Essa aqui é para o Gili.
Quadros Chineses OEM
Re: Quadros Chineses OEM
دفاعا عن فلسطين
Aposto que esse Sr.Pelote ae é Petista e isso foi censura
Pra despoluir o tópico....
Quadro china já era, o esquema é fazer em casa!

Pra despoluir o tópico....
Quadro china já era, o esquema é fazer em casa!

-
- Membro
Ficou malvada hein comando!! Com uma pedivela invocada, tipo uma Dura-Ace (já que usam shimano) ficaria o bicho!!
Fita branca é phoda, se você ver como ficou a minha depois de ontem, vai chorar! kkkkkkkkkkkk

Fita branca é phoda, se você ver como ficou a minha depois de ontem, vai chorar! kkkkkkkkkkkk

"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Zo, não foi censura, nem nada. A conversa toda está lá no tópico de Compras. O que o Sr. Pelote fez não foi mais nada que organizar o fórum adequadamente, aliás, eu nunca vi censura aqui.
دفاعا عن فلسطين
-
- Membro
SRAM force o pedivela que quero.. Já tá bom
Fita branca só pra bike do rolo agora .
Deus me livre
Fita branca só pra bike do rolo agora .
Deus me livre
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Gosto cada vez mais das Chinesas kkkkk
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
romanetto wrote:Zo, não foi censura, nem nada. A conversa toda está lá no tópico de Compras. O que o Sr. Pelote fez não foi mais nada que organizar o fórum adequadamente, aliás, eu nunca vi censura aqui.
Fui irônico Roma!

Imaginei! Mas como eu não tinha certeza, Zo, eu quis te avisar aonde estava a conversa!
abraços

دفاعا عن فلسطين
-
- Membro
como eu mesmo quero montar o quadro, voces acham que com uma chave dessa da ritchey e 5nm eu consigo montar?

-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
O ideal seria um torquímetro graduado, pois muitos componentes exigem um torque específico, e com essa chave você sempre vai ter apenas 5Nm de torque fixo.
Eu uso um torquímetro Shimano Pro, que possui torque configurável de 3Nm a 15Nm, com graduação de 0,2Nm. Saiu por 390 dilmas na bike shop da minha cidade, recomendo.
Eu uso um torquímetro Shimano Pro, que possui torque configurável de 3Nm a 15Nm, com graduação de 0,2Nm. Saiu por 390 dilmas na bike shop da minha cidade, recomendo.
Ele é digital ou de estalo? Gostei. Estou precisando de um, ao menos para agora, do de 5Nm.raulfragoso wrote:O ideal seria um torquímetro graduado, pois muitos componentes exigem um torque específico, e com essa chave você sempre vai ter apenas 5Nm de torque fixo.
دفاعا عن فلسطين
-
- Membro
-
- Membro
Eu montei sem torquímetro mesmo. Eram apenas 3 parafusos que eu teria que ter um torque mais específico, mesa, canote e no meu caso abraçadeira do câmbio. Os outros eram uniões metal com metal, então nada que um aperto com mais cuidado nestes 3 itens não resolvesse.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Qual critério você usa, Marco? Digo, até onde apertar o canote? Na realidade, os pontos críticos estão no canote e na mesa (espiga).marcoaleite wrote:Eu montei sem torquímetro mesmo. Eram apenas 3 parafusos que eu teria que ter um torque mais específico, mesa, canote e no meu caso abraçadeira do câmbio. Os outros eram uniões metal com metal, então nada que um aperto com mais cuidado nestes 3 itens não resolvesse.
دفاعا عن فلسطين
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Magnus
Roma, vai apertando o máximo que puder, mas pare antes de ouvir o estalo.
Faz isso não, hehe...

Faz isso não, hehe...

"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
-
- Membro
Eu aperto livre até encostar o parafuso. Aí quando ele começa a pegar resistência vou torqueando sem impor muita força, ou seja, escorei a chave com o dedo do meio e com apenas o dedão foi levando ela até dar resistência.romanetto wrote: Qual critério você usa, Marco? Digo, até onde apertar o canote? Na realidade, os pontos críticos estão no canote e na mesa (espiga).
É Física. Se pede um torque de 3 N.m, seria o mesmo que colocar uma chave de um metro de extensão e aplicar 300 gr na ponta dela. rsrsrs Como a chaves chaves não tem 1 metro de extensão, o aperto na chave comum vai dar mais de 300 gr de força, claro que não tem como medir a força na mão, mas tem como apertar controlando a força que se aplica na mão. POr exemplo, se a chave tem 12 cm, teoricamente precisaria de uma força de 25 N (ou 2,5 kg) para dar o mesmo torque.
O ideal é usar um torquímetro mesmo, eu com o tempo acabei pegando certa experiência (até por trabalhar no ramo da mecânica) e tenho uma certa noção para dosar a força do aperto. CUIDADO ao apertar se não tiver muita noção do que está fazendo para não danificar nenhuma peça, na dúvida da um pequeno aperto para testar e leva em alguma loja para darem uma conferida e reapertada.
-
- Membro
um dos torquímetros mais bacanas é o borka driver, um amigo meu tem, a maioria dos snipers usam esse modelo em campo... é super preciso e compacto como um canivete suíço!

