Citrato de Potássio Monoidratado - Litocit

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Post Reply
Cebo
Membro

Citrato de Potássio Monoidratado - Litocit

Post by Cebo »

Senhores, recentemente esbarrei com uma informação bastante interessante. Estava lendo um estudo sobre a utilização de bicarbonato de sódio para a redução do P.H. do sangue. Na teoria, o bicarbonato é capaz de aumentar a tolerância ao lactato. Com isso, o ciclista ganha desempenho em situações onde a geração deste substrato é maior do que a capacidade de remoção do corpo. A USP (e muitos outros) já realizaram estudos em relação a isso e o funcionamento é comprovadamente eficaz.

Porém, quem tentou utilizar esta técnica já descobriu que tomar bicarbonato é uma receita maravilhosa para dor de barriga seguida de torrestância anal. Fazer isso e pedalar depois é bem complicado. Foi nessa que acabei descobrindo o Citrato de Potássio Monoidratado. Depois de ler um pouco sobre o assunto, conversei com um endócrino que me confirmou a teoria.

Ele me recomendou um negócio chamado Litocit, que deve ser tomado antes da prática da atividade. Enfim, testei o paranauê e realmente funciona. A capacidade de desempenhar acima do limiar melhora muito e aquele "ardor" nas pernas realmente diminui. Outra coisa que noite é que você consegue manter um bom desempenho mesmo em pedais mais longos, acho que justamente porque ferra menos a musculatura nos picos de potência. Se alguém quiser tentar, fica a a dica.

Conversei também com o pessoal que faz as pesquisas da USP e ele comentaram que, por ser um produto seguro, eles já testaram lá também. Porém, o resultado com bicarbonato foi melhor - desde que você consiga não ter caganeira.

PS: Antes que comece o Mimimi, citrato de potássio não está na lista da WADA e, portanto, não é doping. Mesmo se fosse, já temos um tópico para discutir as questões éticas chamado "doping no ciclismo amador". Nele, alguns usuários do forum praticaram de forma bastante ampla seu esporte favorito, a "cuidação da vida alheia sem barreiras".

Bom, para quem quiser testar, fica a dica.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
tbortolotto
Membro

Re: Citrato de Potássio Monoidratado - Litocit

Post by tbortolotto »

Só deixa eu fazer um adendo que acho importante: a acidez metabólica não vem do lactato!

Qdo o metabolismo aeróbio torna-se limitado pelo alto requerimento energético e o oxigênio não chega na quantidade necessária nos tecidos em atividade, o músculo aumenta a oxidação de carboidratos por vias independentes de oxigênio (glicólise principalmente). Estas vias produzem quantidades elevadas de prótons (H+). As mitocôndrias (onde ocorrem os processos oxidativos dependentes de O2) geralmente tamponam ("neutralizam") o meio intracelular desta produção de H+, mas com o baixo aporte de O2 a fosforilação oxidativa diminui, o tamponamento diminui e o conteúdo de H+ aumenta rapidamente.

Como a via glicolítica torna-se a principal via de produção de energia é fundamental que ela continue trabalhando. Um co-fator indispensável é o NAD+. Como a fosforilação oxidativa está limitada, o Ciclo de Krebs tbm diminui o ritmo fazendo acumular substratos reduzidos como o NADH (forma reduzida do NAD+). A partir de NADH pode-se gerar NAD+ que alimenta a glicólise e mantém a geração de energia independente de O2.

Sabe como se produz NAD+ a partir de NADH?

Image

Como o piruvato (q é o produto final da glicólise a partir de hexoses mais simples, tipo glicose) não pode ser enviado para o Ciclo de Krebs (lembrando que ele se encontra limitado pela baixa fosforilação oxidativa na ausência de O2) ele é convertido a LACTATO! Agora vem o mais importante: ele é convertido em LACTATO e não em ÁCIDO LÁTICO, ou seja, na sua forma aniônica (deprotonada; sem equivalente ácido). Portanto, ele não age como um ácido de fato. Ele é jogado no sangue pelo músculo não para "eliminar um problema", mas sim pq no fígado ele pode ser convertido novamente em glicose, retro-alimentando o músculo!

O problema da acidez gerada em todo esse processo é que H+ é permeável na membrana celular, então ele vai caindo no sangue quase na mesma proporção que o lactato é transportado (na real, com maior taxa, inclusive).

