Treinamento de Base para Machos
Forum rules
Sem mimimi
Sem mimimi
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Re: Treinamento de Base para Machos
Semana que vem irei começar minha base.
Hoje fiz o teste pra ver como tava meu LT, deu 180bpm.
O primeiro teste que fiz na vida tinha dado 172bpm bem afogado..senti uma leve melhora pra esse terceiro teste.
Estou sem pc então vai ficar complicado usar qualquer programa pra auxiliar na base, mas vamo que vamo.
Preciso melhorar minha potência em zonas abaixo de z4..acho muito esforço pra pouca velocidade.
Hoje fiz o teste pra ver como tava meu LT, deu 180bpm.
O primeiro teste que fiz na vida tinha dado 172bpm bem afogado..senti uma leve melhora pra esse terceiro teste.
Estou sem pc então vai ficar complicado usar qualquer programa pra auxiliar na base, mas vamo que vamo.
Preciso melhorar minha potência em zonas abaixo de z4..acho muito esforço pra pouca velocidade.
Como diria um amigo meu não muito literado, "pra quem não tem nada um é o dobro".
Mas, coitados dos atletas sérios que treinam com esse sujeito, cheio de conceitos antiquados e sem nenhuma métrica sólida, uma pena.
Mas, coitados dos atletas sérios que treinam com esse sujeito, cheio de conceitos antiquados e sem nenhuma métrica sólida, uma pena.
-
- Membro
Achei duas pérolas...mas eu parei de ver antes da metade.
Duas semanas de musculação e depois treino de força na bicicleta. Sério, o que só duas semanas de musculação faz?
Mas a melhor foi 11 meses de treino duro. Pauleira que nem ciclista Pro Tour faz.
Duas semanas de musculação e depois treino de força na bicicleta. Sério, o que só duas semanas de musculação faz?
Mas a melhor foi 11 meses de treino duro. Pauleira que nem ciclista Pro Tour faz.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
eu vi esse vídeo e já tava me questionando..."porra...será que tudo que eu li e vi até hoje tava errado??ou eu que sou muito burro e entendi errado?"
bom saber que não fui o único a achar estranho.
bom saber que não fui o único a achar estranho.
É triste. Ai vem o PraQuemPedala e posta no facebook, ai mil pessoas curtem e entendem que se está vindo dessa fonte é pq é verdade, quando na realidade é um monte de asneira. Mas que seja.
-
- Membro
Tem uns comentários bacanas aqui:
http://www.praquempedala.com.br/blog/vi ... /#comments" target="_blank
Esse Praquempedala vai quase no mesmo nível também, não vai não?
http://www.praquempedala.com.br/blog/vi ... /#comments" target="_blank
Esse Praquempedala vai quase no mesmo nível também, não vai não?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
Em terra de cego quem tem um olho é REI.
Na minha região tbm vieram com este vídeo pra discutirmos. Td acabou quando perguntei em números reais de treinos, ou ainda EPE (como o Paulo comentou).
Tanto o site quanto o treinador, creio e torço só quiseram dar uma noção de treinos de base.
O site tem apelo popular, likes, follows, etc.
Enfim, bora treinar que Rio do Rastro está chegando
Na minha região tbm vieram com este vídeo pra discutirmos. Td acabou quando perguntei em números reais de treinos, ou ainda EPE (como o Paulo comentou).
Tanto o site quanto o treinador, creio e torço só quiseram dar uma noção de treinos de base.

http://app.strava.com/athletes/1154476" onclick="window.open(this.href);return false;
https://twitter.com/prof_lucinar" onclick="window.open(this.href);return false;

Lucinar wrote:Em terra de cego quem tem um olho é REI.
Boa sorte! Eu só volto lá se estiver abaixo de 70kg kkkk, foi muito chassis de grilo me passando morro acima.
Valeu Paulo, precisarei bem mais que sorte kkk;
Vou tentar chegar com 75kg (atuais 78kg e baixando), pdv compacto 34 x25. E vou pra conhecer msm, lógico que terá a disputa, mas como conciliou com uma viagem de família, ai não pude deixar de me inscrever.
Mas já imagino o levinhos voando morro acima.
Vou tentar chegar com 75kg (atuais 78kg e baixando), pdv compacto 34 x25. E vou pra conhecer msm, lógico que terá a disputa, mas como conciliou com uma viagem de família, ai não pude deixar de me inscrever.
Mas já imagino o levinhos voando morro acima.
http://app.strava.com/athletes/1154476" onclick="window.open(this.href);return false;

