Xo fazer um mini comparativo.
Comprei o Smith Pivlock V2 Max e ganhei um Bollé Recoil da patroa.
Primeiro vamos ao histórico, uso óculos para astigmatismo e hipermetropia desde 1992, até dez/12 usava um óculos Oxydo com lentes de grau para pedalar, ai fui atropelado e o óculos riscou...fiquei usando o óculos de grau normal, mas especialmente final de tarde o sol incomoda demais na ciclovia aqui em Sampa e comecei a pesquisar.
Ai comprei o Smith e a patroa me deu o Bollé...quase junto.
Bollé Recoil - Lente TNS GUN polarizada, o óculos é BEM justo, meus cílios chegam a bater na lente, mas pqp a lente é de excelente qualidade, controla muito bem o reflexo sem perder a nitidez. largura da tempora 125 nariz 15 (para rostos finos) eu diria que pra mim o 130-17 seria perfeito. Na parte inferior do óculos tem um espaço um pouco generoso no qual passa um pouco de vento e poeira, é um modelo originalmente para iatismo.
Vem com um estojo simples com a flanelinha.
Vantagens: muito leve, apenas 22g, lente polarizada, fixa bem na cabeça. Múltiplo uso (dá para usar pra guiar, caminhar)
Desvantagens: não troca lentes, tem um espaço um pouco grande entre a bochecha e a lente, e pode passar poeira/vento por ali.
Preço: R$220 na americanas.com
Minha nota: 7,4 (lente 10, formato 9, tamanho 5, preço 6, uso na bike 7)
Smith Pivlock V2 - Vem com 3 lentes, sendo 1 escura "mirror", 1 ignitor rosa e 1 clear, óculos grande para rostos GRANDES, é bem espaçoso, vem com um estojo grande com as lentes sobressalentes. Tem largura de 135mm e narigueira ajustável em 4 posições permitindo o ajuste perfeito ao rosto, é BEM grande e tampa bem os espaços embora tenha um "espaço" para ventilação. A haste é bem robusta, pesa um pouco, a lente por ser inteiriça precisa ser um pouco mais grossa e isso afeta o peso, embora apenas em algumas gramas. Já sobre a lente... bom 3 lentes mais ou menos, a clear é transparente só para proteção, a ignitor é para melhorar a luminosidade em dias nublados/escuros e a black é para dias ensolarados, achei que são boas mas não tops, talvez por isso os novos custam mais e vem com lentes photocromicas (só a lente custa U$80). Eu diria que a lente esta no nível de um HB (que também não tem "aquela" lente) mas não é lente de camelô.
Vantagens: É próprio para ciclismo, tem espaço até para incluir o clip com grau, é mais eurostyle.
Desvantagens: É um pouco mais pesado (32g), a narigueira fica no campo de visão, por ser largo se adapta melhor a rostos mais redondos/maiores. Por ser grande e próprio para bike, usar para outras atividades o torna "estranho". Preço alto, embora eu tenha comprado em promoção.
Preço: 330 (216 em promo) na Dafiti.
Minha nota: 6,4 (lente 6, formato 8, tamanho 5, preço 5, uso na bike 8)