Image

Em suma: é o acúmulo de H+ que acidifica o sangue e este não vem do lactato diretamente.

Pronto; só pra quem porventura ainda não sabe dessa história :jan1
Last edited by tbortolotto on Wed 04 Nov 2015 16:38, edited 2 times in total.
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Opa, que beleza! Mas e o Litocit, teoricamente funciona ou não?
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Se ele funciona pra ajudar no tamponamento do excesso de H+ no sangue? Qualquer tampão teoricamente tem que funcionar, seja ele citrato, bicarbonato...

Oq eu particularmente não entendo (e não li a fundo sobre isso) é: como tamponar o SANGUE vai controlar a acidose que está no MÚSCULO?

Vou ter que ler mais sobre isso. Tenho aqui umas hipóteses, mas é mta teoria ainda haha. Mas deixa eu dizer uma coisa: se vc pega dois compartimentos separados por uma membrana e coloca dois pHs diferentes entre eles, vai existir um fluxo de prótons entre os meios (gradiente eletroquímico) por causa da diferença de potencial entre ambos (um efeito tipo difusão, mas não ao pé da letra). A medida que o pH de ambos for equilibrando a diferença de potencial diminui e o fluxo vai diminuindo. Então imagina o sangue e o músculo. Se o músculo tá acido ele vai jogando acidez no sangue. A medida que o sangue vai ficando mais ácido a tendência é diminuir o fluxo. Se vc tampona o sangue com alguma coisa (o citrato/bicarbonato aí), pode fazer com q o músculo continue a eliminar mais acidez.

É um chutão bem discarado esse aí meu. E podem ser outras coisas, mas to sem tempo pra escrever agora :( hahaha
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Hehehehe, tendeu. Bom, estudo o assunto e traga informações para a gente. O lance do bicarbonato é bem documentado, o do citrato nem tanto. Nos meus testes a diferença foi bem grande, mas sempre tem o efeito plaCEBO (ha ha ha) no meio.
Alias, até por isso postei o tópico. Queria saber se mais alguém já testou ao menos o bicarbonato.
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Eu usei o bicarbonato em metade dos Audax que fiz. Sempre funcionou muito bem e nunca tive esses efeitos colaterais...

Vou aproveitar e colocar outra questão. A maioria esmagadora das águas com gás são gaseificadas artificialmente com muito bicarbonato e já percebi que quando bebo água com gás no meio do pedal me sinto beeeem melhor do que quando bebo apenas água. Isso faz algum sentido pra vcs?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Dois estudos controversos bem recentes, de 2014.

Effects of Sodium Bicarbonate on High-Intensity Endurance Performance in Cyclists: A Double-Blind, Randomized Cross-Over Trial
Estudo mto bem feito. Os indivíduos rodaram 30 min a 95% do FTP (no artigo é referenciado como AT, Anaerobic Threshold) seguido de um teste a 110% de FTP, ou seja, em VO2Max. Os ciclistas que tomaram bicarbonato aguentaram 9% mais tempo neste teste. Entretanto, não se viu diferenças na potência gerada em testes de esforço máximo ou sub-máximo, onde vai se aumentando a potência até exaustão.

Mas vejam que informação interessante neste artigo: "Supplementation of alkalizing agents such as sodium bicarbonate (BICA) indirectly affects intramuscular pH by increasing the H+ concentration gradient across the sarcolemma [9]. As a result, the co-transport of H+ and lactate from the myoplasm is enhanced [10]. These findings suggest that increased extracellular buffering capacity may influence muscle function and potentially improve exercise performance during continuous cycling.". Aquela minha sugestão de que o tamponamento interfere no transporte dos íons de H+ pra fora do músculo parece ser um dos mecanismos do efeito do bicarbonato.

Effect of Lactate Supplementation and Sodium Bicarbonate on 40-km Cycling Time Trial Performance
Não consegui ter acesso ao artigo, mas a conclusão é simples: embora o uso de bicarbonato tenha modificado a relação ácido-base do organismo (provavelmente elevação do pH do sangue na presença de bicarbonato), não se observou efeito no desempenho num ITT e 40 km.

