vácuo, mas pela referência.
- *Treinar na velocidade e cadência que a corrida acontece, ganhar mais agilidade. No caso dos sprinters é ainda mais importante, já que são poucas oportunidades de estar em velocidades de 60/70 km/h.
- *Melhor recuperação, pelo fato das pernas girarem mais rápido, a remoção de ácido lático acumulado acontece mais rápida e ainda se transforma em energia.

Ah, mas por que eu não posso colocar um giro alto com uma velocidade baixa? Não é a mesma coisa girar a digamos 110 rpm a 40 km/h e a 20 km/h em termos de coordenação. A corrida acontece a 40 e você não pode fazer um esforço grande na última semana, por isso vai girar a 20, mas não vai ter a mesma dinâmica.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
schmidt
Membro
Nome Verdadeiro:: Daniel

Post by schmidt »

Storopoli wrote:Das minhas anotações:

• cycling performance will improve during a taper when training intensity is not reduced and training volume is diminished by 21–60 per cent
• Optimal durations of the taper seem to range from 8 to 14 days

Fonte: James Hopker & Simon Jobson. “Performance Cycling.”
No livro "Triathlon Science" do Joe Friel ele recomenda exatamente o que você colocou a respeito do volume, além disso ele diz que para o "tapering" ser mais eficiente a redução de volume deve seguir a forma "exponential fast decay", segue um link para o livro: https://books.google.com.br/books?id=Tr ... &q&f=false" target="_blank

Pelo que li no livro o resumo é o seguinte:
- Volume: reduzir
- Intensidade: aumentar
- Frequência: manter
Image
PH
Membro

Post by PH »

Eu ainda acho um grande hype, ou algo que os pseudo-treinadores passam para parecerem "diferenciados". Pra grande maioria era melhor (e mais seguro!) treinar normalmente. Pergunte para o próximo que chegar falando que fez um "treino de vácuo", 99% de certeza que o motivo vai ser "para soltar as pernas", ou seja, não faz idéia do que está falando.

Já fiz treino atrás de moto (sendo o segundo atrás da moto) tentando imitar as condições de uma prova de pista. O treino não era pra mim mas sim pro pessoal que ia pro Brasileiro de pista. Nesse caso entendi perfeitamente, uma prova por pontos ou scratch por exemplo dificilmente fica abaixo de 50km/h, são muito rápidas. Ai só atrás da moto para chegar perto das condições. E o treino foi extremamente intenso, simulando ataques e contra-ataques, sempre no limite. Não seria algo para se fazer na semana da prova.

Nenhum prova de estrada no Brasil chega perto disso, especialmente amadoras/master.
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Eu vi isso no livro do Gianni Tendola, que foi treinador do Petacchi, hoje é treinador da Nippo Vini Fantini e continua fazendo esse tipo de treino com o pessoal.

Não da para dizer que não é um cara que está por dentro da ciência do ciclismo.
Image

Pelo o que vejo, na Itália é bem comum, mas tenha em mente que é como a cereja do bolo. É para o cara que treina para valer mesmo, é um tapa final no treinamento. Independente disso eu já fiz, não atrás de veículo, mas aproveitando o conceito em falsos planos e vento a favor.

No caso da subida foi o próprio Nibali com seu diretor esportivo.
Dag Hammarskjöld
PH
Membro

Post by PH »

Veja, eu to tentando trazer isso mais pra nossa realidade. Nesse nível de pro-tour as demandas são outras, os treinos são outros também com certeza. Não tenho dúvida de que um cara tipo o Petachi ou qualquer outro sprinter de ponta tenha que usar vácuo nos seus treinos, sem isso não vão conseguir simular uma chegada. Pra um Nibali da vida, seguir a moto pode ser como seguir um adversário... as demandas existem.

Pro resto da população porém eu ainda fico em dúvida.
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

E no seu caso? Já treina tudo que pode (considerando a vida de amador), está sempre ali pela frente nas corridas, será que não seria um tapinha final no treinamento?

Sei que é complicado conseguir uma moto, um carro e um lugar apropriado, mas tem essas outras possibilidades que falei (que não são a mesma coisa logicamente).

No meu caso, eu estava na semana final antes de uma corrida, escolhi uma estrada com um sobe e desce leve e que venta muito em um sentido para fazer um treino, aí só aproveitei as descidas e o vento a favor para girar bastante em uma marcha alta. Não tive um motivo para não fazer, entende?
Dag Hammarskjöld
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Marino, entendi o conceito! A merda é os caras que vejo falando isso; estão pra lá de muito longe de ter esse proveito. É cara que compete de MTB e usa a road só para treinar mais "pesado" e ganhar força. Aí cai no que o PH falou, totalmente desnecessário. Os caras pegam vácuo de caminhão, de ônibus, de qualquer coisa que ande a 50 km/h, se arriscam pra cacete e duvido que treinem sprint e ataques em subida... O cara ouve falar que o Nibali treinou usando vácuo e acha que só colar num caminhão e rodar em alta velocidade.

Mas, realmente, para quem está uns níveis acima, o treino no vácuo parece ter sentido sim!

:jan1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Não vou negar que já peguei vácuo de caminhão, não foram muitas vezes, mas já peguei.

Sinceramente, acho mais seguro que andar no Pelotão do Jockey, depende bem mais só de você se livrar de um tombo. Não precisa colar a roda no para choque e não precisa invetar de fazer isso na descida a 100 km/h.

Mas na maioria das vezes meu juízo avisa que não tenho necessidade de fazer isso. :D

Entendo o que quer dizer, com certeza tem nego que sai fazendo porque viu outro fazer e nem sabe encaixar a hora certa desse tipo de treino.

O ideal é fazer com algum conhecido e que pedale também, porque aí o cara sabe dos perigos para quem está pedalando.
Tem até quem coloque um acessório na moto, uma barra de ferro que passa por trás do pneu traseiro para não ter o risco de um pneu encostar no outro, se bem que uma scooter aí eu acho melhor.
Dag Hammarskjöld
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Post by Leo Miau »

Muito legal as informações e o debate, já aprendi muito aqui, pelo que entendi o importante é não chegar fadigado não prova, mas o mais difícil é balancear pra não chegar fadigado e nem pouco treinado.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Storopoli
Membro

Post by Storopoli »

Undertrained é melhor que overtrained.

Chegar 80-90% é melhor que 101%.

Só não vale chegar que nem o Jan Ullrich em Het Volk,......
PH
Membro

Post by PH »

Adoraria pedalar como Jan Ulrich no começo de temporada... :jan1
Image
Storopoli
Membro

Post by Storopoli »

Regado a cerveja e coxinha.
PH
Membro

Post by PH »

Pretzel, bier und eisnbein
Image
Post Reply