Economia de energia "ANDANDO DE RODA"

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Post Reply
ftmonjardim
Membro

Economia de energia "ANDANDO DE RODA"

Post by ftmonjardim »

Nós realmente economizamos energia (watts) andando de roda?
Quanto economizamos?

Bom pessoal, checando no strava um pedal que fiz hoje, tive uma idéia legal, que acho que podemos utilizar para mostrar como economizamos energia andando de roda.

Vou comparar dois pedais idênticos, porém, o primeiro foi feito sozinho e o de hoje bem de roda mesmo, tentando salvar o máximo possível de energia.

Vamos lá, dados do segmento em questão:
Trecho de 8,5km, 58m de ganho de elevação e 0% de gradiente.

Pedal solo
Velocidade média 29,5 e máxima 54,0
cadência média 85 e máxima 114
BPM média 164 e máxima 186bpm
POTÊNCIA MÉDIA 169W e máxima 503W
Tempo do SEGMENTO : 17:28
Image

PEDAL DE RODA
Velocidade média 36 e máxima 52,6
cadência média 86 e máxima 119
BPM média 163 e máxima 178bpm
POTÊNCIA MÉDIA 160W e máxima 402W
Tempo do SEGMENTO : 14:19
Image

Podemos ver que a potência foi PRATICAMENTE A MESMA em ambos os pedais, porém a velocidade no pedal de roda subiu 6,5km/h e o tempo ganho no segmento foram INCRIVEIS 02:51 minutos.

Achei bem reais os números e válido o teste pois:
-Mesma bike
-Mesmo pneu e mesma calibragem
-ambos os pedais no mesmo horários
-ambos sem vento
-watts medido no PowerTap e não potência estimada.

É isso ai, se alguem tiver achado algum erro, ou quiser comentar algo para debatermos esse assunto, acho que será muito válido.

:jan1
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Economia de energia "ANDANDO DE RODA"

Post by Papillon »

ah mas é isso mesmo.

Agora faz o mesmo pedal forçando para manter a média do pelotão e ai você vai ver a diferença em watts.
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Claro que sabiamos que andar no vacuo economiza bastante, o legal que ficou bem quantificado o valor no teste.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

phpBB [media]
RodrigoVGA
Membro
Nome Verdadeiro:: Rodrigo

Post by RodrigoVGA »

Legal comandante!

Gosto desse tipo de teste "caseiro".

Eu achei os números bem expressivos. Visto que você economizou 9w mas subiu em muito sua média de velocidade. E isso tudo em apenas 8,5km.

Abs
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Eu só não acho muito apropriado nesse teste do Monja o perfil do segmento. Aquele topete ali no final pode levar a interpretações misturadas uma vez que ali oq impera é a gravidade e não o drag. Se o seu peso (+ bike) for mto diferente do seu amigo, uma quantidade significativa de potência vai ser necessitada pra manter a velocidade na subida. No plano isso importa pouco. Por isso o teste da GCN foi feito exclusivamente no plano.

edit.: Monja, pega os números só daquele intervalo onde está plano dentro do segmento (depois da descida e antes da subida no final). Isso vai ser interessante.
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

há muito tempo fiz um teste parecido, estava com um colega que estava voltando a pedalar depois de uns meses parado, a cerca de 30km/h de media ele economizava 50w no meu vácuo... andando mais forte, tipo uns 38 em subida de 2%, a economia era de uns 80w - acho que não era maior por conta da subida...

uma boa fom de testar seria suprimir os dados do PM do strava e comparar a diferença entre um e outro. ou fazer o mesmo teste de novo, usando app no celular...
Image
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Post by Leo Miau »

Tem um detalhe nesse teste Monja, ele tem que ser feio em condições parecidas, principalmente temperatura e vento, isso pra não gerar diferença nos números.

Eu nunca andei em um pelotão, mas o vácuo gerado deve ser muito grande, vejo os profissionais da Europa treinando, fazem média de 30km com batimento de 130 e em percurso parecido em provas fazem 38 com batimento bem parecido.