Conclusão: inconclusiva hahaha!
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Sempre tem variação de um estudo para o outro, né? Veja esse:
"The exercise protocol consisted of 40 minutes of exercise at low to moderate intensity, followed by exercise to exhaustion at high intensity (95% of maximum oxygen uptake). In the bicarbonate condition, exhaustion time was approximately twice that of the placebo, while in the acidic condition it was about half that of the placebo."

http://www.sportsci.org/traintech/buffer/lrm.htm" target="_blank

Eu, na verdade, sempre fico com um pé atrás com estudos. Ta certo, eles tem um protocolo definido para que os resultados possam ser comparados e mensurados, só que estes protocolos nunca lembram um pedal comum e nem uma competição. Eu não me lembro qual foi a última vez que fiz um ITT de 40km com potência constante e nem quando andei 30mim em 95% do FTP para depois dar um tiro a 110%.

Um pedal comum envolve picos de potência, um monte de variação de cadência, momentos sem pedalar nada, etc, etc. Por isso gosto de ler os estudos mas também buscar experiência de quem usou algum suplemento "na vida real". A verdade é que nem sei se com o Litocit eu ando mais rápido, mas o fato é que aquela dor aguda da perna saturada da uma boa amortecida, ao menos para mim.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

É bem interessante este lance do bicarbonato, mas eu ainda não testei para ver se dá alguma ajuda. Certa vez eu precisei tomar bicarbonato por algum motivo, não lembro o que eu tinha, mas eu lembro que precisei tomar um pouco por recomendação médica e não tive problemas intestinais. Talvez a dose não era grande o suficiente.

Eu estava lendo e os comentários e penso em algumas questões, não vou conseguir escrever tudo agora, mas uma delas é qual a real vantagem da aplicação do bicarbonato? Porque na minha concepção ele vai inibir a adaptação do corpo em tolerar o H+ quando os músculos estiverem saturados, vamos dizer em uma linguagem simplista, que acontece uma inibição química e não fisiológica. Na verdade o que queremos que aconteça a segunda situação para se conseguir através disso aumentar o ganho na potência. Não sei se deu para entender onde eu quis chegar. rsrs
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Cebo
Membro

Post by Cebo »

marcoaleite wrote:É bem interessante este lance do bicarbonato, mas eu ainda não testei para ver se dá alguma ajuda. Certa vez eu precisei tomar bicarbonato por algum motivo, não lembro o que eu tinha, mas eu lembro que precisei tomar um pouco por recomendação médica e não tive problemas intestinais. Talvez a dose não era grande o suficiente.

Eu estava lendo e os comentários e penso em algumas questões, não vou conseguir escrever tudo agora, mas uma delas é qual a real vantagem da aplicação do bicarbonato? Porque na minha concepção ele vai inibir a adaptação do corpo em tolerar o H+ quando os músculos estiverem saturados, vamos dizer em uma linguagem simplista, que acontece uma inibição química e não fisiológica. Na verdade o que queremos que aconteça a segunda situação para se conseguir através disso aumentar o ganho na potência. Não sei se deu para entender onde eu quis chegar. rsrs
Acho que faz total sentido, Marco! Acho que o ideal seria usar este recurso não em treinamentos, mas sim em provas ou pedais "especiais".
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

marcoaleite wrote:Na verdade o que queremos que aconteça a segunda situação para se conseguir através disso aumentar o ganho na potência. Não sei se deu para entender onde eu quis chegar. rsrs
Deu sim.
Se o músculo adaptado a tolerar mais H+ é justamente aquele que desenvolveu um sistema mais efetivo no, por exemplo, bombeamento de H+ pro sangue (mesmo a contra fluxo) o bicarbonato estaria mimetizando esta adaptação e impedindo que o próprio músculo aprimore este efeito.

Tecnicamente é o mesmo que comparar EPO com treinamento em altitude. Ambos geram o um mesmo efeito (aumento de hematócrito) por vias muito semelhantes, mas o EPO é um mimético à altitude.
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

cebo, qual a dose que vc usou? pq olhei o preço do trem aqui no google e é bem carinho... bicarbonato eu paguei 7 reais O QUILO!

outro problema do bicarbonato é a dose, elavada pra caramba (300mg/kg de peso), o que pra mim dá 21g - e isso são 5,75g de sódio!!! e vcs não imaginam a desgraca que é beber essa MERDA, hahaha!
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Cara, já testei com um e dois comprimidos 30 mim antes da atividade. Honestamente, não senti diferença. A embalagem vem com 60 comprimidos.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Caramba, é 300 mg/kg a proporção do bicarbonato? Vixe, daria 1/2 scoop daqueles de whey aproximadamente. Vamos ver, nas férias vou pegar um dia e tomar para ver se não me dará caganeira, se me sentir bem vou testar fazendo um crono para ver se sinto o efeito.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Keeepz
Membro
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira

Post by Keeepz »

marcoaleite wrote:Caramba, é 300 mg/kg a proporção do bicarbonato? Vixe, daria 1/2 scoop daqueles de whey aproximadamente. Vamos ver, nas férias vou pegar um dia e tomar para ver se não me dará caganeira, se me sentir bem vou testar fazendo um crono para ver se sinto o efeito.

