SRAM vai lançar grupo 1×11 para bicicletas de estrada

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
rad
Membro

SRAM vai lançar grupo 1×11 para bicicletas de estrada

Post by rad »

Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Re: SRAM vai lançar grupo 1×11 para bicicletas de estrada

Post by Magnus »

Eu acho que pra TT vai ser uma maravilha, mas para estrada mesmo não acredito que fique bom...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
rad
Membro

Post by rad »

Tbm acho Magnus.

A relação vai ficar cheia de buracos ou vai faltar marcha.

Em MTB funciona porque manter a cadencia não é tão importante.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Eu havia lido em um site gringo que um dos públicos alvo eram os triatletas.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Post by Leo Miau »

Fica complicado pra estrada, no meu caso por exemplo: tenho um 53-39 X 12-28 - pra dar a relação 39X28 eu teria que usar um 44X32 pra dar quase a mesma coisa, já um 44X10 daria quase um 53X12, o problema são os buracos na relação, eu não usaria, prefiro carregar um pouco a mais de peso e fazer a trocas de coras que na estrada não são tantas quando no MTB.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

A coroa pequena pesa 28g. Isso é coisa de americano.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Papito, mas não é só a coroa. vc não precisa STI esquerdo com sistema de marcha, um cabo a menos, um câmbio dianteiro a menos... agora, tendo limitação mínima de peso, tirar isso realmente não vai fazer a menor diferença, pessoal já coloca lastro porque as bicicletas com tudo isso ainda ficam abaixo do peso...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Dois pontos a serem pensados:
1) Pra Tri super planos (tipo em Kona) tem tudo pra ser sucesso. Isso pq triatleta geralmente é um cara que toca o coroão e foda-se! Se der pra rodar os 180 km em 56x11 a 55 rpm ele encara. Esse conceito de cadência elevada não é (pelo menos ainda) fato consumado entre os pros. Pra TT acho meio embaçado ainda, mas o Contador ia adorar hauhau. Pra prólogos pode ser algo até interessante, pois geralmente se usam poucas marchas mesmo. É coroāo e 14-13-12!

2) SRAM wireless + uma coroa = passadores com um único botão! Imagina q loco ter um conjunto de passadores onde um sobe e outro desce o cassete e fim! Sem o cambio dianteiro não há necessidade do clique simultaneo. Isso pra Tri nem é o mais interssante Pq a maior vntagem de um sistema wireless eh q geralmente as bikes de TT de um routing interno mto complicado e a eliminação dos fios seria excelente!!
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

Eu como usuário de bicicletas agricolas vou pitaquear...

Muita gente gosta do 1x11 e uns mais esclarecidos (como eu) torcem o nariz. A razão está principalmente no 3xcesso de buracos da relação (sim, tem importância sim!) e no mal uso que têm sido feito - explico:
Com o advento das mtbs 29, o comprimento dos chainstays aumentaram muito, e algumas soluções foram propostas pra compensar e garantir uma manobrabilidade melhor. Uma delas é a curvatura do seat tube, mas dependendo isso pode gerar interferência entre o câmbio dianteiro e o pneu - o grupo sem cambio dianteiro seria uma solução pra esse problema.
o problema é que tem muita gente usando bike com chainstay longo em estradão com esse grupo... onde uma transmissão convencional, dupla ou tripla, funciona perfeitamente.

Betetistas em geral são muito influenciáveis por novidades em equipamentos.
Image
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Ai poderemos dizer que um tri-atleta esta mais próximo de um mtbiker que de um ispidero... faz todo sentido..rs

Bortolotto, mandou bem na análise, ainda mais se em um futuro próximo como tudo indica baixarem o peso das bikes, o que sou radicalmente contra, como há também pesquisas para k7 com 12 ou 13 velocidades passa a fazer total sentido uma relação dianteira fixa.

Que tal um k7 com 12 marchas:
11,12,13,14,15,16,17,19,21,23,26,30
10,11,12,13,14,15,17,19,21,23,25,30

num pedivela 44, o 44-11 equivale ao 52-13 e o 30 ao 36-25, com buraco só depois da 21, num 44-10 ele tem a quase a mesma relação que o 50-11.