-
- Membro
eu até compartilhei esse vídeo com alguém mas nem me lembro mais quem foi...
mesmo cheio de erros, o cara que treinar com ele vai notar progresso - não porque o treinador é bom, mas por conta do compromisso que o atleta assume consigo e assimilação de uma rotina regular de treinos ao contratar (e pagar) um profissional.
mesmo cheio de erros, o cara que treinar com ele vai notar progresso - não porque o treinador é bom, mas por conta do compromisso que o atleta assume consigo e assimilação de uma rotina regular de treinos ao contratar (e pagar) um profissional.

-
- Membro
Ele passa um jeito meio "Pedreiro" exatamente oque o Friel, Coggan e mais alguns passam na base, o famoso triângulo.samuelgouvea wrote:eu até compartilhei esse vídeo com alguém mas nem me lembro mais quem foi...

A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
-
- Membro
O grande problema desse vídeo (na minha opinião de leigo) é que: 1) sugere em alguns momentos que a intensidade em algumas semanas seja proporcional ao volume, sendo que todos os "gurus" enfatizam exaustivamente que o volume é mto mais importante na base que a intensidade; e 2) diminuição progressiva do volume com o passar da base, sendo que Friel mostra que deve ser justamente o contrário!

Fora todos os outros pormenores que eu não sou capaz de identificar/discutir.

-
- Membro
O quantitativo tá completamente fora do que se lê, também achei furada.tbortolotto wrote:O grande problema desse vídeo (na minha opinião de leigo) é que: 1) sugere em alguns momentos que a intensidade em algumas semanas seja proporcional ao volume, sendo que todos os "gurus" enfatizam exaustivamente que o volume é mto mais importante na base que a intensidade; e 2) diminuição progressiva do volume com o passar da base, sendo que Friel mostra que deve ser justamente o contrário!
[ Imagem ]
pra quem ouve podcast em Inglês aconselho o Tailwind Cycling Coach, nesse último ele fala sobre base training e diz que se você só roda roda roda na base você é old school que os novos métodos que ele defende coloca algumas coisas no meio, inclusive esse método foi postado aqui numa foto do training camp da Tinkoff com o roteiro do Sagan que era rodar um tempao em endurance, aliado a alguns treinos de força e intervalado.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
-
- Membro
Então, chamo à discussão o nosso ilustre Marco "The Véio" Leite que ontem fez um pedal de Base1 com Endurance e Intervalos em Z4. Eu achava que era pra evitar Z4 nesse período, mas quem sabe adicionar uns intervalados assim mais cedo pode ser interessante. Eu basicamente não treino com planejamento anual... minha base é eterna hahahaftmonjardim wrote:se você só roda roda roda na base você é old school que os novos métodos que ele defende coloca algumas coisas no meio, inclusive esse método foi postado aqui numa foto do training camp da Tinkoff com o roteiro do Sagan que era rodar um tempao em endurance, aliado a alguns treinos de força e intervalado.
-
- Membro
mas ele comete um erro grave... confunde "speed" com velocidade, quando deveria ser cadência.ftmonjardim wrote:Ele passa um jeito meio "Pedreiro" exatamente oque o Friel, Coggan e mais alguns passam na base, o famoso triângulo.samuelgouvea wrote:eu até compartilhei esse vídeo com alguém mas nem me lembro mais quem foi...
[ Imagem ]
ou não?????