Isso é bicarbonato pra krl, sonrisal não dá nem pro começo...
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

um pacotinho desses de mercado dá 20g, hahaha!

por mais que eu descreva o terror que é beber tal dose de bicarbonato, NUNCA vai fazer juz ao nível de sofrência.
Image
Keeepz
Membro
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira

Post by Keeepz »

O bicarbonato dissolve na água?
Se sim..é fichinha.

Sofrencia é leucina isolada kkkk
Que não dissolve na água e tem gosto de ****** :cipo4
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Post by Papillon »

Cebo wrote:Cara, já testei com um e dois comprimidos 30 mim antes da atividade. Honestamente, não senti diferença. A embalagem vem com 60 comprimidos.
tem duas dosagens, 1024mg e 512mg.

um médico chegou a perguntar se eu queria suplemento de potássio já que deu baixo nos exames... :vino1
Iberê
Membro

Post by Iberê »

conta relâmpado... 20g BIC-Na, tem cerca de 5-6g Na...
agradeço a paciência tbortolotto
Image
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

de olho!
--
Image
vladbarra
Membro
Nome Verdadeiro:: Vladimir

Post by vladbarra »

Vou testar esse tal de Litocit
O ENO limão eu já testei e aprovei, funciona de verdade.
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

vladbarra wrote:Vou testar esse tal de Litocit
Eu uso também, mas a dose tem que ser cavalar pra funcionar legal... Eu compro aqueles potes dele em pó. Ponho duas colheres de sopa bem generosas em uns 400 ml de água.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

se o gosto do ENO for menos intragável que o bicarbonato... pode ser bom!

um detalhe interessante é que se o cara não ficar ali no limiar do lactato, o NaHCO³ não deve servir pra muita coisa. Pela lógica só vai ajudar de verdade em pedais MUITO fortes...
Image
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Eu tomo 200mg/kg de bicarbonato e nada de desarranjos intestinais. Mas só antes do contra-relógio e provinhas curtas, nunca arrisquei pra algo com mais de 2h de duração.
Image
rodrigomarin
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin

Post by rodrigomarin »

Como você ingere? dilui na água e tenta engolir sem vomitar? :voec2
PH wrote:Eu tomo 200mg/kg de bicarbonato e nada de desarranjos intestinais. Mas só antes do contra-relógio e provinhas curtas, nunca arrisquei pra algo com mais de 2h de duração.
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Faço um coquetel com mais creatina e isotonico, fica um gatorade gaseificado rss
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Magnus wrote:
vladbarra wrote:Vou testar esse tal de Litocit
Eu uso também, mas a dose tem que ser cavalar pra funcionar legal... Eu compro aqueles potes dele em pó. Ponho duas colheres de sopa bem generosas em uns 400 ml de água.
Lembro de quando eu era criança e "roubava" ENO da minha mãe e tomava porque achava graça no negócio ser efervescente! rsrs Deve ser por isso que corria que nem um condenado!

Fiquei de testar o lance do bicarbonato e acabei esquecendo, olha que fiz uns treinos que cairiam bem no teste. Vou anotar aqui para não esquecer e testar! :merckx1
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Pra 200 mg/kg eu precisaria ingerir 22 ENO Tabs hahahahaha... mais loco q o Lobo de Wall Street!!
vladbarra
Membro
Nome Verdadeiro:: Vladimir

Post by vladbarra »

Comprei, testei e gostei do Litocit
Achei que o cansaço muscular depois do esforço intenso foi menor mesmo.
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
eppg
Membro
Nome Verdadeiro:: eduardo guerra

Post by eppg »

eu tomei essa quantidade e quase cai da bike
vomitei ate as tripas
ai parei agora se tomar uma quantidade menor ai vai de boa mas não sei o efeito
Post Reply