Onde vamos pedalar ao redor de Curitiba?

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Post Reply
jwalker
Membro
Posts: 217
Joined: Tue 06 Aug 2013 22:00

Onde vamos pedalar ao redor de Curitiba?

Post by jwalker »

Olá rapaziada,

Este final de semana tivemos mais um colega roubado na BR 277 Praias. Isto, junto ao sensível aumento de trânsito nesta BR 277 no sentido Ponta Grossa abre sempre a dúvida: e agora, vamos treinar e nos divertir por onde?

Pedalo no sentido PG de speed há uns 3 anos, o aumento no fluxo de carros e caminhões tem sido enorme. A inauguração do contorno de Campo Largo nos ajudou por aí, mas fazer um pedal Barigui-CL ida e volta entre 6h30 e 8h30 está de lascar, na volta é muito perigoso. Semana passada houve um engavetamento de 3 carros naquela descida saindo de CL sentido Curitiba, o que veio de carro desviando e andando rápido pelo acostamento foi uma festa. Ou seja, na 277 (Praias ou PG), está difícil dia de semana, teria que ser final de semana bem cedo, como tenho feito, para ter mais segurança.

Uma curiosidade: no domingo passado, fui num churrasco no Cascatinha de um casal de amigos (meus padrinhos de casamento). Fui pra lá de bike, direto do treino na 277. Conversa vai e vem sobre pedaladas, o vizinho deles é ninguém menos que... Mauro Ribeiro!!! Depois de anos os padrinhos me soltam essa... Chamaram o cara lá, ele foi, conversamos um bom tempo, o cara é simpaticíssimo. Enfim, depois de passada a inveja de vocês, :lance6 comentei com ele os perigos de pedalar nas BRs, etc. Ele falou que NUNCA (foi enfático) pedala pelas BRs, desde que voltou da Europa, perigoso para cacete, tem os caminhões, etc. "E por onde vc pedala então???" Ele disse que faz uns 120 km em cada saída, apenas por estradinhas secundárias. Sai do Cascatinha, vai pro norte, entra por Colombo, passa por Campo Magro, sai em Bateias, volta por dentro até o Cascatinha, fora outros roteiros que ele citou e eu nunca andei, não sei bem por onde são.

Eu fiquei com algumas dúvidas (de como um imbecil como EU fazer, não o Mauro, óbvio):

- Estas estradinhas via de regra não tem acostamento. Já levei mais "finas" indo do 1o viaduto de Campo Largo até Bateias do que no acostamento da 277 Praias. De Bateias até Santa Felicidade, por Campo Magro, tem a Rodovia do Cerne, passei lá pela última vez um 6 meses atrás, o acostamento destruído a partir da sede do município de Campo Magro e o asfalto ruim em um bom trecho. Ou seja, para speed, uma roubada. Alguém tem passado por lá ultimamente? Como está?

- Posso estar enganado, mas estas estradinhas às vezes passam por lugares ermos, a chance de tomar um tiro e sofre um assalto seria maior do que na 277 Praias? O que vocês acham?

Eu uso bastante os mapas e roteiros do "Mago T.C.", a maioria por estradas principais, etc. O TC ou alguns dos colegas conhecem mais roteiros destes secundários?

Enfim, o objetivo deste tópico é trocarmos experiências sobre rotas, por estradinhas secundárias ou não, onde possamos pedalar com mais segurança. Claro, não vamos falar de coisas óbvias, como ir de carro até a Itambé no domingo e fazer o concretão ida e volta.

Desde já agradeço aos amigos pela troca de experiências. Speed é a minha cachaça, como a de muitos aqui, deixar de pedalar por falta de segurança viária seria mesmo uma lástima.

Abraços!
Vou de bicicleta
Vida de atleta
Sempre pedalando eu tenho a vida mais completa

(Real Coletivo Dub)
ARuzik
Membro
Posts: 86
Joined: Wed 07 Aug 2013 21:51

Re: Onde vamos pedalar ao redor de Curitiba?

Post by ARuzik »

Quem foi assaltado?
Em qual altura?
Estava sozinho?
E que horas?

Sempre andei pela 277, seja pra praias ou pra PG e já passei por algumas finas, mas tentativa de assalto nunca.
Sobre pedalar nestas estradas secundárias, não vejo diferença nenhuma de pedalar nas BRs. O movimento é menor, mas você sempre esta na pista, pq a maioria das estradinhas não tem acostamento.
Ultimamente não tenho saído muito pra estrada (o sono não deixa), mas quando saio não vou pensando em ser assaltado ou atropelado. Se for pra pensar assim, melhor treinar no rolo em casa mesmo.
jwalker
Membro
Posts: 217
Joined: Tue 06 Aug 2013 22:00

Re: Onde vamos pedalar ao redor de Curitiba?

Post by jwalker »

Então,

Foi o Pedro City, relatou lá no inominável. No domingo, 13h, 277 Praias, voltando, na altura da Sanepar. Ele estava em grupo, mas como cansou, o pelote dele foi embora, ele sobrou e deram o toco nele, coitado.

Eu pedalo sempre cedo nas BRs, menos Sol, menos trânsito, e se fosse para acordar cedo, os malacos seriam trabalhadores e não assaltantes.

Concordo contigo quanto às estradinhas, como escrevi acima, já tomei cada fina nelas que fazem os acostamentos de BRs um paraíso.
Vou de bicicleta
Vida de atleta
Sempre pedalando eu tenho a vida mais completa

(Real Coletivo Dub)
SBBR
Membro
Posts: 193
Joined: Sun 26 Jan 2014 19:31
Nome Verdadeiro:: Alexandre Berejuk
Location: Brasilia - DF

Re: Onde vamos pedalar ao redor de Curitiba?

