Este final de semana tivemos mais um colega roubado na BR 277 Praias. Isto, junto ao sensível aumento de trânsito nesta BR 277 no sentido Ponta Grossa abre sempre a dúvida: e agora, vamos treinar e nos divertir por onde?
Pedalo no sentido PG de speed há uns 3 anos, o aumento no fluxo de carros e caminhões tem sido enorme. A inauguração do contorno de Campo Largo nos ajudou por aí, mas fazer um pedal Barigui-CL ida e volta entre 6h30 e 8h30 está de lascar, na volta é muito perigoso. Semana passada houve um engavetamento de 3 carros naquela descida saindo de CL sentido Curitiba, o que veio de carro desviando e andando rápido pelo acostamento foi uma festa. Ou seja, na 277 (Praias ou PG), está difícil dia de semana, teria que ser final de semana bem cedo, como tenho feito, para ter mais segurança.
Uma curiosidade: no domingo passado, fui num churrasco no Cascatinha de um casal de amigos (meus padrinhos de casamento). Fui pra lá de bike, direto do treino na 277. Conversa vai e vem sobre pedaladas, o vizinho deles é ninguém menos que... Mauro Ribeiro!!! Depois de anos os padrinhos me soltam essa... Chamaram o cara lá, ele foi, conversamos um bom tempo, o cara é simpaticíssimo. Enfim, depois de passada a inveja de vocês,

Eu fiquei com algumas dúvidas (de como um imbecil como EU fazer, não o Mauro, óbvio):
- Estas estradinhas via de regra não tem acostamento. Já levei mais "finas" indo do 1o viaduto de Campo Largo até Bateias do que no acostamento da 277 Praias. De Bateias até Santa Felicidade, por Campo Magro, tem a Rodovia do Cerne, passei lá pela última vez um 6 meses atrás, o acostamento destruído a partir da sede do município de Campo Magro e o asfalto ruim em um bom trecho. Ou seja, para speed, uma roubada. Alguém tem passado por lá ultimamente? Como está?
- Posso estar enganado, mas estas estradinhas às vezes passam por lugares ermos, a chance de tomar um tiro e sofre um assalto seria maior do que na 277 Praias? O que vocês acham?
Eu uso bastante os mapas e roteiros do "Mago T.C.", a maioria por estradas principais, etc. O TC ou alguns dos colegas conhecem mais roteiros destes secundários?
Enfim, o objetivo deste tópico é trocarmos experiências sobre rotas, por estradinhas secundárias ou não, onde possamos pedalar com mais segurança. Claro, não vamos falar de coisas óbvias, como ir de carro até a Itambé no domingo e fazer o concretão ida e volta.
Desde já agradeço aos amigos pela troca de experiências. Speed é a minha cachaça, como a de muitos aqui, deixar de pedalar por falta de segurança viária seria mesmo uma lástima.
Abraços!