-
- Membro
médio.samuelgouvea wrote:
mas ele comete um erro grave... confunde "speed" com velocidade, quando deveria ser cadência.
ou não?????
na verdade o conceito é o "speed skill", que seria a capacidade do ciclista de pedalar redondo, em altas cadencias, recrutando bem os músculos corretos a cada parte do ciclo. ou seja treinar não desperdiçar o pouco de perna que nós temos.
Eu honestamente acho que ele não tem idéia do que seja velocidade. Parece ter pouca idéia do que seja força também, e não quero perguntar o que ele entende com endurance rss
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Magnus
Quem seguir esse vídeo dificilmente vai passar da primeira semana. Já comecar a musculação com intensidade máxima vai deixar o cara tão dolorido que ele não vai ter segunda semana, hehe.
Last edited by Magnus on Thu 05 Feb 2015 11:05, edited 1 time in total.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
-
- Membro
tbortolotto wrote:O grande problema desse vídeo (na minha opinião de leigo) é que: 1) sugere em alguns momentos que a intensidade em algumas semanas seja proporcional ao volume, sendo que todos os "gurus" enfatizam exaustivamente que o volume é mto mais importante na base que a intensidade; e 2) diminuição progressiva do volume com o passar da base, sendo que Friel mostra que deve ser justamente o contrário!
[ Imagem ]
Hehe, parece que o cara pegou o entendimento de um plano total de treino e aplicou só na base, confundiu as bolas.
Já falei isso e já levei pedrada, mas não se apeguem ao que um único treinador fala, seja ele o Friel ou qualquer outro. Leiam outros e também livros de fisiologia que falam de um modo geral sobre o assunto. Da para ampliar os horizontes, questionar algo que um treinador fala e não apenas repetir tudo que fale fielmente.
Não estou dizendo que aumentar o volume ao longo das semanas esteja errado, mas por exemplo, se uma pessoa tiver limitação de horário pode ser melhor fazer tudo constante.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
Pois é, Marino, as pessoas tendem a procurar uma receita mágica geral e isso não existe. O que funciona bem para um pode não ser ideal para outro. Beber em varias fontes é a melhor forma de adaptar um método que se encaixe bem nas limitações individuais.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
-
- Membro
kkkk Jeito pedreiro foi boa! kkkk
Então Tiago, só rodar por rodar é complicado. No começo roda-se mais, porém com o ganho em resistência e o passar das semanas com a eficiência aumentando vai se acrescentando também algumas coisas mais específicas como cadências variadas, subidas, sweet spot, etc. Eu fiz um treino em Z4, mas foi intervalo curtinho para dar um estímulo, eu só vinha no sweet spot até estes dias onde comecei a forçar um pouco mais.
A musculação também tem que ter toda uma base, um período de aprendizagem neuro-motora, fortalecimento e então específico, estou aprendendo bastante com um professor sobre isto. Por isso é importante para quem quer fazer musculação avaliar não só os equipamentos da academia, mas sim o corpo de instrutores para que seja orientado de forma correta e produtiva.
Então Tiago, só rodar por rodar é complicado. No começo roda-se mais, porém com o ganho em resistência e o passar das semanas com a eficiência aumentando vai se acrescentando também algumas coisas mais específicas como cadências variadas, subidas, sweet spot, etc. Eu fiz um treino em Z4, mas foi intervalo curtinho para dar um estímulo, eu só vinha no sweet spot até estes dias onde comecei a forçar um pouco mais.
A musculação também tem que ter toda uma base, um período de aprendizagem neuro-motora, fortalecimento e então específico, estou aprendendo bastante com um professor sobre isto. Por isso é importante para quem quer fazer musculação avaliar não só os equipamentos da academia, mas sim o corpo de instrutores para que seja orientado de forma correta e produtiva.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Gleidson
Eu to com o Tiago, base eterna kkkkkkkkk
Eu ia fazer uma base legal (comecei em dezembro) e agora em fev. começar a treino mais específico de subida pra ir pro Rio do Rastro, mas com R$ 150,00 de inscrição pra ser destratado como fizeram o ano passado, desisti. Aí vou continuar numa basezinha mesmo, fazendo uns longos no domingo, uns mais puxados em tempo, sweet spot e lt no sábado e tentar fazer tiros de 7x3 e 2x20 durante a semana (tá difícil, chovendo todo santo dia aqui - e não to com muito saco pra fazer rolo). Mas vou levar assim por um tempo, por enquanto tirei o foco de participar de competições, coloquei outras prioridades na cabeça, como melhoria profissional (pra ganhar mais $$ e poder gastar mais $$ com bike
).
Eu ia fazer uma base legal (comecei em dezembro) e agora em fev. começar a treino mais específico de subida pra ir pro Rio do Rastro, mas com R$ 150,00 de inscrição pra ser destratado como fizeram o ano passado, desisti. Aí vou continuar numa basezinha mesmo, fazendo uns longos no domingo, uns mais puxados em tempo, sweet spot e lt no sábado e tentar fazer tiros de 7x3 e 2x20 durante a semana (tá difícil, chovendo todo santo dia aqui - e não to com muito saco pra fazer rolo). Mas vou levar assim por um tempo, por enquanto tirei o foco de participar de competições, coloquei outras prioridades na cabeça, como melhoria profissional (pra ganhar mais $$ e poder gastar mais $$ com bike