Post by SBBR »

Coincidentemente acabo de postar lá no outro forum minha experiência recente em Curitiba.
Farei Ctrl + C e Ctrl + V:


Estive aí em Curitiba semana passada/retrasada. Levei a bicicleta (devidamente embrulhada para despachar no avião, eu praticamente mumifiquei a bicicleta) e acabei usando (menos do que gostaria).
Fiz um bate-volta até Morretes, descendo pela 277 e voltando pela Graciosa + 4 Barras.
Fui a União da Vitória por Purunã/Palmeira/S.M. do Sul.
Além de uns girinhos preguiçosos na ciclovia.
Comentários:
1. incrível a quantidade de ciclistas na cidade, não só treinando como se deslocando pra lá e pra cá.
2. o trecho de 4 Barras é ótimo pra pedalar, não conhecia ainda.
3. em todos esses lugares em que passei dividi a estrada com carros e caminhões. Fui respeitado em todas as ocasiões. todos (repito: todos) os caminhões abriram distância ao passar por mim. talvez tenha sido coincidência, o fato é que não tive nenhum problema de trânsito.
E o melhor: não choveu!!!
Abraço e bom pedal!
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Onde vamos pedalar ao redor de Curitiba?

Post by Magnus »

SBBR, você também mora num lugar privilegiado. Fiz um pedal em Brasília com o pessoal do Clube de Longa Distância. Foram 100km só por ruas e estradas ótimas e sem estresse também. Gostei muito!
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Rafaeljc
Membro
Posts: 100
Joined: Wed 26 Feb 2014 22:23
Nome Verdadeiro:: RAFAEL JOSE COSTA
Location: Curitiba - PR
Contact:

Re: Onde vamos pedalar ao redor de Curitiba?

Post by Rafaeljc »

Po... e eu só faço esse trajeto até o pedágio praias sozinho, e em horários diversos durante a semana... que M....

A regiâo de quatro barras, até a graciosa seria uma boa se houvesse acostamento, a BR-116 é péssima para pedalar... tá sobrando só a linha verde!
Image
diegomendesdeath
Membro
Posts: 37
Joined: Fri 11 Jul 2014 03:48

Re: Onde vamos pedalar ao redor de Curitiba?

Post by diegomendesdeath »

Bom sou meio novo no ciclismo (treinando realmente ) , tenho feito treinos 4x por semana , isso quando não chove nessa cidade , mas quanto aos locais , faço treinos até bateias , ou indo até o pé da serra de SLP (pego um trevo contorno e volto ) isso dia de semana , fim de semana eu subo a serra SLP , e se tiver com mais alguém no mesmo ritmo vou até praça witmarsum , posso dizer que por enquanto não tomei nenhum susto , inclusive fui respeitado sempre , na própria serra depois do túnel sempre os caminhões abrem uma distancia muito boa dos ciclistas isso dia de semana ou fim de semana , sempre tento treinar cedo , como o amigo disse se os malacos fossem trabalhadores iriam acordar cedo , esses dias na volta acho que vi o mesmo acidente 3 carros chutados um no outro e uma galera deles desviando no acostamento apenas diminui o ritmo e toquei o treino tranquilamente .

Quanto ao treinos no pédagio parei de fazer , não vejo que vale tanto a pena ir pra lá , mas como tem inumeras saidas laterais , acredito que sempre foi mais perigoso , não importando muito a hora , talvez o seu amigo teve um mal dia de sorte , mas acho que curitiba e arredores tem otimos lugares pra treino .
jwalker
Membro
Posts: 217
Joined: Tue 06 Aug 2013 22:00

Re: Onde vamos pedalar ao redor de Curitiba?

Post by jwalker »

Para quem, como eu, fazia uns dois meses que não subia para SLP por conta das obras, está tudo ok agora.

Apenas na subida, pouco depois do trevo da Itambé, uns 100 metros de obras na faixa da direita, mas dá para ir no acostamento na boa. Na descida 100% sem obras, apenas no final da descida umas britas que sobraram da obra no acostamento, vale a pena um pouco de cuidado ali. Hoje tentei ir até Witmarsum mas abortei na polícia rodoviaria, o problema não foi nem o sol forte, mas o tempo muito seco, consegui irritar até mucosas que eu nem sabia que tinha.
Vou de bicicleta
Vida de atleta
Sempre pedalando eu tenho a vida mais completa

(Real Coletivo Dub)
T-Rodman
Membro
Posts: 1146
Joined: Mon 14 Oct 2013 22:08
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Re: Onde vamos pedalar ao redor de Curitiba?

Post by T-Rodman »

passei por esses lados esses dias atrás, e vi os ciclistas entre CTBA e Ponta Grossa. Realmente o trânsito está pesado, mas ainda prefiro pedalar em 4 pistas com acostamento do que em estradas secundárias onde muita gente ainda não respeita o ciclista.

amplexos

T.
Image
Pedaleiro
Membro
Posts: 53
Joined: Wed 19 Mar 2014 08:20
Location: Curitiba
Contact:

Re: Onde vamos pedalar ao redor de Curitiba?

Post by Pedaleiro »

Tenho feito o pedágio umas 3 vezes por semana e não vejo problemas em pedalar por lá. A grande vantagem é o grande número de ciclistas, os motoristas acabam por respeitar mais.

Não tenho ido para São Luís do Purunã por causa das obras, mas como afirmaram aí em cima, as obras acabaram vou voltar a pedalar por lá.

De um modo geral os motoristas respeitam os ciclistas. Quanto ao furto acho que foi azar. Faz tempo que não assaltam ali.
Post Reply