Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
RodrigoVGA
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo

Re: Treinamento por Potência

Post by RodrigoVGA »

Keeepz wrote:Mundo injusto.
Eu com meu CP20 de 290w e 60kg iria sofrer absurdos pra rodar numa fuga com você.
É o que acontece cmg em todas as provas aqui..
"Injusto" seria ele ganhar na subida... Na reta ele te atropela!! :lol: :lol: :lol:

Abs
Rico
Membro
Nome Verdadeiro:: Ricardo

Post by Rico »

Sou apenas um "gordinho" esforçado! Jamais sobrariam na minha roda...

E cara, não tem mistério, temos aquilo que treinamos.
ñ treinei subidas, eu apenas passo por elas o mais lento possível de preferência. hehe
ñ treinei sprint esse ano, mas tenho habilidades que me favorecem na reta final.
Também ñ fiz treinos longos (4h ou mais), mas estava rodando todo dia pelo menos 1horinha e fiz bastante intervalos longos em SS baixo...

Domingo agora tem corrida aqui, circuito de 3k com dois retornos, vou na master A, acho que não sobrevivo as arrancadas, torcer para o pelotão ser grande e os valentes se anularem.

Marco, comentou sobre a Trek TT, eu cheguei a negociar uma fora do Brasil, porque não estava encontrando aqui, achei essa no ML, negociei por fora e acho que fiz um bom negócio (4.800). Agora estou negociando um vector, mas se não der certo, vou parar a road e usar a TT até julho.
Na próxima semana a TT estará pronta, vou atualizando. hehe

Sobre os treinos,
Pesquisei até onde meu inglês foi capaz de me levar e para minha atual situação cheguei no seguinte ponto:
Vou trabalhar: 1 - FTP
2 - TT PACING
3 - VO2MAX
OU seja:
Treinos chaves
FTP - Terça - 2x20´ a FTP
se eu não conseguir vou escalando com 3x10 ou 3x15, enfim...

TT Pacing - Quinta - 4x6' a 105% FTP e variações (4x7',4x8' ou 4x6' a 105% do ftp + 5W)
ou ainda um treino que se não me engano o Dowsett faz (Over and Under): 20' (2' a 105% do FTP com 2' a 95% do FTP), neste treino penso em fazer os intervalos com 1' ao invés de 2'.

VO2MAX - Sábado - 3h Z1/Z2 com 15' (30'' a VO2MAX com 30" recovery ou então deixar esse estímulo para o domingo, pq o treino do pelotão é corrida praticamente, mas de certa forma com ritmo controlável)

Domingo - 2h (pelotão tradicional aqui de Brasília)

Sugestões são sempre bem vindas....

Vlw pessoal!
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Eu acho bom esse teu planejamento aí. Alías, é basicamente oq eu estou fazendo, excetuando-se os longões e rachões pq estou com meus finais de semana sempre comprometidos. Eu acho que se vc quiser fazer um trabalho sólido de VO2Max eu colocaria um 7x3 por aí, ou então faria o 2x20 @ FTP mas metendo 110% nos últimos 3 min (como o treino do Millar). É um bonzinho treino pro rolo e dá quase 100 TSS em 1h15.

Ps.: te mandei uma MP!
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

Aproveitando
Alguém sabe ou já leu de como o strava / stravix fazem os cálculos de potência?
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Wanderson Mata wrote:Aproveitando
Alguém sabe ou já leu de como o strava / stravix fazem os cálculos de potência?
https://support.strava.com/hc/en-us/art ... ures-Power" target="_blank

Enjoy!
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Caracoles Rico, ganhou na loteria com essa TT! Sério mesmo, eu revirei a Internet por um mês e não achei nada assim. Parabéns!!

Sobre os treinos, acho que o caminho é mais ou menos este. Será bom você fazer alguns treinos no final de semana com a bike para se adaptar a posição, ajustar clip, selim, etc, acostumar a fazer força nela, nem se for para tirar o medidor da road e colocar nela para isso. Ganhe quilometragem nela, é importante.

Acho que segunda já conseguirei girar pelo que estou sentindo aqui. Rolo já rola para as pernas, mas o foda está a cicatrização da mão, muito bizarro! Hahahaha Acho que foi meio fundo... rs
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Rico
Membro

Post by Rico »

Legal pessoal....bom saber que devo estar no caminho certo!!!

Vou adaptar os treinos do Millar, curti a ideia.
E sobre a adaptação na bike, vc tem toda razão Marco, passando a corrida de amanhã a ideia é rodar apenas na TT, levei algumas peças para trocar também.
Consegui um pé de vela rotor com coroa 54 e braço 175mm, estou um pouco receoso já que uso 53 com 172,5, mas acho que vai funcionar e também já troquei a frente...

