Etapa 3: Girona › La Molina (172.1 km)
Tirem as crianças da sala, pois hoje é dia de escalada !
Tem Froome, Quintana, Aru, Porte, Purito, Contador, Uran, Van Garderen, Dani Martin, Bardet, Atapuma...
Um grupo de 7 ciclistas aproveitou os primeiros 62 km, até o primeiro porto de montanha - Alto de Coubet, categoria 1, para estabelecer uma distância do pelotão. A fuga, que chegou a colocar 12 minutos de vantagem, alcançou o primeiro porto de montanha com cerca de 7:30". O holandês Huub Duijn (Roompot - Oranje Peloton) venceu a primeira meta de montanha do dia, seguido por Johann Van Zyl (Dimension Data) e Julian Alaphilippe (Ettix-Quickstep). O líder Nacer Bouhanni (Cofidis) solicita atendimento médico (como ontem), porém abandona a competição alguns km depois.
No sprint intermediário do km 80, em Ripoll, começou a lenta e gradual subida até o Alto de Toses, segundo porto de montanha categoria 1. A fuga, liderada por Koen Bouwman (Lotto-Jumbo/NL) permitiu que a diferença para o pelotão caísse a 6:10".
A dura ascensão cobra seu preço, a prova entra na terceira hora e a fuga vê a diferença cair para 4:40" no km 100, quando ainda faltavam cerca de 20 km até o segundo porto de montanha. Tom Dumoulin (Giant) cai e abandona a prova.
Katusha e Movistar trabalham forte para eliminar a fuga e a diferença cai para 3:30" no Alto de Toses. Huub Duijn (Roompot - Oranje Peloton) mostra muita força e vence, também, a segunda meta de montanha, seguido pelo norte-americano Alex Howes (Cannondale) e pelo sul-africano Johann Van Zyl (Dimension Data). Na descida do Alto de Toses, porém, o pelotão mostrou coragem e reduziu a diferença para apenas 50 segundos.
O km 142 marcou o início da escalada ao terceiro porto de montanha categoria 1 do dia: o Alto de La Molina. O holandês Pieter Weening (Roompot) se une a Duyn (Roompot) e Howes (Cannondale) na escalada. Weening vence a terceira meta de montanha do dia, seguido por Jordi Simón (Verva) e Vasil Kiryienka (Sky). Na descida do alto de la Molina, contudo, Weening (Roopot) fogiu em uma escapada solo. No pelotão, a Sky trabalhava forte.
Em Alp os ciclistas fizeram uma volta e retornaram para uma segunda, e última, escalada ao Alto de La Molina. Weening seguia firme na liderança, à frente de um pelotão compacto. Faltando cerca de 10km para o final, o belga Louis Vervaeke saltou do pelotão, alcançou e ultrapassou Weening (Roopot), o qual foi absorvido pelo pelotão. Vervaeke liderou a etapa por mais 5 km, quando a Sky mostrou que a "brincadeira" havia acabado.
2 km para o final da prova, inicia-se a o último lance da segunda subida ao Alto de La Molina, com Alberto Contador (Tinkoff), Nairo Quintana (Movistar), Ilnur Zakarin (Katusha), entre outros, estudando-se e medindo forças mutuamente.
A quinta hora da competição se aproxima com os competidores no km final da etapa. Tejay Van Garderen (BMC) ataca forte, mas a "pilha acaba". Nairo Quintana o sucede, em outro ataque avassalador, mas a "pilha do colombiano acabou", também. Enfim, quando Quintana senta na bicicleta, um Dani Martin (Ettix-QuickStep) mais cheio de energia que um reator nuclear, o ultrapassa, pedala "morro acima" como se estivesse no plano e, para desespero de Contador, Richie Porte, Quintana e Van Garderen, vence a etapa.
O "radiotivo" Dani Martin no pódium: não é possível esse cara deve "comer muito sucrilhos Kellog's no café-da-manhã".
Classificação da Etapa 3:
1-) Dan Martin (Etixx/IRL) 5.00.27"
2-) Alberto Contador (Tinkoff/ESP) 0.02"
3-) Romain Bardet (Ag2r/FRA) m.t
4-) Tejay Van Garderen (BMC/EEUU) m.t
5-) Richie Porte (BMC/AUS) 0.09
6-) Nairo Quintana (Movistar/COL) m.t
7-) Davide Formolo (Cannondale/ITA) 0.11"
8..Ilnur Zakarin (Katusha/RUS) 0.12"
9-) Chris Froome (Sky/GBR) m.t
10-) Hugh Carthy (Caja Rural/GBR) 0.18"
Classificação Geral após 3 etapas:
1-) Dan Martin (Etixx/IRL) 14.08.18"
2-) Alberto Contador (Tinkoff/ESP) 0.02"
3-) Romain Bardet (Ag2r/FRA) m.t
4-) Tejay Van Garderen (BMC/EEUU) m.t
5-) Richie Porte (BMC/AUS) 0.09
6-) Nairo Quintana (Movistar/COL) m.t
7-) Davide Formolo (Cannondale/ITA) 0.11"
8..Ilnur Zakarin (Katusha/RUS) 0.12"
9-) Chris Froome (Sky/GBR) m.t
10-) Hugh Carthy (Caja Rural/GBR) 0.18"