É o que eu faço, Marco. Aperto para demarcar medidas e termino numa oficina, com torquímetro.
دفاعا عن فلسطين
-
- Membro
Eu também fazia isso, mas enchia o saco ter que ir na oficina toda vez que queria fazer algum ajuste ou verificar algum aperto, ainda mais com a MTB também com componentes de carbono. Para quem gosta (ou prefere) fazer a própria manutenção das bikes, especialmente com quadros e/ou componentes de carbono, o torquímetro é um ítem essencial.
Exato e sempre vejo os caras nas lojas apertando até estalar a peça.marcoaleite wrote:romanetto wrote: É Física.

uma alen de 5mm tem cerca de 7cm pra dar 5nm precisa de 7kg que é próximo do peso da bike, eu levanto umas duas vezes a bike e tento replicar a força.
toda vez que apertei o canote de carbono no torque correto ele cedeu

Pelote Ciclismo ->
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Acho que depende, Papito, do peso que você bota em cima dele (não estou te chamando de fofinho, não é isso).
Pós dengue, baixei meu peso para 69kg (tenho 1,75) e acho que tá bom. Para quem quer emagrecer, recomendo dengue.
Vou tentar achar um torquímetro lá na Florêncio de Abreu... é o melhor lugar para comprar, galera?
Pós dengue, baixei meu peso para 69kg (tenho 1,75) e acho que tá bom. Para quem quer emagrecer, recomendo dengue.
Vou tentar achar um torquímetro lá na Florêncio de Abreu... é o melhor lugar para comprar, galera?
دفاعا عن فلسطين
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: RAFAEL JOSE COSTA
Eu uso a técnica dos 2 dedos... montei eu mesmo, apesar do canote da minha bike possuir um tipo diferente de fixação, e apertei bem mais que o recomendado pois não travava.
Mas mesa e guidão apertei na mão, o canote do trator que é de carbono também foi na mão, e tá tranquilo.
Mas sempre olho o torquímetro na minha wish list e penso em comprá-lo, mas aí olho o preço, penso que me virei até hoje sem ele, e deixo pra comprar outra coisa.
Mas mesa e guidão apertei na mão, o canote do trator que é de carbono também foi na mão, e tá tranquilo.
Mas sempre olho o torquímetro na minha wish list e penso em comprá-lo, mas aí olho o preço, penso que me virei até hoje sem ele, e deixo pra comprar outra coisa.