No mais é isso, treinar, treinar e treinar!!!
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Ontem, após 3 semanas no rolo, fui pra estrada. Quem me acompanha no Strava viu minha felicidade hahaha... Não tinha mto tempo e o dia estava indo embora. Queria voltar antes do anoitecer pq a temperatura iria cair mto! Minutos antes de sair, vendo um fórum de TT gringo, me deparei com alguns usuários que adotam um estilo curioso de treino: mto trabalho em Z3 por longos intervalos. Em alguns casos, seções inteiras de 3h em Tempo sem tirar... Resolvi que ia experimentar como era, mas usando a seguinte lógica: fazer dois longos intervalos em SS alto (basicamente Z4) e apertar oq desse nos demais trechos a fim de fechar umas 2h com média em Z3. Sei que média não é a lógica, mas se VI ficasse perto dos 1.05 eu ia ficar satisfeito até pq eu preciso cruzar a cidade até chegar no local onde dá pra treinar e isso faz a potência oscilar mto.

Consegui 1h06 a 89% do FTP e VI de apenas 1.01 que pro meu rigor de pacing eu achei ótimo pq sempre tenho dificuldade de fazer isso na estrada. No treino geral foram 1h59 a 81% do FTP. Cheguei em casa com as pernas bem bagunçadas. Fazia mto tempo que não mantinha um passo mais forte por um longo trecho e sinto que to pagando o preço por tanto tempo no rolo. Preciso encontrar um jeito de fazer um trabalho mais longo na estrada pelo menos 1x por semana. Ainda bem que agosto está chegando logo e vou recuperar meus finais de semana!!!

Ah e eu curti esse negócio de socar o pé em Z3 loooooongo. Acho que do ponto de vista fisiológico faz sentido se a gente pensar nos efeitos de potência-duração. Meu CP calculado pelo GC subiu pra 278w só por causa do treino de ontem que empurrou a seção de platô da curva pra cima, empurrando logicamente CP. Tem q pensar nos efeitos de recrutamento muscular e alterações profundas de metabolismo que esses treinos podem fazer. A falta de base é uma merda mesmo! haha
tschroder
Membro
Nome Verdadeiro:: Tiago

Post by tschroder »

Rapaz, por coincidência, hoje eu fiz 2x1h em Z3 - "cruiz" credo... Quando vi Z3 achei que seria tranquilo, lá pra 20' as pernas começaram a inchar e eu fiquei mesmo foi buscando a potência o tempo todo. Deu certo, mas foi sofrido, mais que o imaginável...
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Hoje rodei 1h20 em Z3. Estava um vento contra do caramba e aproveitei e fiz um test legs. hahaha Teve uns Z4/Z5 no meio, mas ninguém viu.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

notícias, uma boa e uma ruim!

a boa, comprei um power tap SL+ por...

1200 temers! :cipo3 :conta1 :jan1

a ruim?

tenho 80 e tantas páginas desse tópico pra ler!!!
Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Pow parabéns Samuel!!!

Ignora metade dos meus posts que vc mata boa parte desse tópico! hahahaha
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Parabéns Samuel!! Belo achado hein!! Vocês estão com o faro bom para as coisas! hahaha

Maquininha pronta e já ajustada nas medias UCI. Agora é pau na máquina, porque o trem é nervoso!!
Image
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

pois é pessoal... acabei de voltar do pedal matinal aqui e tristemente, tive leituras bem malucas :lance3

socando a bota e o edge 705 mostrava "10w" sendo que na maior parte do tempo, ele indicava ZERO!!!

tô chateadão... alguém tem uma luz? eu ainda não paguei o PTap (senão iria estar desesperado...) mas queria demais que o trem desse certo!
Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Calibrou (zerou) o PT antes do pedal? Se sim, fez como? Livre de qualquer carga? Tens algum amigo pra testar com outro Edge? Já li alguns problemas de conectividade entre o 705 e os PT mais antigos. Dando uma googlada vc acha vários tópicos. Uma parte era problema do Garmin (firmware) e outros com o PT mesmo.
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

calibrei com ele parado, fiz várias vezes e sempre obtendo o mesmo numeral...

tem colega aqui com Garmin sim, vou assuntar com algum e tentar proceder um stomp test (pq meu 705 não dá pra fazer!).

tô com medo de ser descalibragem... se for só nos EUA, aí tô lascado.
Image
tschroder
Membro
Nome Verdadeiro:: Tiago

Post by tschroder »

Samuel, bela "aquisition" - kkk

Tenho um Garmin 500 aqui pra te emprestar se quiser.

O endereço espero que já saiba, é só passar e pegar.
]
Agora vê se contrata o Leo .... risos...