Considerando que em 1970 os caras subiam os alpes com pedivela 54-42 e rodas livres de 5 velocidades 14-28...
Image

Agora talvez precise de um tensionador de corrente ou um cage bem longo para suportar a corrente extensa.
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Esse grupo é uma furada. A coroa precisa ficar no mesmo lugar da atual, do contrário não passa no quadro, portanto o chainline vai ser péssimo. Sem contar que, para dar conta de 53x30 vai precisar de mais corrente e um cambio maior, ou seja, mais perdas mecanicas.
Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Meio offtopic, mas isso sim (pra mim) é a grande inovação da SRAM que vai beneficiar mtos "triatleteros". Como mencionei acima, o internal routing de mtas bikes de TT/Tri é infernal e a tecnologia wireless ajudaria mto quem não tem um mecânico pra fazer isso.

Image
PH
Membro

Post by PH »

Mas vc está falando do 1x11, do wireless, ou de ambos?
Usualmente triatletas se batem até pra instalar as rodas... o cara faz 180km com o freio pegando pq não sabe arrumar a distancia as sapatas de freio.
Image
Storopoli
Membro
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo

Post by Storopoli »

Sem contar que só sabem ir reto... Curvas e descidas esquece...
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

PH wrote:Mas vc está falando do 1x11, do wireless, ou de ambos?
Usualmente triatletas se batem até pra instalar as rodas... o cara faz 180km com o freio pegando pq não sabe arrumar a distancia as sapatas de freio.
Até o momento a SRAM anunciou o 2x11 wireless e o 1x11 com cabos. Acho q tanto um quanto o outro podem agradar os triatletas por diferentes motivos, sendo o sistema wireless até bem mais atrativo. Mas quando os dois estiverem JUNTOS aí q o negócio vai engrenar de vez! Imagina só um grupo onde vc não tem cabos e não tem q se preocupar com outro câmbio. Dane-se andar a 60 rpm por 4h...eu quero logo chegar na T2 hahaha

Opinião baseada na vivência com alguns triatletas aqui de Floripa ^^
PH
Membro

Post by PH »

Um crono plano que só use o coroão e nada mto grande atrás da pra fazer tranquilo só com 1 coroa, mas ainda assim eu não iria sem o cambio ou sem um chainguard.
Image
elgleidson
Membro
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Post by elgleidson »

E vamos chegar no dia em que abriremos chamados no site dos fabricantes porque a versão "Derailleur 2.0" está com um bug que não passa pra 14 acima de 40km/h. Aí vão nos perguntar se já movemos os 2 manetes pra dentro e seguramos por 3s para que o sistema seja reiniciado adequadamente após baixar o patch e instalar.

E no fim de tudo isso, nos veremos reclamando com os amigos "bons tempos aqueles em que eu mesmo conseguia regular meus câmbios e freios...".
PH
Membro

Post by PH »

Talvez, talvez. Mas considerando que eu ainda tenho 3 grupos de 10 velocidades e pretendo ficar por mais um 5 anos com eles antes de mover tudo pra 11 (mecanico), acho que isso vai demorar ainda.
Image
Magnus
Membro

Post by Magnus »

elgleidson wrote:E vamos chegar no dia em que abriremos chamados no site dos fabricantes porque a versão "Derailleur 2.0" está com um bug que não passa pra 14 acima de 40km/h. Aí vão nos perguntar se já movemos os 2 manetes pra dentro e seguramos por 3s para que o sistema seja reiniciado adequadamente após baixar o patch e instalar.

E no fim de tudo isso, nos veremos reclamando com os amigos "bons tempos aqueles em que eu mesmo conseguia regular meus câmbios e freios...".
Quero ver o dia em vai chegar um sistema interno de mudanças no cubo que troque a marcha sozinho baseado na potência que você está gerando, aí vai ter só um controle no guidão para regular o "modo": passeio - manter o passo - taca-le pau - atacar - sprint. Aí, de acordo com o teu FTP, o sistema se adéqua para o esforço selecionado.

:vino1
PH
Membro

Post by PH »

Magnus wrote:
elgleidson wrote:E vamos chegar no dia em que abriremos chamados no site dos fabricantes porque a versão "Derailleur 2.0" está com um bug que não passa pra 14 acima de 40km/h. Aí vão nos perguntar se já movemos os 2 manetes pra dentro e seguramos por 3s para que o sistema seja reiniciado adequadamente após baixar o patch e instalar.

Quero ver o dia em vai chegar um sistema interno de mudanças no cubo que troque a marcha sozinho baseado na potência que você está gerando, aí vai ter só um controle no guidão para regular o "modo": passeio - manter o passo - taca-le pau - atacar - sprint. Aí, de acordo com o teu FTP, o sistema se adéqua para o esforço selecionado.