Mas mesmo andando só em 2 ou 3 eu sinto muita diferença, eu consigo "economizar" uns 8 a 10 batimentos na media final com a mesma média horária. :merckx2
100% de nada não é nada: É muito pouco.
portoga
Membro
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Post by portoga »

Logo que comprei o PM me surpreendi com a diferença de potência entre puxar o grupo e ficar na roda. Mais surpreso ainda fiquei em perceber que quanto mais atrás menor a potência necessária.
Image
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

Leo Miau wrote:Tem um detalhe nesse teste Monja, ele tem que ser feio em condições parecidas, principalmente temperatura e vento, isso pra não gerar diferença nos números.
foi oque eu disse, no mesmo horário e ambos sem vento algum..
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Post by Leo Miau »

ftmonjardim wrote:
Leo Miau wrote:Tem um detalhe nesse teste Monja, ele tem que ser feio em condições parecidas, principalmente temperatura e vento, isso pra não gerar diferença nos números.
foi oque eu disse, no mesmo horário e ambos sem vento algum..
Não havia visto isso no seu post, me desculpe a ignorância ocular. :lance1
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Pepebike
Membro

Post by Pepebike »

A resistência do ar é, sem dúvida, o maior "empecilho" ao desempenho de um ciclista.
Assim, andar "no vácuo" de um grupo de ciclistas pode acarretar (o que já li à respeito) uma economia de 20 a 25% na energia gasta no pedal.
"Puxar" o pelotão também é um pouco melhor que andar "solo". O que já li revela que "puxar" o pelotão é até 6% mais econômico (em energia gasta) que em um pedal solo.

A resistência do ar depende da área frontal do ciclista (ciclistas grandes ou gordinhos ficam em desvantagem e que segura nos "drops" leva vantagem), da densidade do ar (quanto mais rarefeito, melhor - porém fica mais difícil respirar com menos oxigênio) e do quadrado da velocidade. Então, é fácil deduzir que quanto maior a velocidade muito maior é a resistência do ar.

Apenas um exemplo hipotético: dois ciclistas de mesmo tamanho, peso e com bicicletas idênticas percorrem a mesma estrada. O primeiro se desloca à 18 km/h ou 5 m/s e o segundo à 36 km/h ou 10 m/s. O segundo se desloca ao dobro da velocidade do primeiro, mas enfrenta uma resistência do ar quatro vezes maior, ou seja faz quatro vezes mais força para vencer esse "empecilho". :lance3
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

olha... puxar também dá uma diferença absurda.

eu, que sou reconhecidamente frango, já andei na ponta de um pelote gigante mantendo 38/39/40 com facilidade por 4:30h seguidas!

o fato do seu vácuo estar preenchido (ui, que gay isso...) ajuda sim muito a compensar o arrasto aerodinâmico.
Image
vladbarra
Membro
Nome Verdadeiro:: Vladimir

Post by vladbarra »

Achei o teste perfeito, até porque somos amadores e os locais e condições climáticas idênticas são muito difíceis de conseguir.
Se ele conseguiu e aproveitou o segmento já merece muitos créditos.
Monjardim, sou seu fã :jan1
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Caramba, quase 30%, economia e tanto... uma coisa que observei e comigo acontece bem diferente é o lance da cadência. Quando estou no vácuo uso uma cadência muito mais baixa do que quando estou puxando...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Legal hein Monja! É bem isso aí mesmo! Na próxima mantém a mesma média que você manteve sozinho para ver o quanto baixa a potência. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
AndréLuiz
Membro

Post by AndréLuiz »

muito legal o teste!!!!
Pepebike
Membro

Post by Pepebike »

Vídeo bastante didático e ilustrativo sobre o menor desgaste de energia de quem está "na roda":

http://www.praquempedala.com.br/blog/vi ... fissional/
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Post Reply