E vamos rodar juntos..... (em Z1... Vc de PM fud...... geral...)
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

Tiago, eu acho que vc tá me superestimando... kkkk!!! vou ter que ir num pelote de sabado/domingo pra sobrar, kkkk

o Monja relatou uns problemas identicos ao que estou tendo Tiago, e a causa foi o tipo errado de bateria! o correto, SR44, é de óxido de prata, e o meu tava com as LR44... vou comprar um par zerado amanha e ver se no novo teste como ele se sai!
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

samuelgouvea wrote:pois é pessoal... acabei de voltar do pedal matinal aqui e tristemente, tive leituras bem malucas :lance3

socando a bota e o edge 705 mostrava "10w" sendo que na maior parte do tempo, ele indicava ZERO!!!

tô chateadão... alguém tem uma luz? eu ainda não paguei o PTap (senão iria estar desesperado...) mas queria demais que o trem desse certo!
Você não testou ele quando pegou no ato da compra? pode ser o lance com o Edge 705 como o Tiago falou, testa com o Edge 500 para ver se irá dar o mesmo problema. Este lance das baterias também é crucial, tinha um rapaz aqui na cidade queimando um SL+ a um ano atrás achando que estava com problema. Indiquei as baterias corretas para ele e acabou o problema.
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

peguei pra testar marco, não paguei ainda!

alguma dica de onde achar essas baterias? internet só né...
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

samuelgouvea wrote:peguei pra testar marco, não paguei ainda!

alguma dica de onde achar essas baterias? internet só né...
Tem alguma relojoaria boa aí em JF? Pode ser que ache. Senão acho que ML apenas viu.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

como eu disse ao Samuel, quase certeza ser bateria, eu para testar coloquei as baterias LR44 em um dos meus powertaps uma vez e em 15 minutos os watts começaram a cair até ficar por volta de 10watts e depois zerou, o Clythio já tinha dito que se não for as que matam vampiro (prata) esquece, ela não tem "força" para enviar a potência..

PH deve manjar mais ainda..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

As comuns não conseguem manter a amperagem constante para o funcionamento do medidor. Se não forem as de prata, não funciona mesmo.
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

marcão, o seu amigo que vc salvou indicando as de prata... lembra como ele descrevia o problema no PT dele?
Image
Rico
Membro

Post by Rico »

Pelo visto Z3 tá em alta...hehe
essa semana tô meia bomba, corri no domingo e gastei tudo.
Na terça fiz um 4x6'@ 105% (fiz 325/320/325/327), paguei um preço bem caro durante o dia, fiquei muito cansado, hoje off total e amanhã faria algum estímulo em ftp, mas acredito não ser um bom momento...
Eu deveria ter feito Z1 na terça e um bom treino na quarta, mas enfim....
Marco, que bike top sua TT, a minha por enquanto só dor de cabeça, vou pintar ainda, talvez só fique pronta na próxima semana, não vejo a hora de andar nela!

Samuel, parabéns pela aquisição, espero que consiga resolver o quanto antes! Não consigo ajudar como os colegas, mas fico na torcida.

Segue o link da corrida, fiz um vídeo com a garmin virb (velocidade, potência e cadência)
https://www.youtube.com/watch?v=la7bLarnwwg" target="_blank
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

marcoaleite wrote:As comuns não conseguem manter a amperagem constante para o funcionamento do medidor. Se não forem as de prata, não funciona mesmo.
Curioso como isso é vdd. A medida que vai acabando a bateria, fica mais demorado dar o offset no Garmin. Qdo tá bem no final mesmo, nem dá pra fazer o offset estático. Já comentamos isso num tópico à parte e não sei se acontece só comigo, mas nas últimas 2x que esse problema surgiu o simples trocar de baterias resolveu! Só reforça aquela tese de que problemas de bateria são 50% dos problemas mais comuns em medidores de potência.
wcardoso
Membro
Nome Verdadeiro:: willian

Post by wcardoso »

Image

:hinault1 :hinault1
Litespeed C1R Force/Red 22 - Tubular China 40 mm 7,2 aprox.
https://www.strava.com/athletes/2126930" target="_blank
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Porra véi! MTB tem cada guidão largo pra caralho q daria pra escrever 3 livros da bíblia e o cara rascunha o braço? TNC hein? haha

Sou mais o Dowsett escrevendo num envelope de "carta do banco"
https://www.instagram.com/p/BCfN6skp3GJ ... lexdowsett" target="_blank

edit.:
Nunca tinha olhado pra esse workout do papel prestando atenção nos valores relativos, mas só os absolutos. Ele disse no próprio instagram q tava com FTP ali nos 400w... então vamos calcular:

- 10' Warm up
- 5x(2' @ 105% + 2' 50%)
- 5' @ 88%
- 5' @ 50% (Z1)
- 5' @ 105%
- 5' @ 88%
- 5' @ 105%

Pow parece bem "gotoso" de fazer hein? haha

edit2.:
Achei no Strava: https://www.strava.com/activities/508232636" target="_blank
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

samuelgouvea wrote:marcão, o seu amigo que vc salvou indicando as de prata... lembra como ele descrevia o problema no PT dele?
Segundo ele o PT não lia direito. E quando lia as baterias acabavam de forma muito rápida.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Nosso amigo Dowsett levando pela quinta vez o nacional de ITT da GBR e liberando a potência pra galera! 46 km, 55 min a 100% do FTP. Mto legal!!

https://www.strava.com/activities/618647917" target="_blank
Post Reply