Fácil de fazer, mas o uso fica bem restrito, tipo o modo sequencial de trocas (que muda a combinação coroa/pinhão de forma mais linear possível)...
Image
Magnus
Membro

Post by Magnus »

PH wrote:
Magnus wrote:

Fácil de fazer, mas o uso fica bem restrito, tipo o modo sequencial de trocas (que muda a combinação coroa/pinhão de forma mais linear possível)...
sim, mas acho que isso dependeria mais da amplitude de potência que se usasse dentro de cada marcha... sei lá, foi só uma viagem mesmo, hehe...

:wigo1
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Magnus wrote:Quero ver o dia em vai chegar um sistema interno de mudanças no cubo que troque a marcha sozinho baseado na potência que você está gerando, aí vai ter só um controle no guidão para regular o "modo": passeio - manter o passo - taca-le pau - atacar - sprint. Aí, de acordo com o teu FTP, o sistema se adéqua para o esforço selecionado
Isso meio que já existe, mas não se baseia no seu FTP. Ele procura manter uma cadência confortável (mas variável, não fixa) dentro da potência que vc está gerando, ou seja, ele lê a potência e ajusta as marchas para que a cadência fique compatível com o "esforço" que está sendo exercido. LOCO!

phpBB [media]
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

https://www.youtube.com/watch?v=6wCt9BJRNew" target="_blank

Sram lança grupo de 12 para Tratores, será que os novos grupos de 11v já vão ficar "obsoletos" e, vao colocar esse k7 aberração nas speed?
russow
Membro
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen

Post by russow »

não acho q k7 de 12 seja aberração...imagina q blza um 11x28 com menos buraco...
Image
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

O problema nao e a quantidade de marchas, mas sim o tamanho do k7, olha o do video, deve ter uns 50 dentes.
russow
Membro
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen

Post by russow »

ai eu concordo, k7 que parece coroa é foda mesmo hahaha
Image
Magnus
Membro

Post by Magnus »

ReinaldoBrisolla wrote:https://www.youtube.com/watch?v=6wCt9BJRNew

Sram lança grupo de 12 para Tratores, será que os novos grupos de 11v já vão ficar "obsoletos" e, vao colocar esse k7 aberração nas speed?
Cara, canso de ver por aqui pessoal que vem do MTB e achando a relação pesada coloca cassetão... é impressionante, muitos mesmo...
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

ReinaldoBrisolla wrote:O problema nao e a quantidade de marchas, mas sim o tamanho do k7, olha o do video, deve ter uns 50 dentes.
É isso mesmo, o cassete é 10x50!! Fiz uma contas aqui e de 38x50, uma pedivela comum nas mtb, fica tão leve que acho que não terá nem onde usar ela. A bike não vai ter aderência de tão leve que deve ficar! hahaha
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tschroder
Membro
Nome Verdadeiro:: Tiago

Post by tschroder »

samuelgouvea wrote:Eu como usuário de bicicletas agricolas vou pitaquear...

Muita gente gosta do 1x11 e uns mais esclarecidos (como eu) torcem o nariz. A razão está principalmente no 3xcesso de buracos da relação (sim, tem importância sim!) e no mal uso que têm sido feito - explico:
Com o advento das mtbs 29, o comprimento dos chainstays aumentaram muito, e algumas soluções foram propostas pra compensar e garantir uma manobrabilidade melhor. Uma delas é a curvatura do seat tube, mas dependendo isso pode gerar interferência entre o câmbio dianteiro e o pneu - o grupo sem cambio dianteiro seria uma solução pra esse problema.
o problema é que tem muita gente usando bike com chainstay longo em estradão com esse grupo... onde uma transmissão convencional, dupla ou tripla, funciona perfeitamente.

Betetistas em geral são muito influenciáveis por novidades em equipamentos.
Doeu no coração essa - risos...
Adriano
Membro
Nome Verdadeiro:: Adriano

Post by Adriano »

marcoaleite wrote:
ReinaldoBrisolla wrote:O problema nao e a quantidade de marchas, mas sim o tamanho do k7, olha o do video, deve ter uns 50 dentes.
É isso mesmo, o cassete é 10x50!! Fiz uma contas aqui e de 38x50, uma pedivela comum nas mtb, fica tão leve que acho que não terá nem onde usar ela. A bike não vai ter aderência de tão leve que deve ficar! hahaha
Marco, 38x50 dá um gain ratio de 0,76. Isso pra MTB não é leve não. Pra você ter uma ideia, os profissionais usam coroa de 34 ou 36 com cassete 50.
Pode parecer muito leve, mas não é não. No MTB frequentemente pegamos subidas muito íngremes, em que a velocidade é bem baixa e não dá pra subir em pé senão a roda derrapa.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Post Reply