-
- Membro
marco, esses dias li uma página da web em que o cara argumenta contra o treinamento em sweet spot tradicional, ele diz que a cada x minutos o ideal seria um sprint de 15 segundos a força total, voltando pra SS.marcoaleite wrote:kkkk Jeito pedreiro foi boa! kkkk
segundo ele, isso seria pra impedir a interconversão de fibras 2 rápidas em lentas e permitir que vc conserve a habilidade de reagir a um ataque.
isso é interessante. eu recebi um paper (artigo científico mesmo) em que o autor contradiz a tese da pedalada redonda... tenho que achar também.Pedro Barbosa wrote: médio.
na verdade o conceito é o "speed skill", que seria a capacidade do ciclista de pedalar redondo, em altas cadencias, recrutando bem os músculos corretos a cada parte do ciclo. ou seja treinar não desperdiçar o pouco de perna que nós temos.
tenho que achar o danado do artigo...

-
- Membro
Samuel, não sei se é o caso, mas a gente vinha discutindo sobre a eficiência de se fazer treino de base em SS para poder fazer em menos tempo, para quem não tem tempo de sair pra girar 3 ou 4 horas em Z2.samuelgouvea wrote:marco, esses dias li uma página da web em que o cara argumenta contra o treinamento em sweet spot tradicional, ele diz que a cada x minutos o ideal seria um sprint de 15 segundos a força total, voltando pra SS.
segundo ele, isso seria pra impedir a interconversão de fibras 2 rápidas em lentas e permitir que vc conserve a habilidade de reagir a um ataque.
Aí faz sentido esse trabalho em cima de fibras lentas.
-
- Membro
Interessante Samuel, arrume o artigo para vermos. Acho que os treinos em Z2 com cadências altas deve fazer um efeito similar sem causar tanto stress para um período de menor intensidade. Vou ver se descubro algo.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
-
- Membro
http://roadcyclinguk.com/how-to/six-thi ... DXHoqdB.97" target="_blank
Não é exatamente um artigo, mas consegui achar!
Não é exatamente um artigo, mas consegui achar!

-
- Membro
No video concluem uma coisa que eu já falei aqui varias vezes, inclua subidas Z3, sweet spot, variações de cadência, etc, não fiquem só rodando. Tem que ter variação nos treinos, na base idem.
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Gleidson
Eu sempre entendi base como um período onde se trabalha os cantos daquele famoso triângulo do Friel (foi ele quem criou? nem sei, mas enfim, vcs sabem qual é). Nunca interpretei "fazer base" como "rodar horas em z2 e não fazer nada além disso". Eu, pelo menos, considero 2x20 (z4) e 7x3 (z5) como parte da base, por isso eu estou eternamente na base hahahahaha.marcoaleite wrote:No video concluem uma coisa que eu já falei aqui varias vezes, inclua subidas Z3, sweet spot, variações de cadência, etc, não fiquem só rodando. Tem que ter variação nos treinos, na base idem.
Já subidas eu acho que depende muito. Se for realmente um treino de subida, aí pra mim já não é mais base, já é estar fazendo um trabalho mais específico.