Cem cruzeiros, comprei exatamente aquele torquímetro da foto do Monjardim. Ao menos fico um pouco mais tranquilo.
دفاعا عن فلسطين
-
- Membro
Hoje voltando do treino estava ouvindo uns estalos e quando parei para ver a seletiva de ciclismo dos jogos escolares fiquei testando e vinha da espiga. Pensei, "fudeu, trinquei a porra da espiga full carbon!" A minha mesa foi apertada com torquímetro, pois meu espander tinha dados uns crepes quando eu montei o bicho soltou, levei na loja aqui perto para ver o que era, pois espander para carbono era novidade para mim.
Bom, resumindo, mesa apertada com torquímetro e solta depois de 2 semanas... Não sei se o mecânico ficou com dó de usar o torque certo da mesa ou apertou de menos, só sei que confio mais no meu aperto manual! kkkkkkkkk Tudo funcionando novamente!
Aproveitando o post, preciso dar uma sapeada nos torquímetros que tem por aí. Minha maior dúvida é quanto a calibragem, pois como são torques pequenos, se o treco não for bem acurado vai apertar tudo errado. Aqui os torquímetros quando vão para a produção são todos aferidos.
Bom, resumindo, mesa apertada com torquímetro e solta depois de 2 semanas... Não sei se o mecânico ficou com dó de usar o torque certo da mesa ou apertou de menos, só sei que confio mais no meu aperto manual! kkkkkkkkk Tudo funcionando novamente!
Aproveitando o post, preciso dar uma sapeada nos torquímetros que tem por aí. Minha maior dúvida é quanto a calibragem, pois como são torques pequenos, se o treco não for bem acurado vai apertar tudo errado. Aqui os torquímetros quando vão para a produção são todos aferidos.
Marco, eu também levei no mecânico, mas mesmo ele fazendo com o torquímetro eu não botei confiança. Por isso eu mesmo comprei da Ritchey. É novo, e espero que já venha aferido, não é mesmo? É o mínimo que se pode esperar ao comprar uma ferramenta de precisão. É como comprar um paquímetro da Mitutoyo e ter que comprar as esferas de aferição antes mesmo de usá-lo, não faz sentido. Enfim, fiz meus ajustes eu mesmo, já que o mecânico que montou minha caixa de direção a deixou com um jogo. Então eu mesmo fiz o corte da espiga em mais dois centímetros, retirei um dos espaçadores sobressalentes e refiz a montagem, agora com excelência no procedimento, e todo o cuidado que somente o dono da bicicleta tem!
Eu sou como você nisso, Marco.
Abraço.
Eu sou como você nisso, Marco.
Abraço.
دفاعا عن فلسطين
-
- Membro
comprei o da Ritchey também.
É nóis. Pagou quanto? Cem mil reis também?ftmonjardim wrote:comprei o da Ritchey também.
دفاعا عن فلسطين
-
- Membro
Esse Ritchey pega até que medida de allen? Pega 6 mm?
É Cassio, bicicleta é igual namorada, nunca vai receber carinho de terceiros! Se receber é porque tem coisa errada! kkkkkk
Ah, um off: o paquímetro, mesmo comprado zero, tem que ser aferido e quando se trabalha com ISO, a cada 1 ano pelo menos tem que passar por controle de aferição. Porque tem o desgaste do uso e pode apresentar folga e perder a acuracidade (falei bonito hein!
)
É Cassio, bicicleta é igual namorada, nunca vai receber carinho de terceiros! Se receber é porque tem coisa errada! kkkkkk
Ah, um off: o paquímetro, mesmo comprado zero, tem que ser aferido e quando se trabalha com ISO, a cada 1 ano pelo menos tem que passar por controle de aferição. Porque tem o desgaste do uso e pode apresentar folga e perder a acuracidade (falei bonito hein!

-
- Membro
Torquímetros mecânicos de melhor qualidade virão com uma calibragem consideravelmente precisa de fábrica (+- 4% de desvio). Para manter a calibragem por maior tempo, é só ter cuidado para não derrubar ou bater, e depois de usar o torquímetro também guarda-lo com o menor ajuste de torque, para que a mola não fique tensionada.
Ah, no manual também diz para "amacia-lo" antes do primeiro uso, ou quando o torquímetro fica sem uso por muito tempo, para que as peças internas sejam lubrificadas. Isso se faz colocando na graduação máxima de torque (15Nm no meu caso) e apertando um parafuso que exija um torque maior do que o máximo suportado, fazendo o torquímetro estalar por umas 10 vezes - eu simplesmente uso o parafuso de ajuste do selim da bike da patroa
Existem empresas especializadas em calibrar torquímetros, mas imagino que não é algo necessário ou frequente caso o uso seja apenas amador e tome-se os cuidados necessários com a ferramenta. Perguntei ao mecânico da bike shop da minha cidade, que é um cara que tem muita experiência, e ele disse que manda aferir e calibrar o torquímetro dele apenas uma vez por ano, e ele usa o torquímetro diariamente.
Ah, no manual também diz para "amacia-lo" antes do primeiro uso, ou quando o torquímetro fica sem uso por muito tempo, para que as peças internas sejam lubrificadas. Isso se faz colocando na graduação máxima de torque (15Nm no meu caso) e apertando um parafuso que exija um torque maior do que o máximo suportado, fazendo o torquímetro estalar por umas 10 vezes - eu simplesmente uso o parafuso de ajuste do selim da bike da patroa

Existem empresas especializadas em calibrar torquímetros, mas imagino que não é algo necessário ou frequente caso o uso seja apenas amador e tome-se os cuidados necessários com a ferramenta. Perguntei ao mecânico da bike shop da minha cidade, que é um cara que tem muita experiência, e ele disse que manda aferir e calibrar o torquímetro dele apenas uma vez por ano, e ele usa o torquímetro diariamente.